Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Sunday, September 21, 2014

RESINA EPÓXI OU DE POLIESTER - O que é, como usar e substitutos

RESINA


RESINA EPÓXI e RESINA DE POLIESTER
- O que são, como usar e substitutos-

Tenho latas aqui e uso muito pouco por conta do cheiro e da pouca praticidade.

Sempre que eu uso  minha mãe reclama: 
"olha, menina, isso vai te deixar cega, olha o cheiro disso!"

 Risos, isso porque na cabeça dela cheiro forte causa cegueira, só pode... (Também não dá pra "olhar" cheiro, ou já é sinal da cegueira chegando? Brincadeira isso é carinho de mãe;)


Não sou expert em resinas, inclusive evito usar, como eu disse, mas tem horas que não dá pra fugir por causa do resultado que eu quero! Tenho alguma experiência de uso e eu gostaria de compartilhar com vocês já que pode ser que ajude cosplayers iniciantes e artesãos. Neste post falarei sobre tipos de resina, como usar, onde commprar, como dar mais resitência, corantes, darei dicas, tutoriais e, principalmente, substitutos que podem ser usados no lugar da resina.

Já te adianto logo que isso aqui não vai ter uma descrição técnica já que tem várias na internet. Eu aqui quero só dar uma ideia geral pra você entender o que é, ok? Sem pressão. Não é um curso detalhado (ainda).

É mais como um "resina para dummies".




O que é RESINA?


A Resina é tum tipo de um tipo de polímero semi líquido, ou seja, um tipo de plástico líquido que endurece quando misturado com um agente endurecedor chamado de catalizador

Existem vários tipos e aqui eu vou falar da resina epoxi e da resina de poliéster. Inclusive, é de poliéster que são feitas as garrafas PET (mais precisamente de PoliEtileno Tereftalato

Vem geralmente em um pote grande (de resina) e um bem pequeno com catalizador (pequeno do tipo: "nossa, será que dá pra isso tudo?"). Como eu disse o catalizador é o agente endurecedor, ou seja, ele é o faz a resina endurecer e ficar como plástico. No processo de secagem química, que a gente chama de cura, voltando, no processo de cura a resina e o catalizador esquentam e, é basicamente, por isso a resina epoxi é chamada de termofixo. Porque ela esquenta e não derrete mais (fica fixa no estado sólido, sacou? Ai, que falta faz uma aula de química.)

A resina geralmente é usada industrialmente na confecção e reparo de barcos e motos. E a gente usa para artesanato, fantasia, figurinos, props e cosplays.


Resina: Epoxi Transparente (Com Endurecedor) [0,300 Kg]Resina: Cristal de Alta Viscosidade (Com Catalisador) [1,030 Kg] + Pigmentos Primarios
resina epoxi, resina cristal e pigmentos


Existem resinas comuns na cor marrom (turva) e tem a resina cristal (transparente).

A resina comum (turva) é meio amarronzada, bem feia, com cara de água suja, porém é mais resistente e barata. É a que eu indico para projetos que precisam de força e leveza e que serão pintados uma vez que você acabe. Geralmente a resina epoxi vem em cores escuras mas existe modelos transparentes (a Redelease é a única loja que vi vendendo), já a resina de poliester tem tanto escura como transparente, e ambas são fáceis de achar. Ambas podem ser usadas com fibra de vidro, lixadas e pintadas.

A resina cristal (de poliéster) pode ser usada individualmente ou em conjunto com a malha de vidro para projetos em que você precise de transparência. Em geral fica lindo, mas ela é bem menos resistente, não serve para fazer uma lâmina de espada fina e transparente, por exemplo, porque seria extremamente fraco. Tem gente que faz, eu não recomendo dependendo do tamanho. Uma lâmina de faca, por outro lado, ficaria show.


Abaixo um exemplo de uso em cosplay da Resina Cristal feito pela Lilithy Cosplays.
Aposto que no filme usaram a mesma coisa.

Original do Filme source e Coroa de Narnia para cosplay da Lilithy Cosplay vendida aqui LINDA!



Falando de resistência: Ainda que a resina com fibra seja muito resistente e capaz de aguentar pressão e peso muito bem, ela não é indestrutível. É possível quebrar com impactos. Falo isso, apesar de ser óbvio, mas tem gente que reclama que o acessório caiu e quebrou. Claro, né?

Uma vez vi um rapaz que reclamou de um cosmaker depois que o amigo dele sentou na prop e ela quebrou no meio. SENTOU. Gente, espada é pra sentar em cima? Enfim, né... É forte mas não é vembranium. Sentou, quebrou, meu amigo.







Como usar RESINA?



