sexta-feira, 1 de novembro de 2013

COMO FAZER? boneca de pano - índia brasileira


Recentemente fiz esta boneca para presentear a mãe do meu namorado. Toda à mão.

Ela costuma colecionar bonecas e aonde ele vai, traz uma boneca para ela. Menos quando ele veio ao Brasil. Não deu tempo pois ele estava conhecendo a minha família... Então, como eu tenho o costume de dar presentes às pessoas que eu visito e que me acolhem, eu resolvi fazer uma boneca de pano para ela.

Escolhi fazer com um tema brasileiro. Fiquei em dúvida entre a índia brasileira ou a mulher baiana com seu lindo turbante pois são reconhecidos como trajes típicos brasileiros no mundo - e MUITO bonitos. Mas como eu tenho descendência indígena e, como eu descobri que ela adora índios, não tive dúvidas e criei a Juraci para ela.

O nome Juraci é um nome indígena quer dizer aquela que só fala o bem. Agora que eu estou pensando é meio irônico para uma boneca que não fala, mas enfim, é um nome bonito e que a futura dona da boneca vai conseguir falar (ela é americana - não pode ser um nome difícil. risos)


Decidi postar o making off no H-SAMAblog e fazer um tutorial desta boneca com o passo-a-passo pra vocês, pois ela é muito simples e fica muito fofa ao vivo. Tem um efeito lindo e é feita com materiais tão baratos!! Além do ponto positivo de ser econômica, dá para lavar à maquina e por ser uma boneca toda de pano é ideal para presentear crianças também pequenas (atenção de não usar lã e usar somente tecidos). Também dá para fazer com restos de tecido, como eu fiz. 

Com o mesmo molde você pode fazer uma boneca do seu personagem de anime favorito.



O que você vai precisar:
Papel para Moldes 
Tecido barato de algodão 
Malha para a pele
Acrilon ou outro material de estofamento de bonecas 
Novelos de lã
Lápis de cor aquareláveis  ou crayons
Tintas de tecido
Agulha e linhas coloridas
contas e outros itens para embelezamentos da boneca ( de acordo com o seu tema)


[Malha para a pele aqui tem branca e bege  -  Acrilon]

DICA H-SAMA: não use algodão! 
A boneca fica pesada, é horrivel para lavar e mofa se ficar molhado.
Já cometi esse erro. Se você gosta de aroma terapia, pode inserir aqui algo dentro da boneca para dar um cheirinho, como chá ou pot pourri de lavanda ou outra folha seca ou usar óleos essenciais.

Como eu não sei se a futura dona é alérgica, eu optei por não usar nenhuma essência...


 
[Novelos de lã  -  Lápis de cor aquareláveis]

Tanto os novelos quanto so lápis são investimentos pois duram muito e podem ser usados em vários outros projetos. Eu tenho os meus desde o ensino médio! (meus alunos vão rir agora!). Tintas de tecido, por outro lado, estragam com o tempo, se não ressecam, mofam!



PRIMEIRA PARTE


Eu uso uma versão adaptada da Nekomimi doll da Runo Doll. Essa japonesinha faz bonecas lindas e eu, coitada, estou longe de ser uma profissional, mas para presentear amigos, eu posso.

Aqui estão os moldes e eles podem ser impressos na impressora de casa em uma folha A4.
Parte de trás da cabeça (Head brack), Parte da frente da cabeça (Head Front) Pele que cobre a cabeça ( Face cover) e tem também dois moldes de orelhinhas se voce quiser..

Tronco (trunk), Braço (arm), Pernas (leg), Dedo do pé (toe). Eu não uso o "toe" porque acho que ela fica com um pé muito grande. Só o molde da perna basta.


O segredo desta boneca é cortá-las duas vezes. A primeira vez você vai cortá-la em um tecido plano e estofá-la. A Segunda vez você a cortará na malha com a cor da pele da boneca.

