Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Wednesday, September 17, 2014

Como fazer Air Dry Clay caseira ( ou falsa Polymer clay )


airclay polymer clay caseira


Eu tenho um amor por esculturas e cosplays que eu posso dizer que é indescritível.
Não tem mesmo como colocar em palavras.

Acabo seguindo vários blogs de esculturas, bonecas e miniaturas (outras paixões) - especialmente os que ensinam a fazer ou os com resenhas bacanas e sinceras, afinal, sem sempre a gente gosta do que comprou;

São tantos projetos que eu faço (nem sempre de cosplay ou fantasia) que o meu blog aqui acaba não recebendo tudo o que eu faço. Ou porque eu achei que ficou feio o resultado, ou que não está num nivel legal que eu queria, ou porque eu acho que não tem a ver com o tema do blog, ou porque eu não terminei ou, simplesmente porque eu esqueci de tirar fotos. (Eu sou muito crítica! Aliás eu notei que as pessoas que escrevem no H-Sama Blog comigo ou os leitores que mandam contribuições também costumam ser hiper detalhistas. Caraca!)

Este tutorial é uma mistura dos dois últimos casos. Eu fiz, ADOREI, pensei em compartilhar, mas não terminei e fiquei de tirar fotos quando terminasse... viajei e não tirei foto nenhuma! Duh!


MAS VOCÊS PRECISAM VER ISSO! Vai revolucionar a vida de vocês!


COMO FAZER AIR DRY CLAY 
(falsa polymer clay) EM CASA



Aqui nos Estados Unidos tem uma coisa que é mega vendida chamada de air clay. Tem de vários tipos, alguns que, inclusive é o nosso biscuit do Brasil (porcelana fria) ,  outros nem tão parecidos... depende da marca mesmo, tanto é que tem vários blogs que se dedicam a testar todos os modelos... cada uma é boa para um tipo de trabalho...

Essa massa de porcelana que saca no ar (ou em inglês Air dry Clay) é extremamente parecida com como fazer biscuit, mas  diferente da irmã esta é mais rápida, mais barata, não vai ao fogo, é mais resistente, mais leve e, na minha opinião, recebe detalhes melhor do que o biscuit na hora da escultura. 


Além de todos os pontos positivos que eu citei, a grande diferença que você vai sentir na hora de esculpir é que ela não é tão macia como o biscuit e quando seca ela fica como uma porcelana mesmo ao toque. 
(dá pra fazer pratos e tudo o mais... aqui neste blog tem umas ideias)

Pintando-a com tinta esmalte ela fica igual ao plástico! Ou  pode só passar extra brilho.

A cola PVA é um polímero sintético elástico então essa massa pode, tecnicamente, ser chamada de polymer clay também e por isso eu indico como substituta caseira. Aceita muito bem a pigmentação e não precisa ir ao forno! E fica igual plástico porque contém acetato de vinila e isso dá a ela a aparência de vinil. Ai, gente eu não sou química, tentei explicar por alto sem ficar muito técnico... me dá uma folga, vai.Risos.



Você vai precisar de partes iguais de amido de milho e cola PVA (cola branca escolar).
Nada de água nem de mais nada. Isso mesmo, só isso. O Amido de milho é um espessante e a cola PVA é o que dá a liga.  

Ao misturar, a massa passa rápido do estado de empelotada para homogênea, por isso misture a quantidade de cola aos poucos, porque um usando pouco já fica no ponto - especialmente se você quer fazer coisas miúdas como um brinco. Qual o ponto? Homogênea. Toda misturadinha, sem caroços, igual a massa de biscuit (porcelana fria). Inclusive, só de olhar parecem iguais.



Air dry clay polymer clay caseira



A receita que eu aprendi é daqui da NurtureStore. Até ensinei pros meus alunos. Foi muito bacana fazer esse tutorial numa tarde. Deu certinho com todos, depois de seco pintamos com tinta pva e esmalte. Testado e provado.