Eu não vou dar nenhuma mistura mágica H-SAMA aqui porque o fabricante sabe melhor do que eu, afinal ele fabricou o produto! Siga as instruções do fabricante! Se ele disse que o tempo de cura é de 24h quem sou eu pra dizer pra você colocar mais catalizador e tirar em 8h? Isso reduz a eficiência da resina. Coisa que você não quer. Vou fazer um post só com como fazer molde e preparar a resina. Mas já vou dar uma dica:



H-SAMA DICA: colocar o pote de resina dentro de uma bacia com água morna facilita na hora de misturar e diminui bolhas. O que é ESSENCIAL.



Como eu disse a resina pode ser usada individualmente, ou seja, sozina, ou em conjunto com a fibra de vidro. Para formar fibra de vidro, fios finos de vidro são separados em fibras!! Não parece mas é vidro mesmo!



Caso queira usar a fibra de vidro basta colocá-la aonde será usada e intercalar resina com fibra, fazendo camadas. Quanto mais camadas mais forte fica. A resina "cola" a fibra no lugar.





Kit: Laminação e ReparosTecido: Fibra de Vidro 600 [01x1,30 M]
kit pronto com Resina de poliester  e manta e tecido de fibra de vidro.


A Redelease é uma empresa brasileira que vende esses materiais com uma qualidade muito boa. E entregam em casa.  Eles também vendem a fibra de vidro, corantes e pigmentos.

A resina comum pode ser usada na confecção de espadas e outras armas, armaduras, escudos ou outras props para cosplay que precisam ser duras e leves e que vão ser pintadas por cima porque a cor dela é feia. 

Para ficar ainda mais resistente, você precisa reforçar usando  fibra de vidro, uma manta de fibra de vidro ou ainda tecido de fibra de vidro ou tecido de fibra de carbono ou véu de poliester ou ainda  de qualquer outra fibra como de aramida (o kevlar, que é usado em espaçonaves). Na verdade até juta funciona. Eu gosto mais do tecido de fibra de carbono. 



Para conseguir efeitos bem transparentes  você precisa usar a resina cristal sozinha, sem fibras. Pedras, jóias e gemas de cosplay ficam especialmente bonitas quando se usa Resina Cristal.



MOLDES: qualquer tipo de resina semi sólida não pode ser trabalhada diretamente com as mãos, não só por ser tóxica, mas também porque precisa de um molde. 

Ou seja, não importa o que você vá fazer, precisa de um molde negativo para que a resina seque dentro. A resina e o molde funciona como massa e forma de bolo. Você coloca a massa (resina) semi liquida dentro da forma (moldeira) e quando o bolo assa (cura) fica com o formato que você quer.

Dependendo do molde você pode reutilizar quantas vezes quiser. Eu não sou de fazer muitos moldes, mas quando faço eu uso silicone. Abaixo um trabalho em que eu usei molde e resina.

BÁCULO SAKURA CARD CAPTORS - ahá!! Eu sabia! Você também achou lindo! Essas pedras transparentes.... eu sei... eu sei... "H você não faz mais acessórios sozinhos"... [b]SÓ FAÇO COSPLAYS, ROUPAS, SAPATOS E PERUCAS[/b] mas hey...[b]péra lá[/b]! eu te indico pessoas lindas e [b]competentes [/b]que fazem um igualmente perfeito. Formô? pede aqui: contato@hsama.com.br mande seu cep! ---------- já foi no meu blog hoje? http://h-sama.blogspot.com/ - Fotolog:

Da Esquerda é o meu e o da Direita é o Oficial da Dollfie vendido no Japão. 

Pra quem não conhece é um báculo da sakura que eu fiz anos atrás. No meu a pedra é transparente, no deles não. Nada mal, hein? Como eu não sabia tirar foto, nem tinha câmera decente, parece que a ponteira está pequena, mas era super proporcional. Adorei mesmo o resultado!  O brilho...E a pedra... 


Ah! A pedra!

Aqui um teste que eu fiz para as gemas do Báculo, como eu tinha a moldeira deu para fazer vários. Chato é fazer molde. Copiar é fácil.





Teste de brilho comparado com bolas de plástico
 - dá pra ver o meu reflexo em uma. risos- 


Teste de transparência - no outro post vai vir maior 

Eu vou fazer um tutorial de como fazer pedras para cosplay. Já tem vários na internet, mas eu faço um pouquinho diferente porque sou preguiçosa e sempre tem que ter um jeito H-SAMA de ser. Vocês gostariam de um tutorial do báculo também? TEM AQUI



baculo sakura




Problemas / Lado Negativo: Eu acho que tem mais motivos pra não usar do que pra usar, mas... não vou ficar aqui pixando o produto não. Risos.

1. Tempo de secagem. Ai, como eu odeio o tempo de secagem da resina!
A resina precisa de no mínimo 8-24h para secar, dependendo do fabricante e da quantidade de catalizador que você usar.

Aí você pode pensar, como eu pensei e todo mundo pensa: ué, se o problema é secar mais rápido é só usar mais catalizador, assim vai endurecer mais rápido, né? Bom... sim e não.

