Como fazer uma peruca ficar Volumosa

Oie, H-Sama aqui! Vim trazer pra vocês as dicas que vocês pediram sobre como dar volume nas perucas.  Eu já fiz baastante vide...

Thursday, October 31, 2013

Maquiagem para Zombie Walk


A Jamile Kobi fez uma maquiagem muito bacana e postou non faceboook e eu tive que curtir:


Happy halloween *-*' foi uma brincadeira, usei 20 min do meu horário de almoço para mostrar a diferença que a blusa dá na produção do seu zumbi. Incentivo a galera que vai na passeata do dia 24 de Novembro. Hm, e me desculpa a brincadeira, pessoas que tem problemas com aversão a imagens desse tipo, ^^'


Ela disse que fez com produtos usados em casa como a gente faz aqui no blog: algodão para a queimadura, papel higiênico para as pelinhas que ficam soltas, colados com cola branca não tóxica. A tinta guache não tóxica também foi usada. Ela misturou preta e vermelha... Ela usou uma paleta de maquiagem para fazer o sombreamento nas cores: vermelha, preta, roxa e rosa. Muito bem!

adicionais: lentes amarelas, peruca preta, faixa (gase) meio suja com anilina vermelha comestível ^^'

Só lembrando aqui tem como fazer sangue artificial e como fazer a pele.

Kimono de Halloween


Chic e bonita no Halloween 
= como usar kimono com temas sem ser caricato. 
Comination e Kimono da Asobi Kimono

Preto, branco, verde, roxo e amarelo com teias de aranha, morcegos e flores.

Honestamente não sei que tipo de kimono é este, parece um tomesode, mas poderia ser um iro tomesode sendo preto e branco? Não sei... esses designs novos me confundem,.. risos.. mas como é lindo!

FELIZ HALLOWEEN!


Wednesday, October 30, 2013

10 dicas de como fazer uma ótima festa de Halloween em casa

dicas para fazer uma festa de halloween em casa

Como eu disse eu não estou no Brasil agora e devido à isso não posso dar uma festa  de Halloween este ano, mas como nós daqui do H-SAMAblog adoramos o HALLOWEEN e adoramos FESTAS EM CASA, eu separei umas ideias de festas de Halloween profissionais para você fazer em casa.

10 dicas de como fazer uma ÓTIMA festa de Halloween em casa (como os profissionais)



[ceia de Halloween Japonesa do Criston Cafe de Shibuya e Shinjuku]

1. Boa Comida
A primeira dica é escolher uma boa comida. Você não precisa fazer uma festa enorme nem com muita decoração, mas escolher uma boa comida é essencial. O Criston Café no Japão tem um menu de ceia especial para o dia do Halloween (coloquei a foto acima pra você ver como é). 

Óbvio que você não precisa fazer uma ceia como um de restaurante, mas algumas ideias você pode "roubar" como servir as comidas na abóbora. Vários aperitivos podem ser servidos em diferentes tipos de abóbora e você pode procurar receitas online. Eu gosto de abóbora recheada de carne ou camarão na moranga (vi um peixe na moranga  e uma carne com jiló que deven ser bons). Mas não precisa ser o ingrediente principal, se você reparar, na foto acima à direita eles colocam uma tijela sobre a abóbora enfeitada e o alimento nem toca a abóbora. 

Eu sempre faço um prato com carne, um com frango, um com vegetais e outro de queijo. É muito importante hoje em dia ter opções vegetarianas ou veganas para os convidados.





2. Mesa de Destaque

Uma mesa de destaque é essencial na hora de organizar a festa e economizar: Ao invés de decorar tudo, escolha um pedaço e decore com afinco, assim fica não só bonito como serve como uma área de fotos para os convidados. Eles adoram. Você também pode criar uma hashtag para seus amigos divulgarem as fotos da sua festa, como #hsamaparty ou #halloweenhsama. Aqui eu explico como eu separo as mesas e você pode optar pelo o que você precisa de acordo com o tamanho da sua festa.