A massa não precisa ir ao fogo e nem precisa descançar. Terminou de misturar está pronta para o uso. E fica pronta bem rápido! 
Molde o que você quiser ou recorte, e espere secar colocando a escultura num lugar LIMPO e livre de poeira. A poeira vai grudar nas sua peça e vai secar grudada - isso serve para qualquer tipo de escultura não só essa massa.  Eu só fiz pecinhas pequenas e por isso coloquei dentro de uma caixa de sorvete sobre um papel.


H-SAMA DICA: Por ter base de cola a escultura pode aderir à superfícies enquanto seca, por isso eu recomendo polvilhar um pouco de amido de milho sobre o papel só para não aderir. A peça, como é leve mantém a decoração nos dois lados enquanto seca (coisa que o biscuit não faz)

Eu não recomendo guardar, o pedacinho que eu guardei secou. Quem sabe se você enrolar várias vezes em plástico, mas mesmo assim... faça em pouca quantidade e precisando, faça mais.


ALGUNS USOS: Essa é a massa ideal para fazer fivelas de cintos, pulseiras, brincos, coroas, tiaras,  braceletes, brazões, moedas e qualquer outra coisa que seria de metal e precisa ser feita por você. Também vai muito bem como detalhes de armaduras e sapatos. É também muito útil para fazer peças de decoração de casa, miniaturas, chaveiros, imãs, ornamentos de natal, sabe? Dar um up no seu quarto... enfim, tudo o que você gostaria de usar air clay ou polymer clay (fimo, sculpey) e não tem dinheiro de comprar. É coisa linda de Deus mesmo.


EM ARMADURAS: Eu acho o dry clay forte porém pesado. Não gosto para cobertura em grandes áreas porque é grande a porcentagem de diminuição do produto depois da cura (ou seja ele dimimui quando seca) , indico só em detalhes mesmo não para grandes áreas.


Pontos negativos: encolhe um pouco depois de seco, demora pra secar -mais ou menos 24h - principalmente em peças grossas e derrete na água. Não derrete instantâneamente feito pó, mas se deixado de molho, com o tempo amolece. 

Você pode impermebilizar mas mesmo assim não serve como prato ou copo para se comer nem pode ficar de molho em água. Mas fica ótimo como algo que levaria agua ocasionalmente, tipo um porta cupcake, souz plat ou porta bijoux.


Desculpem-me por não ter fotos ainda, eu jurava que tinha no celular, mas eu vou adicioná-las assim que chegar em casa. *Outubro.


OUTRAS IDEIAS

Além de tudo que eu já comentei acima. Aqui tem dois tutoriais do mesmo blog que eu achei uma graça. Veja como fazer as imagens abaixo AQUI e AQUI. Ambas em inglês da Urban Comfort.  Aqui aqui tem mais tutoriais bacanas de vasos. Não sei porque mas acho isso um presente tão legal.


Clay Dishes 1Clay LeavesMake these Stamped Clay Bowls using air dry clayDIY air dry clay jewelry bowls on aliceandlois.com

Talvez não seja o seu estilo...
....mas com a mesma técnica você consegue fazer vários modelos diferentes. Olha esses coelhinhos!

Cool Homemade Clay Bunny bowl
Também com tutorial no blog america Alice and Lois. Quero uma tipo Hello Kitty.




O QUE ACHARAM? 
Dúvidas? Dicas? Me conte aqui.

Você fez alguma coisa com essa massa? Mande foto pra gente!Basta publicar no nosso FACEBOOK @H-SAMA BLOG ou no instagram #hsamablog




Massas já prontas que talvez você esteja procurando para bonecas, miniaturas e esculturas!

polymer clay fimo
POLYMER CLAY (Sculpeye Fimo) Leia mais informações AQUI





FIMO TRANSPARENTE- Teste de transparência AQUI.
(cerâmica plástica transparente / polymer clay transparent)


PUPPEN - massa pra bonecas
FIMO PUPPEN - massa para bonecas. - info fo produto AQUI



massa epoxi no cosplay
MASSA EPÓXI - Como transformar em plástico- CLIQUE AQUI


RESINA
Resina Cristal, Resina Epoxi  e Resina de Poliéster- info do Produto.

