Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Friday, July 19, 2013

TUDO SOBRE KIMONOS Yukata (浴衣) vol 2






Se você ainda não viu veja TUDO SOBRE KIMONOS Yukata (浴衣) vol 1, não tem como ler esse post sem ter lido aquele antes! Se você quiser ver o TUDO  SOBRE KIMONOS  com o índice geral aqui está. É bem longo, mas eu enchi de fotos, risos! Eu também ressaltei algumas áreas. Aproveitem.

Yukata (浴衣) vol 2

Neste post veremos sobre as estampas, cores e modelos (eu ia falar de como vestí-lo mas esse vai ficar para o vol 3!) Nossa como ficou grande! Risos. Mas está caprichado!


CORES, MODELOS  E ACESSÓRIOS


CORES
A moda varia, mas basicamente, a regra para yukata é a mesma do kimono: meninas novas e crianças usam estampas e cores chamativas enquanto senhoras vão se limitar a usar um yukata mais simples e de estampas geométricas, basicamente todo em azul marinho e branco que são as cores clássicas do yukata. Existem yukatas com fundo branco e cores pastéis, indo até o preto e tons metalizados.

Assim como todo kimono, o Yukata é amarrado na cintura por uma faixa chamada de Obi (帯, おび). Se existe regra para a escolha da cor do obi eu a desconheço,e acredito que muitos também desconhecem.  (se souberem, me digam)  Há regras/indicações para a escolha da cor do obi quando usado com kimono, mas pelo que eu vejo, elas não são muito seguidas quando o assunto é yukata. 

Apesar do tema de combinação de cores ser complexo e merecer uma postagem à parte, eu acho importante comentar sobre o assunto, nem que seja superficialmente. Uma dica que eu dou para ficar harmoniosa a escolha do yukata x obi é tenha bom senso.


198.00 yuans:



 -32.24$    -24.67€
Curso H-Sama EXPRESS: Como combinar a cor do yukata com o obi?

1. Você pode escolher um obi com a mesma cor do yukata, mas tom diferente (este as vezes parece fantasia, precida de atenção); 2. você pode escolher um obi com uma das cores mostrada no yukata (é o mais fácil e seguro método para se começar). 3. ou você pode ainda escolher um obi com cores complementares ao do yukata, ou seja, que oferecem contraste entre si; Para ver as cores que constrastam entre si olhe o círculo de cores e escolha tons opostos na cartela de cores.

Parece que cobrimos todas as possibilidade, mas não. Sempre tem mais. Ainda mais que tanto yukata quanto obi podem ter estampas. E isso complica um pouco mais... Cada caso é um caso e todas as combinações são válidas, mas se eu tiver que colocar uma exclusão eu não recomendo escolher um obi com uma cor primária num yukata de cor terciária, ou  um obi de cor terciária num yukata de cor primária, por exemplo:  yukata azul com obi verde, yukata azul com obi roxo (aqui tem uma foto com um furisode) Mas aqui já tem um caso em que fica bom porque essas cores estão na estampa do yukata! Vou escrever um post só sobre isso. Fiquem tranquilas.


yukata02.jpg

MODELOS


O yukata (浴衣) tradicional é igual a um kimono, porém, feito de algodão e sem forro. Assim como o kimono, ele é usado com uma faixa grossa e larga na cintura chamada de obi 帯, おび ). Este obi usado com yukata é um pouco mais diferente do usado com o do kimono:

No yukata usamos um obi fino (hoso obi 細帯) e mais estreito que o obi do kimono: enquanto o obi usado com kimono geralmente tem 30cm de largura, o obi do yukata tem 15 cm de largura e não precisa ser dobrado ao meio, facilitando muito usar. Ele é chamado de Hanhaba obi (半幅帯 ou 半巾帯). 

yukata03.jpg

Essa faixa pode ser amarrada de várias maneiras que chamamos de obi musubi (結び ou むすび musubi = laço, nó), cada uma mais linda do que outra mas, não é todo mundo que sabe amarrar, é um pouco complicado mesmo, por isso,  extistemLivros, revistas e inúmeros blogs que ensinam passo-a-passo. O jeito de amarrar que é mais comum é o laço borboleta ( chou-chou musubi 蝶蝶, ちょうちょう). Os yukatas que vemos fotos com modelos, geralmente é com chou-chou musubi. Laços diferentes são usados mais em festivais à noite, coisa mais chique, sabem? Para se impressionar.