No tocante à decoração pense no que você pode fazer com caixas antigas, copos, taças, garrafas antigas e tudo o que você já tem em casa ou o que você pode achar que vai pro lixo e reciclar. A festa acima foi feita com copos e talheres descartáveis, taças, baldes e uma caixa que eles já tinham, tudo forrado com um tecido preto. TNT funciona bem mas as vezes você precisa usar duas camadas para conseguir um efeito bem opaco; às vezes eu uso malha também. Cole nas paredes com fita dupla face ou pregue - se for possível.





3. Doces  

Doces baratos e prontos ajudam na decoração e são uma delícia. Eu reparei que os meus amigos adoram Marshmellows - eu, pessoalmente, odeio marshmellows- mas como eu sei que o meu público gosta, sempre os coloco na festa. Outros doces como balas de goma ou doce de abóbora vão muito bem também.


Além das balas de dentaduras você pode achar balas de minhoca (as balas de minhoca azedinhas da Fini são as minhas favoritas), balas tipo alcaçuz (em tubos), balas de olhos  (olho zumbi) e balas de cérebro.


Com balas bonitinhas nem se precisa muito de muito esforço para tudo ficar uma gracinha: acomode algumas em um potinho e sirva porções individuais para cada convidado. Aqui foram servidos olhos de zumbi com minhocas de goma.





4. Paté

Patê é um prato que eu sempre coloco. Parece idiota, mas muita gente adora para comer com pãesinhos e biscoitos, e o melhor, são muito fáceis de fazer. Para enfeitar não precisa de muito: você pode enfiar brinquedos dentro como dedos falsos... aranhas... você pode manchar com catchup ou corante alimentício para efeitos de cor como sangue (catchup) ou pus (mostarda) ou ainda gosma (reliesh ou corante verde).

Caso você queira evitar corantes, você pode fazer como um efeito de cerébro que nós fizemos ano passado: basta fazer um pequeno furinho num saco plástico e usá-lo como saco de confeitar.





5. Comidas Enfeitadas

Não preciso dizer que comidas enfeitadas dão um toque de festa profissional. Um truque de decoração que é muito fácil e pode ser usado em bolos, paté, e até no café ou chocolates quentes é esse enfeite de teia de aranha: Faça circulos concentricos com ajuda de um saco de confeitar ou com um tubo de catchup e puxe o desenho a partir do centro com a ajuda de um palito de dentes.




Outra forma de decorar é muito fácil é com pó + estêncil. Você pode usar açúcar, chocolate, café ou especiarias como canela ou pimenta, dependendo do prato.






6. Drinks Especiais

Eu nunca fazer copos enfeitados porque não tenho paciência, mas um que eu faria seria estes Jello-shots.
Nós fizemos uns jello-shots na nossa última festa e foi ótimo.  Estes são shots de Limão que nós fizemos com uma minhoca de gelatina dentro e com o copo enfeitado com confeitos de bolinha  dentro (Nonpareil).

Na verdade oq ue eu faço são drinks com cores estranhas: verde limão, cinza, preto, azul, vermelho-sangue... qualquer cor que eles não estão esperando e já deixo pronto para a pessoa só se servir.

Outra coisa que geralmente faz sucesso na nossas festas é ponche! Nós costumamos fazer sempre dois tipos de ponche, um alcoólico e outro não alcoólico (virgem) Aqui tem umas ideias.  Outra coisa que eu adoro fazer é sangria. A minha favorita é de vinho tinto, açúcar, canela e maçãs.




7. Bolo de caixão

Este bolo pode ser feito com qualquer gosto e recheio que você preferir. Aqui tem o passo-a-passo.
Com a sobra você pode fazer parfeits.  E você não precisa ter habilidade alguma, aqui tem uns parfait de halloween também com passo-a-passo.