Usei murim branco como tecido de base. Cortei todas as peças e as estofei.
Corte duas vezes: Parte de trás da cabeça (Head brack), Parte da frente da cabeça (Head Front) e Tronco (trunk). Sempre duas vezes para ser frente e costas da boneca. Corte quatro vezes: Braço (arm), Pernas (leg). Mesmo caso de frente e costas, mas como ela tem dois braços e duas pernas a gente dobra.


Corte todas as peças e monte sempre costurando pelo avesso. 

Aqui o detalhe da cabeça ( o meu e o da Runo Doll - ah! que inveja! Risos!):

 Sew the head Turn inside out

Você vai encaixar a parte de trás e da frente, e depois fechar o meio. Sugiro começar pelo queixo. Sempre costure pelo avesso!! Depois basta virar para o lado direito e estofar. Acho que estofar é o que demora: não gosto de apertar muito enchimento dentro da boneca para que ela não fique dura.

Agora já dá para ver que começa a ganhar um formato de boneca. Aqui embaixo eu só encaixei as peças com alfinete. Viu como ela fica sentada direitinho? (sim, essa era a máquina que eu pensava em usar quando eu comecei a fazer essa boneca)

 



SEGUNDA PARTE

Depois da boneca estofada, fazer as outras partes são rápidas.
Corte os moldes de na malha que vai ser a pele da boneca.
Pele que cobre a cabeça ( Face cover), Tronco (trunk), Braço (arm), Pernas (leg).
(aqui a gente não vai cortar a parte de trás e da frente da cabeça!!)


Corte 2 vezes Tronco (trunk) sendo frente e verso. O  Braço (arm) e a Pernas (leg), você deve cortar 4 vezes. Corte a Pele que cobre a cabeça ( Face cover) com o tecido dobrado na linha tracejada do meio para que não fique com emendas no rosto da boneca.

Lembre que ela tem 2 braços e duas pernas, sendo um esquerdo e um direito. Neste caso não precisa virar o molde como eu fiz, mas é mania de cortar mangas. 


A minha máquina fez o favor de não funcionar depois que eu fiz a cabeça, por isso eu tive que fazer a boneca inteira à mão. Eu confesso que fiquei com medo de não ficar bom pois eu não costumo fazer roupas à mão todo dia, né? Mas o resultado ficou muito bom. Fiz pontos pequenos e próximos como você pode ver nas imagens e quando vire o tecido para o lado direito os pontos não pareciam feitos à mão, mas sim à máquina. (foto abeixo à esquerda)  Eu acho que o medo de fazer pontos muito grandes me fez fazer pontos super pequeninhos.(foto acima à direita)

Costure todas as peças pelo avesso deixando um pedaço sem fechar para que você possa inserir a base estofada. Para enfiar a base estofada nos membros é simples: eu os visto como uma meia. Para o tronco eu deixo um pedaço aberto para o pescoço e um dos ombros. 


Todas as partes do corpo encapadas, eu passo para a etapa de pregar os membros no lugar.
Atenção para o detalhe das pernas: elas precisam ser fechadas em cima pela horizontal, senão não encaixam na boneca. Toda vez que eu faço essa boneca eu esqueço isso e tenho que desmanchar.

Eu costumo dar uns pontinhos / prender com alfinetes em pontos-chave de sustentação da boneca para ver como ficam, depois eu viro o bumbum da bonequinha pra cima e faço a costura. Isso ajuda a deixá-la sentada direitinha. Faça pontinhos pequenos para ficar delicado, mas isso não aparece se ficar feio.


Aqui embaixo tem como ficaram os pontinhos. Aí você até me criticar porque não sou a melhor em costuras risos, mas é assim que eu faço - e não aparece! Para melhorar a aparência dos seus pontos faça-os bem devagar, e o mais simétricos o possível. Marque o caminho que a sua agulha vai fazer com alfinetes, isso ajuda os pontos a ficarem iguais. Terminada a costura, faça um nózinho. Enfie a agulha novamente no tecido e faça outro nó por cima deste: isso ajuda a fixar a costura.