49 comments:

  1. Cara amei esse tutorial, tipo vai super ajudar na montagem de alguns cosplays que eu planejei ! 'u'

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ebaa! Mostra depois quando terminar de fazer!

      Delete
  2. Boa noite!
    Antes de pedir umas dicas, parabéns pelo blog, por possuir tantas ideias úteis para cosplay e iniciantes (como eu). Gostaria de saber qual material é mais recomendável, por você, para fazer o automail e armadura dos irmãos Elric, do Fullmetal Alchemist. Estou ainda no projeto zero, pesquisando alguns materiais para fazer orçamento do nosso cosplay (meu e do meu amigo) e preciso que eles sejam realistas e maleáveis para movimentação (obvio).
    Se puder me ajudar, agradeceria. Mais sucesso pro Blogger!
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelos elogios!!! <3
      Eu acho que ainda tenho os moldes da automail!!!! <3
      Vou ver se acho e coloco pra vc. Siga a gente no facebook e no blogger pra ajudar e receber as atualizações <3

      Delete
    2. Feliz por ter respondido ><
      Desativei meu face por um tempo, mas quando ativa-lo com certeza irei seguir.Com essa massa caseira da para fazer a armadura do Alphonse ou ficará pesada e com pouco movimento?
      Muitas perguntas kkk
      Não agradeça, você merece!

      Delete
    3. Eu acho o dry clay forte porém pesado. Não gosto para cobertura em grandes áreas, só detalhes mesmo.

      Delete
  3. Isto é perfecto! *-* Pra colorir pode ser adicionado anilina ou tinta misturada na massa enquanto está sendo feita ou só pode pintar depois de seca? E qual tipo de tinta ou anilina é indicado para colorir a massa? Agradeceria se respondesse, iria me ajudar bastante ^^ Amei seu blog!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dá sim! Fica muito bom!
      Dá pra usar um tiquinho de tinta guache, dá pra usar pastel, dá pra usar corante em pó.
      Agora anilina eu não sei, nunca usei, mas acredito que dê também. Aí é preciso fazer um teste <3

      Que bom que ajudei <3
      DEpois mande foto do que você fez.

      Delete
  4. gostaria de saber se a receita de pva e amido de milho da pra fazer uma escultura de uns 30 centimetros com detalhes tipos super heroes etc???????

    ReplyDelete
    Replies
    1. SÓLIDA?? acho que não ficaria super pesado. Também acho que ela não ficaria em pé sem uma estrutura no interior. Tem gente que faz com arame, papel alumínio....
      Eu faria o interior de isopor usaria uma camada dessa e os detalhes eu faria de massa epoxi.
      pra render o epoxi eu uso plastilina. Tem receita aqui no blog tbm.
      DEpois de pronto eu jogaria thinner o isopor pela abertura de baixo pra ficar oco. Mas vc pode deixar também se quiser...

      A amido + cola pega detalhes legal mas eu tenho um problema muito sério com ela pq ela diminui. Algo que precise de muita precisão não fica legal.
      Mas se for algo com menos precisão vc pode fazer os pedacos separados, assar e depois montar e ver o que alterou um pouco pra corrigir. Tem quem faça assim e achei o resultado bom.

      Delete
    2. A postagem do Epoxi <3
      http://www.h-sama.com/2014/09/massa-epoxi-o-que-e-como-usar-maleabilidade-plastico.html

      Delete
  5. ola gostaria de saber se dar pra fazer esculturas de uns 30 centimetros com bastante detalhes tipos super heroes etc...com a receita de pva e amido de milho??????

    ReplyDelete
  6. Olá! Gostaria de saber se ela racha igual bisquit.??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Fábio,
      Eu nunca tive uma peça de biscuit que rachasse... O que será que está acontecendo? Será muito calor? Será massa seca? É você mesmo quem fez a massa ou comprou pronta?