O problema de se usar mais catalizador do que o necessário é que a peça fica turva e quebradiça. Às vezes o calor liberado pela cura danifica moldes de silicone.
o problema de não usar catalizador suficiente é que a resina simplesmente não seca, ficando pegajosa.


2. Basicamente só pode ser trabalhado com molde. Como eu expliquei é como um bolo que precisa da forma pra ficar com o formato. Dependendo do que você vai fazer, e se você curte cosplaya  probabilidade é que você tenha que fazer moldes TODA vez. Eu acho um saco.

3. Para ser trabalhado a resina precisa estar num molde sobre uma superfície plana. Qualquer desnível deixa as peças desniveladas também.

4. Pra limpar qualquer coisa precisa de solvente. Eu não sei como algumas pessoas mantém os copos de medição tão limpos! Será que eles lavam tudo com solvente? Eu simplesmente uso copos descartáveis e jogo fora. E se você não estiver trabalhando com moldes de silicone, vai precisar de um desmoldante. Ai, é muito trabalho.

5.Cortes nas mãos. A resina em si não corta as mãos, o que corta é o solvente que você precisa para se limpar. Talvez você não tenha pele sensível, eu sempre fico com cortes nas dobras dos dedos.

Outra coisa que corta é a vibra de vidro:

        "Ao trabalhar com fibra de vidro, é importante tomar as precauções de segurança adequadas. As partículas de vidro ficam soltas e não é incomum os trabalhadores acabarem se cortando com o produto. Por isso, é sempre indicado a utilização de luvas grossas, macacões e até botas com fibra de vidro. O trabalho contínuo com esse material também requer o uso de máscaras de proteção com o objetivo de proteger as vias respiratórias, já que as partículas da fibra de vidro são muito pequenas e podem ser facilmente inaladas. Em condições de exposição repetitiva, em longo prazo, a fibra de vidro pode causar danos à saúde permanentes." retirado de Manutenção e Suprimentos

Eu sugiro usar malha/tecido de fibra de vidro ao invés de fibra de vidro pura. Faz menos bagunça e eu acho que o trabalho fica mais bonito, é mais fácil de trabalhar e guardar. 
E é por isso que eu evito. Como eu disse eu uso o tecido de fibra de carbono.


Broche de Coração da Sailor Mars feito em resina.

Dava pra fazer de massa epoxi e pintar ou fazer de biscuit, mas eu queria que a pessoa pudesse lavar o cosplay em máquina de lavar sem precisar tirar. O pigmento vai dentro da resina liquida por isso nunca acontece da peça descarcar. Durabilidade mil.



Substitutos para RESINA?

Depende muito do que você vai fazer você pode substituir por coisas diferentes, mas aqui eu vou dar um exemplo que eu acho que a resina é mais procurada: Pedras de cosplay.

Como eu disse eu evito usar resina muitas vezes por causa do cheiro, da bagunça, enfim...  mas quero dizer que uso.

Se por alguma razão você não pode usar, no mercado existem produtos que simulam vidro - e que são na verdade um tipo de resina, mas vendem em papelarias e armarinhos.

Alguns funcionam exatamente como a resina misturando com catalizador outros, não precisam, leia as informações do frabricante. Dois que eu lembro de cabeça são o Vidro Líquido da Gato Preto, Verniz Cristal da Acrilex. Ambos precisam de molde. Dependendo do que vocês vão fazer pode usar até cola PVA.



Imagem  


Eu não uso esses produtos com frequência porque tenho um kilo de resina em casa. Eu não fui paga pra fazer propaganda! Estou postando como exemplo, mas escolhi esses porque gosto das marcas. Apesar de não ter muitos produtos da Gato preto aqui no H-Sama Blog, esta é uma das minhas marcas preferidas. Todas as minhas tintas à óleo são da Gato Preto. Cresci aprendendo a mexer com tintas dessa marca e elas duram quase a vida toda! Muito bom mesmo. Não compro mais porque a marca encareceu um pouco e eu ainda tenho muita tinta a óleo...

Se a Gato Preto quiser mandar produtos pra gente testar aqui no H-Sama Blog eu ficarei mais do que feliz em experimentar os produtos novos deles.





Pedras de Resina do prop weapons co-op

***

Eu acho que a galera que mais manja mesmo de resina para artesanato é a galera do aeromodelismo e de miniaturas. Nossa, eles usam demais. Claro que quem faz caixas também usa, mas a galera de miniatura é frenética! Quase todo tutorial usa um pouquinho. Eu adoro assistir. Aqui mais algumas fotos de coisas feitas com resina.





outra prop do mesmo blog. Prop weapons co-op/

Argolas do Team blase cosplay saindo da moldeira.

Quantas vezes tinha uma parte do cosplay que não exite pra vender?
Você pode fazer do zero

Rotund's Ghost Resin Figure by Cris Rose
As estatuetas de Cris Rose são uma graça.