TERCEIRA PARTE

Pronto tudo eu parto para a cabeça;

    Sew the head Turn inside out Stuffed Skin cloth

Nós já tínhamos feito a cabeça, lembra? Então basta por o nariz. Eu faço uma bolinha com o enchimento e prendo com o tecido. Uma vez presa a pele do rostinho o nariz não sai do lugar.


Aqui pode ser que você tenha que cortar a pela da face duas vezes, pois pode marcar a costura do centro do rosto como na foto acima à direita. Apesar de na foto estar marcando a costura, ao vivo  não ficou, por isso, por preguiça eu só pus uma! Risos...

 

A pele do rosto basta prender a pele do rosto nas costas. Eu prendo com ponto cheio. Estique o rosto bem esticadinho e vá costurando, com o auxílio de alfinetes para ir segurando o tecido pra você.

Depois de colocado o tecido da cabeça eu prendo o pescoço e fecho o ombro ( foto acima à direita dá pra ver a costura do ombro aberta). Abaixo eu coloquei fotos das costuras dos ombros, o da esquerda, feita pelo avesso e o da direita, a costura foi feita pelo direito.

 


QUARTA PARTE

Não é necessária, mas eu achei a cor da minha boneca muito desmaiada. Descidi tingir o tecido para amorená-la. Usei  uma técnica que minha avó me ensinou. Com um pincel de blush use um blush marrom, bronzer ou pó compacto da cor e pincele com movimentos circulares. Não passe muitas vezes no mesmo lugar para não ficar manchado, se precisar escurecer, passe de novo depois de tudo pronto.


[Diferença da cor da boneca - teste de cor]



QUINTA PARTE

Agora o cabelo. Adoro fazer o cabelo e penteados.
Mas essa boneca pede um cabelo liso e reto. Eu usei um novelo de lã na cor preta. 


 

Uso como molde um papel e enrolo o fio em volta. 

Prendo com a linha na altura de 1/3 do tecido para fazer a franja e a parte de trás. Para as laterais, prendo no meio, como na foto à direita acima.

Aqui abaixo tem duas formas de se prender o cabelo: A primeira com uma risca separando a franja do cabelo - que foi o que eu fiz e a segunda sem risca, com todos os cabelos nascendo no meio do topo da cabeça. 


Você ainda pode fazer uma risca central ou penteados, mas estes dois são os mais simples para se começar. Abaixo tem fotos de como eu fiz: 




 
[vista de frente  - vista das costas]




SEXTA PARTE

Os embelezamentos eu fiz com restos que eu tinha aqui em casa.
Tintas de tecido, tintas relevo, cola colorida, glitter e até papel e tinta guache eu usei;


Usei tinta guache de maneira bem simples num papel para fazer as penas. Dobrei  ao meio, colei e cortei todas de uma vez com uma tesoura sem ponta (e sem corte - diga-se de passagem), não ficaram iguais e não ficaram 100% mas eu queria que ficassem diferentes umas das outras. Depois de prontas, colei-as num suporte de papel (foto abixo) e cortei, uma a uma, com uma tesoura de unhas para fazer os detalhes das penas. Depois fiz umas firulas por cima com uma trança de fios de lã e glitter.

 

 As roupas eu não fiz molde algum. Recortei um bikini e uma saia no resto de feltro da fantasia de índia que eu fiz, lembram?  Fiz também pulseiras, tatuagens e umas sandálias. No pé, eu escrevi o nome da boneca e o país de origem para que a dona não esqueça o seu nome nem sua procedência.



source: Runo Doll, Google

3 comentários :

  1. QUEREMOS VOCÊ DE VOLTA AO PRAIA BABY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por hora não dá porque estou vivendo nos Estados Unidos, mas quando voltar quem sabe?

      Excluir

OPAAAA A GENTE ADORA COMENTÁRIOS!!
COMENTE, COMPARTILHE E SE DIVIRTA.


Todos os comentários serão lidos, respondidos e levados em consideração com carinho.Mas seja Educado.
Dentro de alguns instantes ele estará no ar (volte pra ver!)

Related Posts with Thumbnails