yukata04.jpg

 Para facilitar e simplificar a vida, as empresas montam sets de yukata, que são kits com um conjunto de yukata, obi e geta (e as vezes uma bolsinha). Geralmente os obis já vêm com o laço dado.  Esses obi de laço pronto são chamados de Tsukuri obi (作り帯) porque muitos jovens, e adultos, não sabem amarrar o obi corretamente. Essas fotos  mostram como são vendidos os yukata set.


yukata05.jpg

Além do modelo tradicional existem modelos diferentes: tem o yukata de mini-saia ( que basicamente é feito dobrando a cintura do yukata e escondendo sob o obi - ADORO!),  apesar do yukata ter as mangas mais curtas do que as de um kimono normal, existem yukatas de mangas longas e, os mais famosos: os yukatas em duas partes, que são originalmente de crianças, mas ficaram famosos no ocidente pelos looks waloli nas revistas Gothic & Lolita. No video game KOF MAximum Impact a personagem Ninon Beart se veste com um set goth waloli. Lindo de morrer por sinal!


As estampas clássicas do yukata são flores rosas (Bara - 薔薇), acácias ( Fuji - ), hortências (ajisai - 紫陽花), glória da manhã ( Asagao - アサガオ , 朝顔), cravos (nadeshiko - ナデシコ) , peônias  (Botan - 牡丹), írises  ( geralmente Ayamê - アヤメ - podendo ser ainda: Kakitsubata カキツバタ, 杜若 ou Hanashobu ハナショウブ, 花菖蒲), girassóis (Himawari - ひまわりっ) e grafismos como: linhas, ondas, bambu ( takê- 竹), correntes e xadrezes. Depois, entre os mais comuns achamos animais, tais quais: peixes dourados, peixes carpa ( geralmente um tipo de Nigishigoi - ニシキゴイ , mais especificamente a Kohaku - 紅白 que é vermelha e branca), coelhos ( usagi- うさぎ), andorinhas (Tsubame - ツバメ ) e insetos (sim! insetos!) como borboletas ( Chô - 蝶  ), libélulas (Tombo - トンボ ) e  outros motivos como leques (o redondo Uchiwa  団扇 não pode ser dobrado, e os leques normais, que dobram são chamados de Sensu -  扇子 ) e parassóis (Kasa - 傘) são comuns também em kimonos do tipo yukata. Todos estes motivos podem ainda se misturar para formar uma padronagem única.

  ** Fiz questão de colocar os nomes em japonês para vocês aprenderem. Note como têm nomes de personagens de histórias de mangá e animê iguais! 



tokyo-fashion:

Kumamiki on Cat Street wearing a kawaii kimono! Kuma designed this kimono herself & she’s selling them on her website.

To clarify, this is a yukata with a fake collar insert. It’s clear not only from the look of the yukata itself (it looks like cotton, and is wrinkling in a way that says there’s not much underneath), but inside the sleeve there is no juban sleeve, just the other side of the yukata fabric. As seen here, it’s absolutely fine to wear an obiage and obijime with a yukata if you want to make it fancy.
I approve of the color scheme here, if not wholly of the “design". are those… diagonal tubeworms?
 Complimentary motifs.
This Yukata is as brilliant as anything Mamechiyo has done in this vein. 
The blue of the yukata is obviously representing water, with the Koi in a pond. The morning glory, a summer flower in the same colour, but on yellow.  
This whole outfit is just WOW.  It’s perfect.  Another designer yukata being sold at Takashimaya. This one has a sort of Sailor Moon feel to it, don’t you think?
The extremely warm colors are sort of fruity, while the dark purple in the obi brings a little contrast without breaking up the yukata completely—the yellow in it continues the feel of the yukata.
I don’t like the giant orange ball at the bottom, because again it cuts off the yukata at the knee and makes you look short and chunky. From Takashimaya. Yes. Really. The Takashimaya.
It’s called Love Zombie and is 100% polyester. 


Mas além dos clássicos modelos de flores, animais e listras, tem também de oncinha, tem de cores cítricas (que eu particularmente acho lindo e é todo artesanal feito pela Kumamiki),  tem alguns feitos no estilo lolita, no gótico, tem de jeans e tudo o que você imaginar, basta custumizar um yukata que você gostar ou mandar fazer à mão do zero... Falando em yukatas custumizados... Estes últimos, são vendidos no Takashimaya e são inspirado em Sailor Moon e em mangás. Tem yukata de todos os estilos mesmo e isso fica de acordo com o seu estilo e gosto pessoal, eu, particularmente, acho que tem cara de fantasia combinar exatamente o obi com o kimono ou yukata, e eu não poderia odiar mais esse obi verde-limão com o lindo yukata com estampa de anime/manga (sim! Eu gosto mesmo do yukata, mas esse obi matou! mas parece que ele é dupla face, mas mesmo assim, verde limão não dá. Podia ser na cor roxa linda!)