Cute Kawaii Pastel Goth Glittery White Resin Bear by YunaCharms
Um pingente Bear and Bunny Lolita A VENDA AQUI - Ai, gente. que coisa fofa!


Cereal Breakfast Set on Tray-Dolls and Miniatures, Scale Dollhouse ,Miniature Food, miniature tea time ,miniature food, dollhouse miniature, dollhouse, food patisserie, miniature cereal, cereal breakfast, dollhouse miniatures breakfast set ,dollhouse breakfast ,cereal miniature, miniature milk,miniature breakfast meal
ADORO miniaturas - aqui na Fun with Artz eles vendem umas lindas!
(resina no copinho de leite)

E pra fechar um trabalho belíssimo  Riusuke Fukahori. Ele usou resina cristal para a água.

Riusuke Fukahori :: “Goldfish Salvation”:



Vou fazer um post só com como fazer molde e preparar a resina. Sairá antes nno meu canal do Youtube. AGUARDEM.






EDITADO: Você já conhece o meu youtube? Está recheado de projetos mostrados na prática. Com a mesma técnica você pode fazer milhares de coisas! https://goo.gl/3AU7CA








   OUTROS POST PARA SABER MAIS SOBRE MATERIAIS

polymer clay fimo
POLYMER CLAY / C ERÂMICA PLÁSTICA:Leia mais informações AQUI



massa epoxi no cosplay
MASSA EPÓXI - Como transformar em plástico- CLIQUE AQUI










RESINA
Resina Cristal, Resina Epoxi  e Resina de Poliéster- info do Produto.


Posso te pedir um favor? compartilhe o meu artigo no seu facebook.
Assim me ajuda a conseguir patrocínio pra futuros artigos e sorteios de graça. Eu te ajudo e vc me ajuda. Uma mão lava a outra ;)



96 comments:

  1. Replies
    1. Gostei des seus posts Parabéns!

      Estou tentando fazer um modelo de trem, vagao passageiros, já fiz as partes externas em computador, podendo ser montada apos recorte. Estou tentando aproveitar o modelo em papel e endurece-lo, que tipo de endurecedor posso usar sem manchar a tinta da impressora? pensei dar uma mão de cola pva (acetato de polivinila e depois superpor resina para dar resistencia achas viavel?

      Delete
    2. Puxa está aí uma boa pergunta...
      É preciso fazer testes ok? Eu nunca experimentei isso... A cola PVA costuma ajudar a selar sim, mas ela mesmo pode manchar a tinta da impressora, você testou?
      Se funcionar, ACHO que você precisa cobrir muito bem todo o papel com a cola porque a resina pode simplesmente amolecer o papel e destruí-lo. Mas de novo, depende de testes...
      Vi pessoas que imprimiram mini-photos e colocaram dentro de um domo de resina e a tinta não manchou, nem sangrou - então acho que depende também do tipo de impressão e papel.
      Papeis mais grossos são melhores.
      Outras perguntas pra você considerar:
      Tem como você antes colar o papel impresso num papel cartão para dar mais suporte? É necessária a impressão?Você poderia fazer tudo em papel cartão e depois pintar?

      E como você pretende fazer a secagem do papel com a resina, ele precisa ficar na horizontal, será que não vai colar sobre a superfície?

      Delete
    3. Nilton Castro
      Não ficou claro para mim q tipo d impressora vc usa - laser ou jato d tinta. Se for laser, pode usar resina sem medo. Se for jato d tinta, d uma olhada neste link para conhecer os 3 tipos d tinta usados nas jatos de tinta. Um dos tipos é resistente a água e pode-se aplicar a resina 100 problema. A dificuldade é colocar a peça de papel para secar...
      http://blog.portalsublimatico.com.br/tinta-sublimatica-e-os-tipos-de-tinta/
      C vc permite uma sugestão, eu colaria o papel numa madeira fina (balsa, duratex, etc) e usaria uma serra d marchetar, pois ela tem lâmina muito fina. Depois é pintar e correr para o abraço. Presentes feitos à mão são MUITO apreciados. Boa sorte!
      P.S. Oi, H-SAMA!

      Delete
    4. o nome do anonimo é Nilton Castro, kkkkkk

      Delete
    5. Olá , tenho uma dúvida posso colocar resina comum num molde de Alginato ??

      Delete
    6. Olá , tenho uma dúvida posso colocar resina comum num molde de Alginato ??

      Delete
    7. As resinas vendidas como resina comum são as acrílicas ou as de poliéster não-transparentes, ou seja, turva, mas pra artesanato não tem diferença nenhuma das transparentes (cristal) - a diferença de força de uma pra outra numa peça pequena é minima .

      O Alginato não afeta resina nenhuma até onde eu conheço -mas posso estar errada.

      PORÉM o Alginato é um tipo de molde que "morre" rápido. A vida útil do alginato é curta e o molde precisa ser trabalhado rápido ou refeito.
      Dependendo da quantidade de resina o alginato vai se deteriorar mais rapido do que a resina (acho que ele dura bem 1h-2h).
      Por isso o molde costuma ser refeito em GESSO.