      - De qualquer maneira, vou tentar responder... eu acho essa clay bem parecida com biscuit. Ela encolhe quando seca como o biscuit... mas rachar eu nunca tive essa acontceu.
      Se o seu ambiente estiver muito seco e quente a ponto de rachar o biscuit, acredito que pode acontecer dessa rachar também, já que são parecidas...
      Você pode cobrir a peça pra ela secar lentamente, acho que pode ajudar se for o calor/secura a causa...

      Delete
    2. Não sei se te ajuda mas achei um video respondendo: "porque a massa de biscuit racha?".

      A moça explica também que ar condicionado, vento e tinta a oleo racham a massa... outro jeito é como você usa a massa... aqui ela explica como usar direitinho:

      https://www.youtube.com/watch?v=iUXRVUTTQeI

      Delete
  7. Com seu blog , comprei os materiais para testar a massa caseira. Minha intensão é fazer aquelas pedras falsas, pingentes, e alargador de orelha.
    Tenho receio que essa receita fique igual ao biscuit e venha a rachar, se colocar mais cola do que maizena ela fica com mais textura plástica e pouco mais maleável ??? Tenho muitas dúvidas sobre ela , quero que minhas peças fiquem com cara profissional.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao imagino como ficariam se você mudar a receita. Acho que vai desandar mas nunca tentei. É preciso fazer testes.
      . Agora, nao acho que ela seja indicada para alargador na parte que fica dentro da orelha.

      -- Acho que os alargadores e pingentes podem ficar melhores com resina ao inves de biscuit ou air clay.
      Até porque nunca vi alargador de biscuit. Porque derretem com agua e alcool ( o que em teoria desinfetam a peça)

      Só de fimo ou sculpey (que säo assados - tem mais informação no site. )

      Delete
  8. Oi, tudo bom?! Achei muito legal essa dica! Parabéns pelo blog! Será que essa massa não mofa com o tempo? Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Depende de onde vc mora imagino que possa mofar sim.
      Uma ideia é você adicionar bicarbonato de sódio pra evitar isso. :)

      Depois mande fotos do que você vai fazer pra gente ver!

      Delete
  9. Vou fazer e depois dou aqui o resultado! Estou louca atrás de massas caseiras resistentes, D:

    Abraços!

    ReplyDelete
  10. Eu to querendo para colocar no meu fone para ele não rachar na ponta em que conecta o celular.
    Você acha q essa massa serve para isso também?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu acho que não. ela seca e fica dura, sendo fio vc precisa de algo flexivel. Eu não manjo muito de eletronica não, mas tem coisas específicas.
      Assim, pensando numa gambiarra eu isolaria a area e por cima aplicaria silicone. Acho que é a melhor coisa, mas como eu disse, não manjo de eletronica.

      Delete
  11. Oi! Estive lendo vários posts do blog (gostei muito de todos até agora, aliás) e fiquei com uma dúvida sobre esse em específico. As peças de air clay ficam com muitas marcas de dedo? Se sim, pra tirá-las, uso lixa ou só a pintura já cobre? Estou considerando o material pra um prop que vai ser todo coberto de tinta e quero fazê-lo o mais bonito possível :D

    Obrigada por tudo o que escreveu até hoje e fico no aguardo da resposta.

    PS: caso o comentário tenha bugado e ido duas vezes, peço desculpas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, tudo bem?
      Eu não acho que fica com muitas marcas não, mas se ficar aqui vão algumas dicas:
      1. use luvas de latex quando modelar. Tem umas que não são discartáveis;
      2. use um filme plástico pra alisar enquanto a massa está molhada;
      3. lixe com uma lixa d'água
      4. use primer antes de pintar.

      Sobre a tinta cobrir, depende da profundidade da marca e depende da tinta. Muitas vezes cobre sim.
      o que é que você está pensando em fazer e que tinta vai usar?