 


8. Doces Decorados

O que sempre deu o toque de festa profissional em docinhos é a decoração.
Hoje, a moda é decorar cupcakes: eles são fofinhos, deliciosos e fáceis de decorar.
Você pode decorar de vários jeitos, aqui temos uma seleção de docinhos decorados com abóboras (que são super fáceis de fazer). Vão arrazar na sua festa de Halloween e vão parecer que você encomendou em algum lugar gourmet. Lindos! (tem passo-a-passo). Outra ideia  que é BRILHANTE caso você tenha que fazer muitos cupcakes é usar balas de goma pronta como essas dentaduras que a Larissa Pinck colocou sobre os nossos cupcakes de Halloween.




9. TORTA DE ABÓBORA

É impressionante como eles aqui nos Estados Unidos colocam gostinho ou cheirinho de abóbora com especiarias em tudo. E quer saber? É uma delícia! Eu adoro! Sou mais uma obcecada com coisas com gostinho especial para o halloween ou com "gostinho de outono". Meu namorado me comprou um aromatizador com cheirinho de torta de abóbora rescém assada. Ele não sabe o quanto eu adorei!

Mas outra coisa que deixa a casa com cheirinho de torta de abóbora é, adivinha, uma torta de abóbora!

 Caso você queria servir uma torta de abóbora aqui tem uma receita que nós tentamos e é uma delícia, mas as fotos foram comidas pelo nosso servidor... sorry. Aqui no Tumblr Love of Autumn tem ideias de decoração com o tema outonal e lindas imagens de inspiração.





10. Use Papel

Acessórios de Papel decoram tanto como etiquetas como livros. Nós sempre usamos materiais que achamos em casa, no lixo ou descartados em supermercados. Este livro pode ser feito de um jeito muito fácil. Você não precisa fazer um livro inteiro, basta as duas páginas que vão aparecer:  Para envelhecer as folhas, manche as com um saquinho de chá molhado e para fazer os desenhos, uma vez seco, você pode usar uma caneta ou tinta guache. Se você fora fazer várias etiquetas dá para imprimir no computador também, mas lembre-se de que se você precisa envelhecer o papel faça isso ANTES pois a tinta da impressora vai manchar quando vir a água.




source: Hostess With the Mostess, Criston Cafe, Cherry Bomb, Criarteiras, Love of Autumn, reprodução






Como fazer sangue comestível e realista

Como fazer sangue Comestível e Realista!- CLIQUE AQUI




halloween Japan

Festa de Halloween Kawaii (Iniciantes) - CLIQUE AQUI


festa de halloween 2011 h-sama blog
IDEIAS PARA FESTA DE HALLOWEEN  - CLIQUE AQUI


festa halloween 2012
IDEIAS PARA FESTA DE HALLOWEEN  - CLIQUE AQUI




Gostaria de divulgar no seu blog ou salvar no Pinterest? 
Use essa imagem aqui.

dicas para fazer uma festa de halloween em casa

Saturday, October 26, 2013

FESTA EM CASA: festa de HALLOWEEN H-SAMA 2013

halloween em casa



AINDA DÁ TEMPO DE FAZER UMA FESTA EM CASA! 
FALTAM 5 DIAS PARA O HALLOWEEN!




Este ano eu não pude fazer uma festa com nossos amigos porque estou nos Estados Unidos, por isso vou falar da festa de Halloween que fizemos ano passado.  Desculpem.
Depois mostro fotos das festas aqui no USA.

Como é uma festa caseira nós usamos um pouco de criatividade com poucos rescursos bem baratos.
Nós(a Amini-chan e eu)  fazemos festa todo ano e já temos algumas coisas prontas, mas se você não tiver, não tem problema porque dá para fazer muita coisa em casa, e hoje em dia, como o Halloween está cada vez mais popular fica fácil encontrar coisas para decorar como aranhas, teias e abóboras.

A nossa festa foi à luz de velas, por isso eu peço desculpas pelas qualidade das fotos e também darei dicas se você quiser fazer uma festa à luz de velas também.