      Depois desse período o alginato NÃO TEM como ser utilizado - e acredite, eu tentei de todas as maneiras, mas não dá. você acaba tendo que jogar fora.

      por isso respondendo: dá pra usar resina? dá, mas se for uma coisa muito pequena e que vá secar bem rápido.

      Mas se for um molde grande ou um que você predente usar depois (tipo moldes de artesanato) é melhor NÃO. Porque NÃO dura mais que 4h. :(

      Delete
  2. SHOW!
    ADOREI O TRABALHO DO RIUSUKE

    BJO

    ReplyDelete
  3. caramba muito obrigada *O*, agora finalmente posso acabar a armadura que estou fazendo, estava com duvidas no que usar (consegui comentar finalmente kk)!

    ReplyDelete
    Replies
    1. EBA!! que bom que você curtiu! Quero ver quando ficar pronto!! Não esqueça de me mandar!

      Delete
  4. Achei muito explicativo os artigos aqui contidos,porem venho a muito tempo,tentando fazer umas flores de ¨resina plástica¨e como nada entendo deste assunto ¨RESINAS¨,não,consigo saber qual usar,já que quando tento comprar,tem uma enorme variedade de resinas e fico sem saber qual delas é a que preciso.
    Sei que é base água,porem nada mais sei,Por favo se possível,mande-me algum esclarecimento.
    Desde já,sou-lhe muito grata,Lúcia.
    E-mail:luzdasondas@oi.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Lucia, Tem como você colocar fotos do que você quer?
      A redelrease vende resina a base d'água. É a acrílica:

      http://www.redelease.com.br/lojavirtual/catalogsearch/result/index/?cat=12&q=resina+pl%C3%A1stica

      Aqui nos EUA tem uma resina plástica que você meio que ferve e ela derrete.
      Não sei se é dessa que você está falando.... no caso ela não tem catalizador.

      Eu nunca achei no BR.
      Mas aqui achei uma loja brasileira que vende online: http://www.vitriarte.com.br/loja/

      aqui tem um video da dona da loja ensinando a fazer: https://www.youtube.com/watch?v=YtV0703VgcM

      Pra receber as minhas respostas é só clicar no botão: "notify me"


      Delete
    2. Boa noite,é muito importante ressaltar que você é ¨D+¨,de mais mesmo,pois é justamente esta flores que quero fazer,porem há dois fatores na compra desse desse kit da vitriarte,como trabalho flores em meia de seda já tenho todos os materiais que vem nele só me faltando mesmo a resina, o kit que vem com poucos potes e por com seguinte com poucas cores deixa muito a desejar .E a pergunta que não quer calar,¨quando os potes que veem no kit acabar,terei que comprar outro kit?¨,já que não encontro potes da resina usada no kit para compra-los avulso e só para complementar,eu já pesquisei tudo na net e nada consegui.
      A resina acrílica que você me indica,já à conheço,pois de tantas pesquisas que já fiz,era impossível não conhece-la.Estou muito propensa a compra-la e assim fazer um experimento,quando eu obter o resultado te darei notícias.
      Mais uma vez,sou-lhe muito grata por toda a atenção,um enorme beijo em seu coração,Lúcia.

      Delete
    3. Opa! Muito obrigada pelo elogio!!!

      As suas perguntas são muito certas, e eu realmente não sei como responder já que a loja não tem descrição dos produtos.

      Aqui eles vendem só a RESINA OPACA http://vitriarte.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=59

      E Aqui a RESINA TRANSPARENTE http://vitriarte.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=60

      mas não diz qual é o tamanho do pote nem como funciona.
      Nem vende somente o corante, O que eu faria: mandaria um e-mail pra eles perguntnado as informações básicas como composição e tamannho.

      Sabendo a composição a gente sabe que tipo de resina é e, também, que corante usar.
      Se for uma resina acrílica, eu compraria a da Redelease, porque é mais barata, vem mais e eu já conheço a marca E compraria o corante que eu quisesse, assim, só misturo a quantidade certa que eu fosse usar e não precisaria comprar vários potes de resinas.

      Delete
    4. Não sei se você viu o video, mas eu notei que a moça fala "resina cristal" - o que me dá uma dica que talvez a resina cristal + catalizador poderia ser usado?
      Mas tudo depende de teste, eu nunca tinha feito flores assim e DUVIDO que todo mundo compre nessa mesma moça.

      Eu vi isso muito em artesanato japonês mesmo, É bem popular em acessórios de cabelo! Fica LINDO!
      Eu sempre quis um! Se não me engano o artista chama-se Sakae.

