Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Tuesday, October 22, 2013

Coisas da Coreia: Idade


Oi, quantos anos você tem?

Sempre evito falar minha idade quando conheço algum coreano. Por duas razões:
  1. Eu nunca sei qual idade falar. Na Coreia a idade é contada diferente do Brasil, mas ninguém soube me explicar exatamente como é. Alguém me disse que é só somar um ano a sua idade, mas uma amiga coreana disse, depois de fazer umas continhas, que eu tenho 25 anos na Coreia (no Brasil tenho 23).
  2. Para evitar formalidades excessivas advindas da diferença de idade. Não importa se você é 10 anos ou 1 ano mais velho ou mais novo, se houver diferença de idade, logo vão começar a te chamar de 'oppa'/'hyeong' ou 'eonni'/'noona' (são palavras pra se referir a pessoas próximas mas que são mais velhas que você).
_______________________________________________

Hierarquia

A sociedade coreana é baseada em hierarquias bem definidas e fortemente estabelecidas: idade, posição social, função no trabalho, universidade de formação, gênero, condição financeira, beleza e outros que não consigo nem imaginar. Destes, o que me gera bastante desconforto quanto às relações interpessoais é a idade.
_________________________________________________

Quanto mais velho você é, mais você "pode" e mais deve ser respeitado pelos mais novos - que o diga as Ajummas (senhoras de idade) que te empurram no metrô e não pedem licença ou desculpas porque são mais velhas q vc, e, portanto, não precisam se dar ao trabalho de serem educadas. Depois de certo tempo, eu e alguns amigos chegamos à conclusão que, na Coreia, a idade é inversamente proporcional à cordialidade.

Se você ver uma senhora vestida assim vindo na sua direção no metrô de Seul, FUJA.
Source: Hey Ajumma!

Deixando as tiazinhas de lado, e comparando colegas da mesma sala de aula, com apenas 1 ano de diferença na idade: O mais novo deve (e provavelmente irá) servir a mesa, a bebida, acatar o que o mais velho diz e não falar 'ousadamente'.
"Ué, mas então é bom se eu for mais velho!"
Bom, não é bem assim. Eu sou mais velha que a maioria das minhas colegas coreanas. E elas começaram a me tratar da mesma forma que tratariam um coreano mais velho. Elas ficam um pouco distantes e parecem ter medo te falar o que pensam. Algumas delas mudaram de comportamento em relação a mim quando descobriram que eu era mais velha. É desconfortável, eles não parecem estar agindo naturalmente, como eles realmente são. Por isso, sempre deixo bem claro que 1 ano ou 5 anos de diferença, sendo todas universitárias, pra mim é a mesma coisa.
Além disso, o mais velho é quem paga a conta.




윤정동생, 내친구 ~♥
É só essa coisa fofa vir me chamando de 언니 que eu me derreto e ligo meu espírito de irmã mais velha super-protetora.









1 comment:

  1. aieee que engraçado!
    Eu morro de rir com vc! <3

    ReplyDelete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.