      Delete
  12. Oi, obrigada pela dica. Estou querendo fazer uma escultura em tamanho real de uma cabeça. Fiz uma de gesso, a partir de um molde do rosto (tb de gesso). Ficou bom, mas muito pesado. Quero fazer outras, mais leve. Vc acha que daria certo fazer dessa massa? Usando o mesmo molde de gesso que fiz a outra, tipo preenchendo o molde com a massa e esperando secar.. Vc acha que encolheria a ponto de nao ter mais tamanho real?

    Agradeço mt a resposta! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. olha, eu acho que essa massa pra por num molde de gesso, além de pesada também teria que ser um molde bipartido porque ela não escorre.
      Pra ser leve, pegar detalhes e resistente eu recomendo a resina + fibra de vidro.

      Delete
  13. o quanto é possível fazer com uma caixa inteira de amido de milho?

    ReplyDelete
    Replies
    1. A quantidade da caixa + da cola usada. É só somar o peso da cola e da caixa.

      Delete
  14. Olá, Estava pensando em fazer uma escultura para colocar na parede, mas não sei se um parafuso aguenta. Como posso prender na parede?
    Agradeço desde já

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi, desculpa a demora pra responder, eu respondi mas acho que a mensagem não foi e só percebi agora... :(
      No caso eu não tenho como te responder isso porque depende mesmo do PESO da sua escultura e do tipo de parede.
      No geral o ideal é que você não faça uma escultura maciça, ou seja, cheia de massa por dentro, O IDEAL É QUE ELA SEJA OCA.
      Uma dica pra fazer a escultura ficar leve, e usar menos massa, é usar jornal, papel laminado ou meu preferido, isopor como base e depois, por cima fazer a sua escultura.
      Quando tiver seco, pingue água-rás no isopor e ele se derrete deixando só a casquinha seca da massa.

      Delete
  15. trabalho com bijuterias feitas com cápsula de café nespresso e estou com dificuldades de achar um acabamento para minhas peças. Tentei biscuit mas não gostei muito da finalização. Vc acha que essa massa seria uma boa opção? Preciso forrar a parte traseira para colares, pulseiras e anéis. Inclusive no anel preciso fixar a base, será que ao fixar a base na massa já secaria junto fixando? Se você conhecer outra técnica de modelagem de preferência que não vá ao forno. poderia me indicar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Anonima, não indicaria essa massa não porque ela não é 100% a prova de água. Mesmo selando, o selante poderia rachar e na rachadura a agua penetraria.
      Mesma coisa o biscuit.
      Ficaria uma coisa que a cliente não poderia molhar, eu acho chato...
      no seu caso eu acho que tentaria o bom e velho massa epoxi, de qualquer marca, durepoxi, etc... porque a capsula de café não pode ir ao forno MESMO.

      Aqui eu dei umas dicas sobre a massa.
      http://www.h-sama.com/2014/09/massa-epoxi-o-que-e-como-usar-maleabilidade-plastico.html

      Delete
  16. Boa noite H-Sama, eu acho que a mensagem que eu enviei não chegou, caso tenha chegado, ignore essa =D

    Entao, adorei essa receita e pretendo usa-la no acabamento de um cosplay que estou fazendo (Iron man Mark VI), sendo que eu reparei que essa massa fica muito rigida assim que fica pronta, eu gostaria de saber se posso adicionar um pouco de agua, uns 5 a 10% pra deixa-la mais pastosa pra ficar parecida com massa acrilica.
    Será que da certo ?

    Agradeço desde já, forte abraço e muito sucesso pra vc.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oie, Vanderlei,
      Cara, a massa fica mesmo super dura. Eu nunca tentei "amolecer" não, mas acho que não dá colocando água.
      O que daria QUEM SABE, nunca testei, seria colocar mais cola e menos talco / calcita. No caso ficaria na viscozidade da cola.