Duas coisas que eu geralmente faço numa festa assim são:
1. BUFFET- Disponho a comida e drinks em mesas tipo buffet aonde a pessoa se serve - odeio ter que ficar indo e vindo da cozinha com comidas ou bebidas (a gente acaba não se divertindo!)

2. DIVIDIR E CONQUISTAR- O grande César já dizia que o segredo da vitória é dividir as tropas inimigas, e eu faço isso quando planejo aonde as mesas de comida e bebida vão ficar. As pessoas têm tendência em ficar em grupos e se isso acontecer, dificilmente elas circularão depois de algum tempo. Geralmente fica em tordo na mesa de peticos ou bebidas. Para não acontecer uma aglomeração em um canto em que as pessoas ficam se acotovelando ou derramando seus drinks umas nas outras eu separo a comida da bebida em mesas diferentes e, geralmente, afastadas umas das outras.



 A Mesa principal
A mesa principal é a mais enfeitada. Não que eu não enfeite as outras, mas é que fica meio caro ficar fazendo firulas em todas as mesas, por isso a mesa principal é geralmente uma mesa de 2m que colocamos bem na chegada do convidado com algo bem bonito. Assim ele tem o "efeito uau".

Neste ano nós fizemos um buffet de doces e cupcakes. Como a festa foi toda à luz de vez, você precisa dar um espaço entre casa comida para não ficar sobrecarregado e as pessoas derrubarem coisas. Atenção com isso para que não haja um incêndio com as teias - elas são altamente inflamáveis! Além disso, muita aglomeração de comida ou itens dá uma cara de bagunça.

Para evitar aglomeração eu uso suportes, um prato mais elevado, um copo ou uma tijala virados de cabeça para baixo dão diferentes alturas aos docinhos na mesa, tornando mais interessante de se ver. (foto esquerda abaixo)


Mesas dos convidados
Acima à direita tem uma foto do que colocamos como enfeite de mesa aonde os convidados sentariam.
Algumas mesas tinha abóboras, outras pequenos túmulos e um petisco para beliscar. Eu sempre coloco um petisco nas mesas pois algumas pessoas tem "boca-nervosa" e adoram mastigar algo (algumas pessoas tipo EU). A decoração das mesas dos convidados não precisa ser muito cheia, na verdade isso atrapalha!
Ela precisa ser mínima, só o bastante para se dar o clima da festa ali na mesa e ainda continuar com a função de mesa: algumas festas que eu vou você não tem lugar para por a sua bolsa, copo ou o enfeite é GIGANTE e você não pode conversar com a pessoa do outro lado da mesa... sei lá, é bonito, mas é deselegante com o seu convidado.

DICA H-SAMA: jeito certo de se usar enfeites de centro de mesa. Se quiser usar enfeites de mesa cheios opte por enfeites baixos ou se forem altos, que eles sejam esguios na altura do rosto dos seus convidados para que eles possam se ver e conversar livremente. 

Além da mesa principal eu faço uma Mesa de Pães, Mesa de salgados e uma Mesa de drinks, tudo no estilo buffet aonde a pessoa se serve.

Mesa de Pães
Esta não é cara de se fazer, basta você montar uma mesa com pastas, patés e molhos com diferentes tipos de pães e biscoitos. Além de patês a Amini-chan fez um belo molho de cachorro-quente que as pessoas comeram com esses mini pãezinhos à direita. 

Esses pães em palito com queijo parmesão parecem ossos, e foi por isso que os comprei. Para o patê vocÊ pode usar alquer receita que seja a sua preferida, eu optei pelo básico pois sei que algumas pessoas não comem coisas diferentes... por isso optei pelo de paté de presunto, paté de frango e paté de atum. 
Para ficar mais interessante, eu servi os patês como se fossem cérebro (ou tripas), para isso basta colocar a pasta em um saco para confeitar ou usar um desses patês prontos da Sadia que vem em sacose dar um furinho pequeno na embalagem e apertar.