      A escultura da flor de resina plástica: https://www.pinterest.com/pin/395542779749560725/

      No cabelo : https://www.pinterest.com/pin/395542779749560665/

      Delete
    5. Parece que a Sakae usa um plástico líquido, ou seja, resina plástica mesmo.
      Nunca vi pra vender no BR, mas vi aqui e pensei em algumas opções:

      1. por causa da viscosidade eu imagino que dê pra tentar cola PVA escolar e corante em pó, acrílico ou alimentício. - MAS NÂO SEI, precisa de teste;

      2. vi uma menina dizendo que dá pra fazer com esmalte, mas imagino que precise de BASTANTE! Não vi o resultado, mas vale o teste por ser acessível.

      3. Vi gente que usou resina normal CRISTAL mas deve ser difícil porque seca no pote e imagino que a pessoa perca bastante produto.

      Delete
  5. Muito bom ler suas dicas! Eu tive problemas horríveis de secagem usando resina da Redelease, mesmo tentando diferentes proporções de catalizador e seguindo rigorosamente as instruções deles. Mesmo após 1 semana ainda "pega". Sem querer promover ninguém, eu descobrí a www.siquiplas.com.br, na av Gal Pedro Leon Schneider, 145 - Santana SP (loja física e e-commerce) e estou testando os produtos deles. Eu visitei e comprei dos 2 fornecedores, mas o último me agradou + na qualidade dos produtos, cursos, apostilas, e atendimento competente. Fica aí a dica e muito obrigado H-Sama, vc é D+. :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom, se ficou pegando REALMENTE é porque a cura não aconteceu.
      Quando eu comecei a mexer com resina, isso era uma coisa que me matava e eu já cheguei até a ter que devolver dinheiro de cliente porque a resina do fabricante que eu usava antes NÃO CURAVA EM DIA FRIO.
      - simplesmente isso. Passei a maior vergonha com este fabricante do ES e até dei uma parada, e foi aí que eu conheci a REDELEASE.

      Mas não conheço esse tal de Siquiplas e por isso não aconselharia comprar os produtos deles até testar!
      Gostaria que eles me mandassem uma amostra dos produtos pra eu poder experimentar, porque só assim pra eu realmente indicar outro fabricante.
      Porque vai além de só ter o produto bom, é o lance de como embrulham, como é o envio, o preço etc etc

      Delete
    2. Já vieram me perguntar sobre este comentário no facebook, porque internet ne? Tudo é rápido! risos!

      Eu não sei se acredito que a resina da Redelease não tenha funcionado, porque, bem... a gente é blogueira e está acostumada com uns tipos de comentários e este parece meio "cara de anúncio" - o leitor geralmente não dá tanta informação pra compra, geralmente só posta o link da loja, mas enfim, vai que é?

      Quis acreditar que foi um leitor mesmo .. por isso respondi. <3

      ps. Se foi a loja quem postou, por favor, entre em contato conosco pra saber como funciona a publicidade aqui no blog, te garanto que funciona! <3

      Delete
    3. Bom dia! Meu nome é Nilton e fiquei triste por ter sido questionado no Facebook, mas feliz por você ter me dado o benefício da dúvida. Eu posto como anônimo pois não uso Facebook ou qualquer rede... Passei todos os dados da Siquiplas pois, como você, não gosto de deixar dúvidas. E como você mesma disse, você já teve problema com cura em dias frios e, por isso, optou pela REDELEASE, a minha primeira escolha. Talvez eu tenha dado azar com um lote antigo ou fora de especificação. Só quis ajudar e abrir outra porta. Fiz mal, desculpe (a história é real).

      Delete
    4. Hoje, com sol, fiz o teste com resina EPOXI, com e sem carga. Em poucas horas já posso tocar e não está grudenta. Então a resina EPOXI da Redelease é otima como você demonstra em seu ótimo texto. No entanto, continuo tendo problema com Arazyn. Não vou gastar + com ela, apesar de ser mais baratinha. Então é isso. Vim para ser justo, uma vez que fui questionado (com toda a razão). Obrigado por seu respeito e por seu tempo. Boa sorte!

      Delete
    5. Oi Nilton! Muito Prazer!!! Que carga você usou? calcita?

      e sobre o login, acho que pode te ajuadr: se você tem e-mail, dá pra fazer login com ele!
      O nosso blog aceita qualquer tipo de e-mail: gmail, yahoo, hotmail...

      Delete
  6. Olá, meu nome é Tammi, estou usando a resina cristal da rerdelease em peças de cerâmica, porém estou tendo problemas porque a resina esta craquelando...vc tem alguma dica para não acontecer isso..pode ser a temperatura?A resina é otima, mas esta sendo muito dificil de passar..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Tammi! Tenho sim!
      - Se a resina está craquelando pode ser que você esteja usando muito catalizador.

      Isso acontece com a resina sozinha. Qualquer resina se você usar muito catalizador fica estranha.
      Então, se você não estiver medindo as quantidades, meça.

      Se você já estiver usando a quantidade certa, pode ser que a cerâmica esteja afetando o processo da cura, então aí você precisa fazer uns testes. Tente usar um pouquinho menos e veja como fica.
      Anote as medidas para não se esquecer na próxima vez.

