Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Friday, September 20, 2013

Yokai (妖怪)

Kamisama Hajimemashita
Kamisama Hajimemashita - ou Kamisama Kiss em inglês

Eu sei que vocês estavam esperando outros posts sobre moda, mas especificamente kimono, mas hoje eu gostaria de falar sobre algo um pouquinho mais macabro: Yokais (mas calma que não dá medo)

Quem lê o blog, ou conhece a H-Sama pessoalmente, sabe que sou apaixonada pelo sombrio e macabro também. Sim... adoro uma boa história de terror... e adoro poder contá-las. Amo contar histórias.

AVISO: Amo folclore, por isso coleciono contos e histórias do mundo todo! Ler e conhecer histórias sobre seres mitológicos é uma paixão e por isso, quero falar hoje sobre isso. Talvez você já conheça, ou talvez nunca tenha ouvido falar... por isso, vou arriscar e apresentar o tema para quem nunca viu. Quem tem medo, passe este post e não o leia pois o tema de hoje é Yôkai.




No Japão os seres sobrenaturais são chamados de yôkai ( 妖怪) fala-se "iô-cai".


Yokai ( 妖怪 )





Aqui no blog já falamos de histórias de terror e de seres mitológicos como sereias, mas eu nunca parei para falar sobre esses tais seres. "Yôkai" pode ser traduzido de diversas maneiras, como fantasma... demônio... uma força misteriosa... ou como uma aparição estranha, algo além da compreenção humana. A própria palavra yokai é formada pelos kanjis "atraente", "encantado", "calamidade" e  "aparição", "misterioso" ..."estranho"... No Japão não se acredita em no conceito de opostos "Deus e o Diabo".  Por isso, Yokai não quer dizer o "diabo" que os cristãos acreditam. Não tem nada a ver. Por favor, mantenham a cabeça aberta.

O termo yokai é genérico e serve para quase qualquer coisa: espíritos, monstros, seres sobrenaturais e também espíritos malignos como demônios.



ÍNDOLE E PERSONALIDADE: Eles podem ter uma índole má ou ser meramente nocivo / travesso, isto é, criando problemas para as pessoas só por diversão, e podem também ter boa índole, sendo bons com plantas, animais e seres humanos. podendo inclusive dar boa sorte aos humanos.

APARÊNCIA: Quanto à aparência eles podem ter feições de animais, como o Kappa ou o Tengu, ou podem  ter aparência humana e /ou assumir aparência de animais ou,  ter aparência de seres inanimados ou podem ainda, não ter nenhuma forma definida como o hitodama (veja abaixo)

Como a gente adora imagens o Gazu Hyakki Yagyō (画図百鬼夜行) traduzido mais ou menos como "O desfile noturno de cem demônios é como um guia ilustrado dos Yokais. Muito interessante ver as imagens. Dá para ver a anatomia yokai em alguns livros.


Separei para falar para vocês os tipos de Yokai mais vistos nas histórias (e animês)japoneses:





Hitodama (人魂) é um dos mais vistos nos animês. A aparência é  meio como uma bola de fogo. Os hitodama nada mais são do que almas de pessoas que flutuam à noite fora do corpo de pessoas mortas.

Esta é uma representação antiga deste fenômeno. Ele não tem índole ou caráter embora seja uma aparição estranha e também chamada de yokai. Eu queria começar com este exatamente para mostrar que yokai não é sinônimo de "diabo". Mas sim qualquer fenômeno estranho sem explicação normal.


Vários animes como InuYasha, Shaman King e Soul eater mostram estes yokais. 

Este yokai vem como uma explicação de um fenômeno que existe e é conhecido como "Fogo Fátuo" mas que na época, ninguém sabia porque acontecia, daí o folclore tratou de explicar.

Aqui vai uma breve explicação da wiki: "é uma luz azulada que pode ser avistada em pântanos, brejos etc. É a inflamação espontânea do gás dos pântanos (fosfina), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente."