Eu infelizmente não tenho fotos da Mesa de salgados e Mesa de drinks
O que é uma pena.

Na Mesa de salgados eu coloco tudo o que for salgado assado ou frito também no estilo self service.
Não tem muito mistério: já coloco tudo picado, guardanapos e pratos apostos preparadíssimos para a ação.

A Mesa de Drinks foi meio que uma novidade... geralmente eu deixo as bebidas no freezer, mas eu notei que há desperdício de refrigerantes... por isso, eu deixava um refrigerante à mesa com um pote de gelo. Como as pessoas bebem muito ele não ficava quente, pois quando acabava já trazíamos outro. 

A única coisa que eu precisava ficar indo e voltando da cozinha para trazer eram os shots de gelatina.
Shots são pequenas doses de álcool, que neste caso, foram misturadas à receita original de gelatina. (foto abaixo à direita)

Eles ficam bem fortes e docinhos, por isso é bom não abusar. Como eu tive que ir à geladeira e circular pela festa - e como eu sou maluca -  eu e meus amigos cantávamos a música "SHOTS- do LMAFO"   ficou meio como uma brincadeira durante a festa, a pessoa pegava um shot e porque tinham malucos cantando "shots" eles cantavam também. Não foi proposital mas foi engraçado! No final eu não precisava ir à cozinha pois várias pessoas queriam servir os shots gritando "shots-shots-sho-sho-sho-shots" - ridículo, eu sei, mas é esse tipo de "ridículidade" que torna tudo engraçado. Mas você não precisa fazer se não quiser.




DICA H-SAMA: Use garrafas PET. O Ponche, Batidas, coquetéis ou drinks (alcoólicos ou não)  que precisassem de mistura ou preparo prévio eu já deixei pronto em garrafas pet de 2 litros. 

Para ficar mais interessante, usando anelina alimentícia de cores diferentes eu criei drinks com cores bem exóticas e estranhas como um ponche cinza, uma batida azul esverdeado, um coquetel vermelho e um marrom. Isso de ter cores diferentes é interessante pro convidado e ajuda a separar quais drinks tem sabor de que. Se você tiver alergia dá para usar corantes naturais como água de beterraba ou de couve. Não! Não tem gosto de nada se é que você está fazendo uma cara feia agora. Risos

Outra brincadeira com corantes que fazemos é com os cupcakes. A Pinck é a encarregada de fazer essas delícias e é sempre uma surpresa pra gente como os bolinhos serão e quais cores ela vai usar. Amo passado ela fez cupcakes de red velvet que, embora branco por cima, hora tinham corpo vermelhos outra pretos. Por isso você tinha que morder para que a cor deles se revelasse. Ano retrasado ela fez cupcakes pretos com purpurina alimentícia e estrelinhas laranja, por dentro eles eram de um rosa intenso -quase vermelhos.





Gostaria de divulgar no seu blog ou salvar no Pinterest? 
Use essa imagem aqui.

halloween em casa

FESTA EM CASA: festa de HALLOWEEN H-SAMA 2013



halloween Japan

Festa de Halloween Kawaii (Iniciantes) - CLIQUE AQUI


festa de halloween 2011 h-sama blog
IDEIAS PARA FESTA DE HALLOWEEN  - CLIQUE AQUI


festa halloween 2012
IDEIAS PARA FESTA DE HALLOWEEN  - CLIQUE AQUI

Unhas para o Halloween e Adesivos Incoco

Pedindo licença para sair um pouco do assunto 'Coreia' pra compartilhar uma sugestão de produto pra unha com tema de Halloween.

Experimentei alguns adesivos de unha no Brasil, mas todos que encontrei pareciam mais uma película plástico-vinílica que ficava descolando da unha com menos de um dia de uso. Até que a minha roomate linda-melhor-de-todas me deu te presente alguns sets de adesivos de unha da Incoco pra experimentar - e confesso que não levei muita fé no começo porque achei que era igual os que já tinha usado antes.