      - E mais uma coisa: eu notei que você disse "passar" como está passando? com um pincel? Se este é o caso, saiba que o melhor é DERRAMAR a resina e não passar, quando você passa com um pincel etc... fica marcas e pode ser que você esteja demorando na aplicação e a resina secando antes do tempo. Isso é outra coisa que pode afetar.

      Você tem fotos do que é que você está fazendo e de como ficou? Acho que ajudaria a entender melhor.

      Delete
  7. Olá! GOstei bastante de seu post e me esclareceu em alguns pontos em que estava com dúvidas. Muito legal ver outros fans compartilhando seus interesses e experiências! Seu blog também está muito bacana!

    Sou modelista e estarei testando pela primeira vez resina e encontrei esse site da redelease, mas ainda parece confuso pelo site. Grato pela ajuda!

    Se essa foto for você mesmo, você é muito bonita!

    Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Crysalles! Que bom que você tem curtido o site! <3
      Mas então, qual é a ajuda? As vezes quando a gente começa fica tudo confuso mesmo.
      Uma coisa que eu acho legal é que você também pode mandar um email pra eles, porque eles tem especialistas - e eles respondem! Achei muito bacana.

      - ah, e a foto sou eu sim, obrigada pelo elogio hehehe

      Delete
  8. Olá, Hairan:

    Eu gostaria de criar moldes de resina para a confecção de camarões artificiais de silicone (iscas artificiais), mas estou enfrentando algumas dificuldades, como segue:
    1) Por indicação de um conhecido, ele disse-me para usar resina poliéster com catalisador - (cola para laminação). Pois bem, feito o molde de gesso que serve como base e negativo da parte inferior do camarão de silicone (ORIGINAL), vem o momento de derramar a primeira camada de resina aproveitando o negativo criado pelo gesso, até aí tudo bem, não encontrei problemas nessa primeira etapa, a primeira parte da forma de resina foi criada com sucesso.

    2) Só comecei a ter problemas quando peguei aquele mesmo camarão usado no gesso, e que agora foi colocado na primeira forma de resina da parte inferior já pronta, para servir de base para receber a segunda metade de resina agora da parte superior, pois a indicação é para fazer as duas metades da forma no mesmo recipiente para não correr o risco dos camarões não se encaixarem corretamente. Após o tempo de espera do fabricante, ocorreu que as duas metades da forma se fundiram em um bloco sólido, aprisionando o camarão de modelo no seu interior e estragando o projeto.

    3) Pergunto: A resina para esse tipo de trabalho deve ser a poliéster mesmo, ou deverei adquirir outra, uma vez que no site da Redelease existem mais de 50 tipos de resina, e muito poucas informações da aplicabilidade de cada uma? Outra: Usei como desmoldante vaselina sólida, será que se fundiram pela falta de produto próprio? Última indagação: Será que colocando um papel manteiga besuntado de algum desmoldante entre as duas partes da forma, deixando apenas o espaço do camarão vago poderia dar certo? Estou um pouco frustrado, pois já gastei muito dinheiro com isso, e daqui a pouco infelizmente o projeto perderá sentido, tornando-se por demais dispendioso, sendo mais interessante adquirir as iscas em casa de pesca.

    Agradeço a atenção dispensada.
    Att,
    Carlos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, meu amigo Carlos, O seu problema não me parece que tenha muito a ver com o tipo de resina mas sim com o processo de fabricação do molde. E o seu problema me parece muito simples: falta DESMOLDANTE mesmo.

      A vaselina não dá conta. Inclusive, o molde inferiou soltou-se do gesso?

      Tanto a resina sêca, como o silicone sêco, têm o costume de fundir-se mesmo. Qualquer resina de qualquer tipo vai fazer isso. Não me parece que uma resina diferente vá fazer diferença já que você só quer um molde. (Aliás, dependendo da quantidade de detalhes você pode só fazer molde de gesso mesmo)

      COMO CORRIGIR O PROBLEMA: use um desmoldante próprio para a resina PVA. A redelease mesmo vende este http://www.redelease.com.br/lojavirtual/produtos/desmoldantes/desmoldante-pva-01-l.html

      PORQUE DÁ PROBLEMA?: A vaselina é um produto sensível a calor, vc pode ver que ela derrete na sua mão mesmo. E a resina quando está no processo de secagem (cura) provoca calor. Assim, ela acaba derretendo a vaselina e "tirando ela do lugar". A vaselina não dá conta de "segurar" um lado da resina do outro.

      INFELIZMENTE, realmente, o processo de moldes é caro, mas isso só no início, uma vez conseguindo fazer o molde com sucesso você vai conseguir um molde que dura a vida toda e bem detalhado! Assim, a longo prazo, você economizaria. Mas de início, é meio caro mesmo.

