Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Wednesday, October 12, 2011

CENÁRIOS DE CAMPANHA

Ola a todos, para quem não me conhece sou O Advogado, convidado pela H para escrever a vocês sobre RPG. Passei uma temporada meio sumido, meio não, muito sumido, mas foi por motivo de força maior.

Continuando minha campanha de postagens hoje abordarei o que causa uma serie de nós na cabeça dos novatos. Os cenários de campanha!!

Exemplo: pergunto a um jogador o que ele joga? daí ele responde: Vampiro, daí eu pergunto em qual cenário? Daí ele franze a testa, gira os olhos e responde: Vampiro. Com o ledo pensamento que ambos são a mesma coisa.
Na ultima postagem eu descrevi o que é um sistema, porem não deixei bem claro o que é um Cenário! Pode acontecer de um cenário de campanha ter o mesmo nome do sistema, pode, mas não e regra geral e é importante que se saiba essa diferença.

Cenário de campanha é o ambiente onde as aventuras dos jogadores acontecem. Normalmente é um cenário fictício contendo elementos que não existe na realidade ou para aventuras mais realistas o cenário de campanha é uma cópia do mundo real.
O tipo mais comum de canário utilizado é o de “Fantasia Medieval” que se baseia na época medieval mas com magia, criaturas fantásticas (dragões, orcs, grifos e etc) e raças exóticas (elfos, anões, gnomos e etc)... Mas há os que preferem um cenário futurista de ficção cientifica, não deriva muito do mundo real a não ser pela tecnologia disponível ser mais avançada, em alguns casos fantasiosa... Pode também ser um cenário histórico, como Império Romano, 2° Guerra Mundial, anos 70 (estes entrando na categoria de cenário baseado no mundo real). Vou dar alguns exemplos de cenário de campanha.

TERRA MÉDIA: Não consigo pensar em exemplo melhor para descrever um cenário de fantasia medieval, tem todos os elementos lá: magia, criaturas fantásticas, raças exóticas ... quem ainda não o fez assistam aos filmes “O Senhor dos Anéis”, o mundo onde o filme se passa se chama Terra Média da para ter uma idéia bem geral de como é um cenário como esse.

MUNDO DAS TEVAS: O mundo das trevas é o cenário onde o RPG Vampiro se desenvolve, não só vampiro, mas Lobisomem e Mago. Este caso cai no exemplo onde o nome do sistema é o mesmo do cenário de campanha. Bem, o mundo das trevas em sua maior parte é igual ao mundo real, com a diferença que existem Vampiros, Lobisomens e Magos vivendo escondidos, tentando viver suas vidas “normalmente”.

CIBERPUNK 2020: Ciberpunk é um cenário de “futuro proximo” com alta tecnologia ao alcance de todos, nada de raios laser ou viagens espaciais, mas tem a “rede” (a forma “digivolvida” da internet), implantes cibernéticos e uma série de coisas legais ... porem o mundo ta fudido, efeito estufa, poluição ... Ciberpunk e um cenário que mostra o lado decadente do futuro.
Para ter uma idéia, assistam ao filme Blade Runer: Caçador de Andróides, é meio velho, mas da para ter uma noção. Ciberpunk é um cenário também leva o nome do sistema, porem há outros RPG’s que utilizam um cenário semelhante.

FUTURISTA/FICÇÃO CIENTIFICA: Pensem em “Jornada nas Estrelas”, “Tropas Estelares”, “Battlestar Galáctica”, “Perdidos no Espaço”, “Fringe”, “Stargate” ou qualquer outro filme ou seriado deste tipo, com exploração espacial, armas laser, teleporte, superciência, alienígenas e etc. Acho que não preciso falar mais nada sobre este tipo.

MUNDO REAL: Um cenário de mundo real é o que o nome diz, ele é uma cópia do mundo real, sem tirar nem por! As aventuras de mundo real são bem interessantes, pode dar a oportunidade dos jogadores interpretarem papeis que normalmente não poderiam, mesmo em se tratando de mundo real. Os jogadores podem ser soldados lutando em uma guerra, agentes secretos, espiões, exploradores de áreas desconhecidas.
Uma utilização bem interessante de um cenário de “mundo real” e a opção histórica, imagine ser um centurião romano do século 2, um cowboy do velho oeste, um pirata nos mares orientais do século 18, participar da primeira expedição que subiu o Monte Everest, ser um explorador do século 16 nas primeiras viagens a América, ou ser o primeiro humano a pisar na lua!
As possibilidades são infinitas

É tudo por hoje pessoal, e já sabem, para cada duvida eu tenho uma resposta.

Advogado

3 comments:

  1. Advogado!!
    Quando jogava Storyteller com os tão sofridos livros da Whitewolf sempre começávamos a Aventura com o cenário de Mundo das Trevas, mas terminávamos como Ciberpunk.
    Sempre que venho e vejo esses posts bate uma saudade de fazer uma caçada de sangue, ou de investigar algum caso no Central Park..
    Ótimo post!

    ReplyDelete
  2. demais eu adoro a idade media

    ReplyDelete
  3. @Caty

    Bem imaginativo esse seu narrador heim!?

    Não gosto desse termo, Caçada de Sangue, é meio queima filme.

    ReplyDelete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.