A diferença provavelmente está na composição do produto: ele é feito de esmalte mesmo, mas é livre de substâncias nocivas como tolueno e formoaldeído, presentes em algumas marcas de esmalte comuns. Além disso, a Incoco não testa em animais.

Essa é a coleção de Halloween da Incoco. Tem também modelos que brilham do escuro!
Source: Incoco


O modelo que escolhi pra usar esse ano no Halloween é esse:
Tem glitter e acabamento 'glossy', achei super bonito!
Nem parece que é adesivo!


Usei e super-recomendo!

  1. Prático e fácil de aplicar. Tá torto? Tira e coloca de novo.
  2. O kit vem completo com tudo que você precisa pra aplicação: lixa, palito, etc
  3. Não faz meleca porque é seco, nada de ficar borrocando os dedos.
  4. Dezenas de modelos diferentes pra escolher, e ainda dá pra combinar os apliques pra conseguir resultados diferentes.
  5. Dura uns 10 dias em ótimo estado (eu ranquei antes pq enjoei de olhar pro mesmo adesivo e começou a dar pra ver a unha crecendo junto à cutícula)
  6. Mais barato que uma manicure de Jardim da Penha


Se você abrir o pacote, precisa aplicar depressa (diria que em menos de uma hora). Fiquei enrolando pra colocar esses adesivos (coloquei numa mão, almocei e só depois coloquei na outra) e quando fui colocar nas últimas unhas os adesivos já tinham perdido boa parte da aderência. Além disso, achei que o sticker com glitter é menos dúctil que os outros modelos que usei, então nas últimas unhas que apliquei ele já tinha começado a endurecer as bordas e ficou quebradiço depois de 3 dias. Ah! E o clima também influencia na facilidade de aplicação. Achei mais fácil aplicar em dias quentes e amenos. Quando tá frio, o adesivo fica rígido e difícil de aplicar.


Você pode ver os modelos disponíveis, instruções de uso e comprar aqui: http://www.incoco.com/

Ah, mas eu não tenho cartão de crédito pra fazer o pedido online e não sei fazer unhas decoradas...
Então, dá uma olhada aqui: Tutorial de Deconail fácil


Thursday, October 24, 2013

Coisas da Coreia: Cafeteria

Os coreanos tem um apreço especial pelas cafeterias em Seul, ou '커피숍` (copishop), como eles dizem. Tem cafeteria pra todos os gostos, e esse tipo de estabelecimento é super popular e fácil encontrar: é só dar uns poucos passos em qualquer direção que você acaba encontrando um, em qualquer avenida ou bequinho.

CNN Café dentro do Campus da Ewha. Vazio assim só nas férias. Na semana de provas, como não sobra vaga nas bibliotecas, os estudantes vão estudar em algum café, e as cafeterias próximas das universidades ficam todas lotadas.

Café não é só um lugar pra 'tomar café'. Na verdade, a bebida em si acaba ficando em segundo plano. A maioria tem a decoração do ambiente bem planejada, deixando o ambiente super aconchegante. E provavelmente o ambiente é responsável por grande parte da força que atrai tantas pessoas aos cafés - seja pra uma reunião importante, pra estudar para a semana de prova, trocar idéias depois do almoço com os colegas de trabalho, ler um livro ou simplesmente pra apreciar uma xícara de café.

♦ ♦ ♦
Em alguns cafés, encontrei cafés Brasileiros à venda por preços semi-extratosféricos e sacos de estopa com o nosso símbolo de café como parte integrante da decoração. Algumas máquinas tinham opções de blends Brasileiros melhores do que qualquer um que já provei do meu próprio país. É, acho que o bordão "tudo que é bom do Brasil vai pra fora" é verdadeiro em se tratando de grãos de café.
16.000 (R$33,00) o pacotinho com +ou- 100gr de café do Brasil.
♦ ♦ ♦

Além dos cafés 'convencionais', já encontrei: café de noiva (esse vai ter postagem!), café de astros k-pop, o coffee prince (do drama homônimo), café de bichos, café-quarto, café da hello kitty e do Charlie Brown, café de jogo de tabuleiro, café de montagem de bijouterias, tarot café. Mas é certeza: existe algum café extremamente bizarro que eu ainda não ouvi falar.