Em compensação, Akurojin-no-hi (悪路神の火) é o fogo do Deus da rua má e costuma aparecer em noites de chuva nas ruas da prefeitura de Mie (Mie-Ken). Diz-se que é extremamente noscivo e as pessoas que o encontram e não fogem ficam gravemente feridas.
Japanese mythological creatures from A to Z (Part 1)


Tsukumogami (付喪神) - é o espírito de coisas de casa inanimadas, ferramentas, instrumentos musicais...etc Diz a lenda que toda e qualquer coisa ganha vida própria em seu 100º aniverssário. Elas podem ser qualquer coisa: uma sandália de palha (Bakezori), uma lanterna de papel (Burabura), um bandolim (Biwa-bokuboku) ...

Crianças costumam conversar com coisas e diz-se que elas veêm livremente esses espíritos.

 No filme A Bella e a Fera de Walt Disney mostra algo aprecido: vários objetos que parecem Tsukumogamis mas na verdade, são pessoas enfeitiçadas por uma maldição. No caso doa Tsukugamis eles não sçao pessoas que foram enfeitiçadas em objetos, são objetos que tomaram vida. 

Sabe aquela história que no Brasil dizem que se você usar muito uma coisa ela toma vida? É por aí...
(Nossa, menina, você usa tanto esta roupa que ela vai sair andando sozinha... Credo, menino, você toca tanto esta flauta que quando parar, ela vai tocar sozinha...)


Bakezōri (化け草履) - é um tipo de tsukumogami. Sandalias velhas do tipo zori, se maltratadas, podem tomar vida e vir se vingar de seu antigo dono. Geralmente tem uma boca com lingua para fora e um olho esbugalhado. 

Ela anda por aí gritando: 'Kararin, kororin, kankororin!!" ( Três olhos, três olhos e dois dentes!) Este parece o barulho feito pela sandália-prima que é feita de madeira, a geta! A sandália geta (fala-se guêtá) tem trê olhos (os três furos onde passam a tira) e dois dentes na parte de baixo e faz este barulhinho mesmo! Não explica porque uma sandália de palha faz este barulho, talvez ela tenha inveja por ser banguela. Risos. Ela é mais bagunceira do que má, embora tente se vingar...

 No anime Gegege no Kitaro de Mizuki Shigeru, especialista em histórias de yokais, mostra uma menininha que fica amiga de uma Bakezori.  Na que foi casa do artista, a rua Mizuki Shigeru tem mais de cem imagens de bronze de yokais, uma delas é de uma bakezori.

Abum-guchi (镫 口 estribo-boca) é o espírito de um estribo que se desprendeu da sela do cavalo de um comandante derrubado em batalha. Parece que acontece quando o comandante, ao invés de ser abatido com seu batalhão, foge deixando seus companheiros para trás, e como um cachorro, o Abum-guchi fica à espera de seu cavaleiro retornar. Também não é maligno, é... desconsolado pelo abandono...








Tengu (天狗) - Cachorro do céu. É um tipo de ser mitológico que é também um tipo de deus da religião Shinto (kami) ou yokai. O Tengu é conhecido por tomar formas de uma ave de rapina misturada à humana, mas basicamente qualquer espírito de aparência meio humana meio animal é chamada de Tengu. Geralmente tem cara vermelha e nariz longo - você já deve ter visto a máscara.

Ashi-magari (足まがり) - O Ashi-magari é um espírito prendedor de pernas da prefeitura de  prefeitura de Kagawa em Shikoku. É uma coisa mole e fofa, como um gatinho e se enrola na perna das pessoas impedindo-as de andar. Não dá para ver geralmente, mas acredita-se que é um dos truques do Tanuki. É dito que ele pode se transformar na forma humama durante a primavera e que canta muito bem.