      > Eu nunca testei mas uma coisa que eu quero MUITO testar é : cola de madeira + calcita /talco. deve dar uma dureza legal quando seca, mas bem mais barato do que clay com marmore.
      > ou até mesmo farinha + cola pva + bicarbonato - que já vi e nunca testei.

      > agora, eu não acho que essa seria o ideal pra esconder as emendas não porque ela vai "brilhar" e ter um textura mais lisa do que o papelaão. quando vc pintar.
      Essa e a maioria das massas imagino.
      depois de emendado vc precisa de algo que cubra TODO o papelao .
      E outra coisa, que tipo de emendas são? se são alguma coisa flexível, essa massa vai / pode rachar e cair. Eu acho que vc teria que cobrir TUDO com cola, pelo menos 2x pra ter certeza de que vai fixar,

      Delete
  17. Ah, esqueci de falar onde exatamente eu usarei a massa, seria para esconder as partes as emendas do papelão. ai passaria a massa, depois daria uma lixada de leve e por fim, passaria o spray.

    ReplyDelete
  18. Oi querida, seu trabalho é maravilhoso! Parabéns! Você sabe dizer se essa massa é durável? Ela mofa com o tempo? Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. A minha foi feita há 3 anos atrás e continua igual. Sei que biscuit mofa, mas essa ainda não mofou. Penso eu que possa mofar sim - embora a cola proteja bem.
      PORÉM: Ouvi falarem que se colocar uma colher de sopa de bicarbonato ajuda a prevenir o mofo - mas nunca tentei. :(

      Delete
  19. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  20. ola
    primeiramente parabéns pelo blog, muito foda e interessante, com otimas explicações. XD
    e obrigado por compartilhar o conhecimento! \m/ \m/

    como só vou poder fazer o teste na próxima semana,
    gostaria de saber o quanto a peça diminui,
    vc consegue passar uma ideia a partir doq vc fez?? cm ou proporção??

    mais uma vez parabens pelo trampo
    abraçao

    ReplyDelete
  21. olaaaa
    amei esse blog, ja favoritei no navegador (e no coração)
    tava louca querendo fazer pingente com durepox mas tinha problemas pra pintar
    vou fazer essa massa e tacar tinta ou anilina pra ver como fica

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Loren! Que bom que curtiu! Quero ver como vai ficar tira foto dos dois testes se puder? Assim eu complemento o post aqui!

      Já viu o nosso Youtube Tbm? Estou fazendo sorteios por la.

      Delete
  22. Olá!
    Amei sua postagem. Estou procurando por tipos de massa de modelar que eu posso fazer em casa e eu não sabia desse air dry clay. Achei interessante pelo fato de ser simples e relativamente rápido para fazer. Porém eu tenho algumas dúvidas:
    Você utilizou a tinta PVA para pintar a peça depois de seca, certo? Ao secar, a cor ficou igual de quando você pintou? Ou clareou ou escureceu? Será que se eu usar tinta acrílica também dá certo?
    E essa massa é tóxica?

    Obrigada desde já!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oie, vamos lá:
      1. A tinta PVA é a base de água e a acrilica tbm. Ambas cobrem a peça e não me lembro se houve mudança na cor. Muito boa pergunta. Acredito que não mudou. Senão eu teria notado. Também usamos esmalte de unhas pra ficar pareciso com plástico.

      2. Ainda sobre as tintas imagino que dê pra misturar na massa pra colorir como é feito com o biscuit. Nunca tentei porque geralmente cada pessoa quer de uma cor, fica mais facil pintar por cima...

      3. sim e não. Cola PVA é considerada a toxica e o amido é o de comer mesmo..., porém >> EU << não daria pra uma criancinha muito pequena tipo bebêzinho.

      Acredito que tenha a idade na cola? Mas para crianças em idade escolar que estão acostumada à cola e sabem que não é pra por na boca, ok.
      Agora se você está perguntando por conta de cheiro, não tem cheiro algum a não ser o da cola. :)

      espero ter ajudado! Manda fotos pra gente ver!

      Delete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.