Esse vídeo eu gravei num café que tem em frente à minha universidade, o Poly Coffee. Além desse jeito "Asian" de coar café, eles tinham no cardápio também uns sucos servidos em tubos de ensaio e seringas.
Tem tanto tipo de café em Seul que dava pra fazer uma série de postagens só sobre café. Mas eu sou uma estudante que sobrevive de bolsa, então não dá pra ficar gastando dinheiro em cafeterias legais todo dia. ㅠㅠ







'스타벅스 커피' é a grafia coreana de 'Starbucks coffee'. Coreano tem mania de abreviar tudo, e as vezes chamam o Starbucks só de '스벅' (Subeok). Source

Tuesday, October 22, 2013

Coisas da Coreia: Idade


Oi, quantos anos você tem?

Sempre evito falar minha idade quando conheço algum coreano. Por duas razões:
  1. Eu nunca sei qual idade falar. Na Coreia a idade é contada diferente do Brasil, mas ninguém soube me explicar exatamente como é. Alguém me disse que é só somar um ano a sua idade, mas uma amiga coreana disse, depois de fazer umas continhas, que eu tenho 25 anos na Coreia (no Brasil tenho 23).
  2. Para evitar formalidades excessivas advindas da diferença de idade. Não importa se você é 10 anos ou 1 ano mais velho ou mais novo, se houver diferença de idade, logo vão começar a te chamar de 'oppa'/'hyeong' ou 'eonni'/'noona' (são palavras pra se referir a pessoas próximas mas que são mais velhas que você).
_______________________________________________

Hierarquia

A sociedade coreana é baseada em hierarquias bem definidas e fortemente estabelecidas: idade, posição social, função no trabalho, universidade de formação, gênero, condição financeira, beleza e outros que não consigo nem imaginar. Destes, o que me gera bastante desconforto quanto às relações interpessoais é a idade.
_________________________________________________

Quanto mais velho você é, mais você "pode" e mais deve ser respeitado pelos mais novos - que o diga as Ajummas (senhoras de idade) que te empurram no metrô e não pedem licença ou desculpas porque são mais velhas q vc, e, portanto, não precisam se dar ao trabalho de serem educadas. Depois de certo tempo, eu e alguns amigos chegamos à conclusão que, na Coreia, a idade é inversamente proporcional à cordialidade.

Se você ver uma senhora vestida assim vindo na sua direção no metrô de Seul, FUJA.
Source: Hey Ajumma!

Deixando as tiazinhas de lado, e comparando colegas da mesma sala de aula, com apenas 1 ano de diferença na idade: O mais novo deve (e provavelmente irá) servir a mesa, a bebida, acatar o que o mais velho diz e não falar 'ousadamente'.
"Ué, mas então é bom se eu for mais velho!"
Bom, não é bem assim. Eu sou mais velha que a maioria das minhas colegas coreanas. E elas começaram a me tratar da mesma forma que tratariam um coreano mais velho. Elas ficam um pouco distantes e parecem ter medo te falar o que pensam. Algumas delas mudaram de comportamento em relação a mim quando descobriram que eu era mais velha. É desconfortável, eles não parecem estar agindo naturalmente, como eles realmente são. Por isso, sempre deixo bem claro que 1 ano ou 5 anos de diferença, sendo todas universitárias, pra mim é a mesma coisa.
Além disso, o mais velho é quem paga a conta.




윤정동생, 내친구 ~♥
É só essa coisa fofa vir me chamando de 언니 que eu me derreto e ligo meu espírito de irmã mais velha super-protetora.