As revistas fazem especiais todos os anos no verão com as TRENDS do verão. Agora está muito na moda o preto com estampa rosas e roxas e o  estilo retrô. (Taisho ~1930) Por isso, o bom e velho azul índigo e estampas grandes e clássicas voltaram a moda. Apesar de muita gente não gostar eu AMO peças vintage e comprar algo novo para dar conseguir um look retro é sensacional. Inclusive todos os meus kimonos são vintage e o meu yukata é bem retrô, que eu uso com o laço que veio, mas eu confesso que não gosto muito dele... eu devo fazer outro... Abaixo uma revista com ideias de look retrô.

KERA Magazine - August 2013 issue (source)






ACESSÓRIOS

Então, como eu disse no último post alguns itens são fundamentais para se vestir um yukata propriamente, mas muitas meninas complementam o uso com vários outros acessórios. 

Não se trata de fazer o yukata ficar com cara de kimono. E eu digo e repito isso porque a ideia de se usar acessórios é incrementar e não camuflar o fato de que é um yukata.

Fica muito interessante usar acessórios para deixar a roupa mais bacana mas  também acaba com todo o look usar acessórios de um jeito cafona ou muito antiquado. É como:  é bacana usar uma peça vintage e montar um look retrô e é ridículo você se encher de coisas vintage ou com cara antiga e parecer saída de algum filme de época (apesar de tentador, diga a si mesma: "não"). O bacana é tornar o look usável mantendo o seu estilo.

Para isso usamos, por exemplo:
1. golas falsas de todos os tipos (eriake) sob a gola do kimono...

2. puchi obi, obiage e até retalhos de tecidos usados como obiage... (aqui é eu usei um retalho azul - tudo bem que não é um yukata, mas é só pra você ver)

3. acessórios sobre o obi como obijime, obidome, flores, pérolas... (na foto acima a menina com yukata rosa usa quase todos estes acessórios sobre o obi)

Como eu disse a ideia não é que fique parecendo um kimono, mas sim que o yukata fique mais interessante e menos simples. Aqui tem scans de uma revista com modelos estilosos e fáceis de se encontrar e usar. Nada muito berrante, mas ainda diferentes. Todos em estilo retrô e gyaru <3 Muito amor!

Não sei se você notou ainda, mas outra TREND é um laço tipo frufru usado sobre o Obi que é chamado de and Puchi heko obi. Pra variar eu gosto!! Geralmente eles são EXTREMAMENTE sintéticos e brilhosos, e até meio vagabundo mesmo, mas eu gosto da mistura da fluidez, leveza, renda e do transparente com a rigidez e opacidade do obi. É uma trend que também veio do vestuário de crianças.


*BONUS*

ESTILOS
Eu nem ia falar disso, mas acho legal mostrar algumas imagens para vocês verem a diversidade que existe. É impossível eu falar de todos os estilos até porque são infinitos. Todos os estilos que você imaginar podem ser feitos. Todos! Aqui eu darei uma pincelada sobre alguns famosos eque nós abordamos aqui no blog.



CORES CLARAS: Todo mundo pode usar, mas geralmente são mais usadas pelas meninas mais romanticas como HIME GYARU, SWEET LOLITA, DECORA KEI, DOLL KEI, FAIRY KEI E CULT PARTY KEI etc... Marcas famosas como a Angelic Pretty, Metamorphose Temps Le Filles e Liz Lisa fazem belíssimos yukatas neste estilo. Sou apaixonadíssima especialmente pelos da Metamorphose e da Liz Lisa. Nestes estilos as pessoas tendem a combinar obi e yukata sem muito contraste... isso não é bom. Ficam com cara de fantasia, uma overdose rosa, uma overdose lilás... eu sempre digo que parece fantasia porque parecem mesmo  kimono usados para se fazer performaces em palcos! Notem que nestas fotos que eu escolhi para ilustrar o post em nenhuma há uma overdose da mesma cor. É muito importante evitar o monocromático e parecer que uma caixa de bugigangas detonou-se sobre você. Bom senso!

