Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Tuesday, December 6, 2011

RPG - Mestre do Jogo

Esta criatura nefanda mais uma vez saúda aos leitores ... depois de muito tempo preso no abismo do marasmo acorrentado pela falta de motivação eu, O Advogado, após um período de contemplação e reflexão retorno com minhas energias restabelecidas e a chama da criatividade acesa.

Aproveitando o gancho de um dos meus últimos posts sobre RPG vou discutir um pouco sobre um jogador especial, o "mestre" do jogo.

Como eu já disse anteriormente, o RPG e como um teatro que os jogadores interpretam personagens ao seu bel prazer, sem uma orientação previa, mas não é bem assim que acontece, mesmo o RPG ser um jogo imaginativo de cooperação ainda se faz necessário um "diretor" alguém que vai descrever, orientar e julgar os acontecimentos. Este jogador especial recebe vários nomes, que variam de acordo com o sistema de jogo aditado: Em Storyteller ele e chamado de Narrador, em D&D e chamado de DM (Dungeon Master/Mestre da Masmorra ou apenas Mestre), em GURPS e chamado de GM (Game Master/ Mestre de Jogo) ... só para citar os principais. Particularmente eu (e a maioria dos outros jogadores que conheci) prefiro chamar apenas de mestre.

O que é preciso para ser um Mestre de Jogo:
Como eu disse, o mestre é um jogador especial, e para desempenhar a sua função ele precisa de certas qualidades, são elas: Um bom conhecimento das regras de jogo do sistema adotado (isto evita ter que ficar consultando livros com frequência diminuindo o ritmo de jogo), bom senso, facilidade para falar, e uma boa dose de imaginação (citarei abaixo).

Mas exatamente o que o mestre faz?
Numa comparação megalomaníaca, o mestre atua como se fosse deus(uma comparação pesada mas eficaz), cabe ao mestre de jogo definir onde, como e quando as coisas acontecem durante o jogo, diferente dos jogadores que controlam personagens que interagem com o mundo de jogo, o mestre tem a tarefa de fazer o mundo de jogo interagir com os personagens ... isto é um bocado de trabalho, imaginem a seguinte situação: o grupo tem 5 jogadores, um deles é o mestre, cada um dos outros quatro jogadores ira controlar as ações de seu personagem, já o mestre de jogo irá controlar as ações de tudo o que reodeia os personagens dos jogadores. E dele a função de descrever o cenário, as pessoas, os animais, os clima ... e principalmente tudo o que tem a ver com a aventura proposta(é nesta parte que entra a imaginação)!

Se a aventura proposta aos jogadores e a de explorar uma caverna atrás de tesouros, o mestre deverá descrever a caverna em si, seus detalhes, propor enigmas e controlar os monstros que nela vivem ... e se os jogadores passarem por tudo isso, recompensar o grupo com um baú de tesouros.

Alguns devem estar pensando que o mestre joga contra os jogadores, isso não deve acontecer, pois seria injusto, o mestre conta com recursos ilimitados podendo, literalmente, mover céus e terras contra os jogadores. O mestre joga em cooperação com os jogadores, a satisfação e diversão vem de fazer os jogadores cumprirem o objetivo da aventura ... sem facilitar muito, mas também sem dificultar.

As técnicas de narrar uma aventura são várias, um jogador só as aprende com a experiência.

Eu mesmo já me diverti algumas vezes como mestre mas prefiro atuar como jogador.
Espero ter elucidado as duvidas dos leitores sobre esta figura misteriosa dos jogos de RPG ... Ate um próximo post.


Advogado

4 comments:

  1. Olá!

    Estava passando pelos blogs e encontrei o seu.
    Muito boa a reportagem sobre mestres em RPG. Eu tenho um *-*. Já tentei narrar para ele, mas eu não tenho um conhecimento muito grande. Esses caras tem mesmo que saber muito, nossas histórias ele sempre vai fazendo, e sempre vai me surpreendendo. E o melhor é quando eles conseguem nos envolver na história para que possamos sentir como se fossemos o próprio personagem.
    Parabéns pelo blog.. o lay de natal ficou lindo ^^

    Fica o convite para visitar meu blog também. Vai ser uma honra te receber.
    Abraços
    http://suinguken.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Olá Kamila, obrigado pelo comentário ... mas meus posts não são reportagens, são só relatos da minha experiencia como jogador/mestre de rpg.

    ReplyDelete
  3. Após anos de RPG, meus amigos resolveram que eu seria uma boa Mestre e me deixaram no comando, mas a parte da qual eu mais me gabo é que o sistema, o mundo e as raças do jogo foram totalmente criados por mim û.ú xD

    ReplyDelete
  4. Advogado!!!
    Há quanto tempo. ^^

    Como sempre, ótimo post.
    Continue assim. E que sua espada permaneça afiada!

    ReplyDelete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.