Tanuki (狸 ou たぬき) é um guaxinim nativo do Japão, nas histórias, o Bake-danuki (化け狸 muda de forma e é muito inteligente. Apesar do Tanuki existir, o bake-tanuki é um yokai. Aparecem histórias sober ele em várias partes do Japão. E,embora ele tenha poderes especiais, ele é mais visto como um monstrinho-cômico e não mau: nos contos, as participações dos Tanukis nunca são malignas mas sim bobas e de brincadeiras, pregando peças...

Se comparado com as raposas, que também são conhecidas por mudar de forma, diz-se que "a raposa tem sete disfarces, o tanuki tem oito". Apesar de não ser o favorito dos amantes de animê, o Tanuki é considerado superior no quesito disfarce e inteligência, mas diferente da raposa, que faz isso para tentar as pessoas, o Tanuki se disfarça para pregar peças e fazer as pessoas se sentirem tolas... No Anime InuYasha e em muitos outros, aparecem personagens Tanuki.

Tem Tanukis que ficaram muito famosos e o seu culto foi incorporado em muitas áreas... Algumas histórias: 

 Jubakobaba (重箱婆) conta a lenda que um Tanuki velho se transformava em uma senhora velha e engava as pessoas com uma pequena pedra, perguntando se queriam bala. (Acho que muitos tios velhos no Brasil fazem isso até hoje, risos)

 Sōko-tanuki (宗固狸)  na Prefeitura de Ibaraki tem um túmulo deste Tanuki. Conta-se que este Tanuki se transformou em monje e assim viveu muito bem por muitos anos, um dia, durante o sono, cochilou mais profundamente e mostrou sua verdadeira forma.

 Shirodokkuri (白徳利)  Em Naruto, Tokushima, um Tanuki se transformava em garrafa de vinho braco e ficava no chão. Quando a pessoa tentava se abaixar para pegá-la, ela rolava tornando-se impossível de se apanhar.

 Usagi-tanuki (兎狸)  O Tanuki-coelho se transformava em coelho, fofinho, bobinho, esperando que alguém tentasse apanhá-lo. Assim, por brincadeira, fazia a pessoa corre por vários lugares para nunca apanhá-lo.
Tem também o caso de um Tanuki que enganando a pessoa, fazia-a aprontar tanto que ela acabava enforcada pelo pescoço  Kubitsuri-tanuki (首吊り狸) - eu confeço que não achei isso muito engraçado, mas o humor da época é um pouco diferente do nosso...


Kappa  (河童) - é um tipo de Tengu. Trata-se de um ser aquático que vive no leito de rios e comem peixes e seres humanos. Eles têm a aparência de uma tartaruga meio humana , mas possuem carapaça e bico, uma careca e um buraco no crânio no topo da cabeça. 



Já li em algum lugar que é impossível matá-los e, para tal, você precisa tirá-los do rio e secar completamente a água que fica no buraco no topo de suas cabeças. Li também que para não morrer, alguns até realizam desejos...

Apesar de ser um bicho em teoria BEM feio, tem muitos brinquedos e representações fofas deles. No anime Summer Days with Coo (Kappa no Kū to Natsuyasumi, 河童のクゥと夏休み) algo como "Férias de Verão com Coo - o Kappa) o Kappa chamado Koo fica amigo de um menino. (foto abaixo à direita)






Eles, em geral,são menores do que nós e por isso, são chamados em alguns lugares de "crianças do rio" (Kawako). Podem ou não viver em tribos e podem ou não usar roupas e até falar.



Hyosube (ひょうすべ)- É basicamente um "Kappa Peludo". Diz que ele é meio macaco. Abaixo tem foto para você ver. Comem peixe e humanos.




Claro que existem MUITOS OUTROS, mas por enquanto eu selecionei estes. Na próxima vez falaremos dos Onis ( 鬼 ) que também são yokais, porém mais malignos. Até lá.

QUAL FOI O YOKAI QUE VOCÊ MAIS GOSTOU E PORQUÊ?

1 comment:

  1. Inuyasha ~♥
    Mas não me importaria de topar com o Tomoe 'u'

    ReplyDelete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.