Opera the Chocolate Boutique yukata



Japanese Womens Yukata

CORES ESCURAS: são mais usadas por homens e pelas meninas com um estilo mais sóbrio como as AGEJO, ROKKU GYARU, GOTHIC LOLI  e todos os demais inspirados no estilo GOTHIC 
Caveiras, Yokais, teias de aranha e demais motivos, digamos, menos felizes, são fáceis de ser encontrados misturados com flores e folhagens meigas. Eu acho muito interessante kimonos assim porque, apesar de gostar muito de preto, trata-se de um kimono de verão. De Verão! Preto parece tão pesado para o dia, mas eu imagino o quanto fique bonito à noite ou em eventos com luz artificial branca. Estes são inspirados na série de Anime e mangá Evangelion. Abaixo um rapaz no estilo Gyaruo e uma menina Gothic que me parece ter usado um yukata vintage com acessórios Gothic Lolita (mais aqui) Linda!


Yukata x Gothic Fashion in HarajukuHair Bow & tutuHA Cross Necklace



Hippy Yukata in Osu market. They cost as much as a mid-range designer yukata (around 6000 yen) and are made of patterned or tie-dyed cotton.
For some reason tie-dye and other 70&#8217;s hippy (neo-boho?) stuff have been popular in parts of Nagoya and among the Mori-Girl movement for several years. For yukata, heko obi for men and women&#8217;s coordinations are popular, especially with fringed or beaded ends&#8212; almost like a scarf instead of an obi. As shown here, the geta have become flat beaded sandals, and necklaces and extra scarves added for more of a casual and colorful look. 
What do you think about this absorption (appropriation?) of foreign culture into summer yukata fashion?

CORES TERROSAS - Lembram das HIPPY, MORI GIRL, BOHEMIAN, GYPSY e todos os derivados ou com inspirações do estilo FOLK. Ao invés de o obi normal, usam heko obi que é molinho ou até mesmo uma echarpe ou lenço no lugar. São enrolados de maneira bem casual. Eu acho interessantíssimo ver como as pessoas são estilosas e conseguem absorver os princípios do kitsuke (arte de vestir kimono) e incorporar nele seu estilo pessoal, mas confesso que não sou do tipo "largada" o bastante para usar algo tão informal. Mas bato palma para quem consegue! Me lembra um pouco a Terra de Final Fantasy desenhada por Yoshita Amano. Aliás, aqui tem um cosplay show dela!



***

ps. Se eu disse que escrevi este post por no mínimo 3 dias foi pouco. Escrevi freneticamente: Sei que meus posts de kimono demoram miuto pra sair e eu juro que tento mesmo escrever de maneira simples, mas é que preciso explicar todas as coisas e isso me deixa louca.  Eu PRECISO explicar, é mania minha! Fora que eu geralmente escrevo de dois a três posts ao mesmo tempo porque durante as pesquisas eu acabo me distraíndo, mas quando falo de kimonos é uma coisa que me consome porque escrevo muito e tento simplificar, daí releio e reescrevo várias vezes. Mas saibam que os posts estão saíndo, um pouquinho de cada vez e por isso, tenham paciência. Para serem avisados de novos posts, sigam a gente no facebook e participem do blog.











5 Tecidos pra FAZER KIMONO EM CASA

5 Tecidos pra FAZER KIMONO EM CASA (clique aqui)








tudo sobre kimono yukata
TUDO SOBRE KIMONOS: YUKATA vol 1 (clique aqui)


TUDO SOBRE KIMONOS Yukata (浴衣) vol 2

TUDO SOBRE KIMONOS: YUKATA vol 2 (clique aqui)


5 comments:

  1. Poderia dar umas instruções também de como usar esses acessórios no cabelo para meninas que tem cabelos curtos? Tive que passar a tesoura no meu :(

    ReplyDelete
  2. Amando, quero um monte para mim *-*. (Rola um tuto no fim de como fazer?) huehue.

    ReplyDelete
  3. Escrever muito? Pra mim, quanto mais melhor <3 parabéns h, teu blog é ótimo, e eu fico apaixonada por essas suas matérias. Essa, como todas as outras, está perfeita *-*

    ReplyDelete
  4. Agora com o Bon Odori muitas pessoas vao estar de yukata, to pensando ainda se vou ou nao, o que voces acham? meu modelo é azul marinho com flores de sakura rosa e lilas, meu obi é esse feitos, é vermelho com amarelo, odeio esses sapatos, deixa o pé todo torto kkk, eu quero um hakama pra mim :(

    ReplyDelete
  5. Hi there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog
    platform are you using for this website? I'm getting fed up of Wordpress because I've
    had issues with hackers and I'm looking at options for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.



    my page; Dragons Rise of Berk Hack ()

    ReplyDelete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.