      Aqui tem um rapaz pescador meio maluco que diz que até manteiga serve, NÃO SERVE. Use desmoldante próprio pra resina Poliester (que foi o que ele mesmo fez e deu cero) -

      Eu trocaria o gesso que ele usa de base por MASSINHA de criança (plastilina) , assim, além de bem barato, eu não tenho que jogar fora, posso reaproveitar... (eu também comprei a minha na Redelease)

      Fora essas duas coisinhas, o tutorial dele está bem explicadinho.

      PARTE UM: https://www.youtube.com/watch?v=jJzMoHrafVs

      PART DOIS: https://www.youtube.com/watch?v=G8L-RNUSSCE

      MAIS UMA DICA FINAL. Essa resina que secou você pode reaproveitar. Ela NÃO TEM como ser derretida de novo, mas você pode usar quebrada em pedaços nos cantos dos molde pra dar volume e usar menos resina liquida. E funciona como você já sabe> a resina nova liquida vai secar e se fundir com os pedaços já secos.

      Gostaria de saber como foi depois de usar o desmoldante e ver como ficou o seu resultado. me mande fotos! <3

      Delete
    2. Hairan,

      Quero te agradecer a gentileza de ter lido com tamanha atenção todo o meu imbróglio kk. Pessoas assim como você, sempre dispostas em querer bem ajudar os demais, é algo que realmente me surpreende tamanha a frieza do ser humano contemporâneo. Logo de cara vê-se que a sua simpatia cativante mesclada com seu conhecimento de causa, traduz claramente o sucesso do seu blog, meus parabéns.

      Quisera poder te conhecer pessoalmente e formular uma nova amizade, mais ainda que a amizade perdure apenas pelo meio virtual, ainda assim será para mim um grande privilégio.

      Pois bem, respondendo a sua pergunta: Sim e não, para conseguir desenformar a base de gesso com a primeira parte da forma de resina, tive que forçar um pouco com uma espátula fina bem devagar, mas ainda assim lascou um pouquinho a forma de gesso.

      E sobre a utilização do molde de gesso nesse projeto, não sei se seria vantajoso em longo prazo, pois me parece que ele acaba sendo esmagado pela pressão da introdução do silicone ao molde (segundo alguns relatos de pescadores), a fim de expulsar as bolhas de ar.

      Sobre a questão da especificidade da resina: Logo de início pensei da mesma forma, já que seria apenas para uma simples fôrma, mas como notei que existiam diversos tipos e diversas formulações, acabei ficando em dúvida. Mas vou botar um ponto final na questão da resina, já que estou plenamente ciente que o problema estava no desmoldante.

      Outra coisa, ainda dentro da questão da resina: Ouvi dizer (o galo cantou), que eu poderia adquirir a massa plástica (resina poliéster + carga mineral), e diluir um pouco de resina poliéster pura a essa massa para ficar menos dispendioso. O que você acha dessa opção? Dependendo da sua resposta vou degolar esse galo kkkk. Brincadeira!

      Pois é, a vaselina foi minha grande vilã. Vou deixar ela separada para servir apenas de lubrificante de metais, molinetes etc. Sobre a questão financeira envolvendo os moldes, eu não me importaria tanto se não tivesse visto o meu trabalho sendo perdido, mas agora estou ciente que posso reaproveitar em parte a resina endurecida, o que é muito interessante e ecologicamente correto também, por que não!

      O pescador meio maluco foi show de bola, ainda bem que dizem que ele é bom pescador, menos mal. Ah, fiquei espantado com seu olho clínico, como é que conseguiu pelo vídeo descobrir o segredo guardado a sete chaves. To de queixo caído.

      A ideia da massinha já está imediatamente sendo providenciada, só queria saber se há a necessidade de ser de algum modelo especial da Redelease e outras lojas do setor, ou se pode ser da que encontramos em casas de festa mesmo?

      Prometo que assim que conseguir o resultado final desejado, passarei para você todo o trâmite via fotos, desde a finalização da fôrma até a etapa final com os camarões de silicone sendo desenformados. (SÓ NÃO PODERÃO IR PARA A PANELA, KKK.)

      Beijos e obrigado mais uma vez.
      Carlos.

      P.S: Acho que o login do Google está saindo no nome do meu Pai, perdão.





      Delete
    3. Olá Carlos, Muito prazer!
      Primeiro: MUITO OBRIGADA pelos elogios!
      É pra vocês que o H-Sama Blog é feito e estamos aqui no mundo pra repartir: conhecimento, cultura, amor, não é verdade? <3


      Então respondendo às suas perguntas:
      1. A Plastilina que eu uso é a da Redelease. Eu acho muito boa, pega bastante detalhes é fácil de amassar e vem UM KILO. Mas no seu caso, como é só pra segurar o molde, não precisa. Qualquer plastilina serve mesmo as coloridas de criança. Agora atenção: tem “massinha” que NÃO É PLASTILINA, então você precisa ler a embalagem pra checar.
      Tem umas, tipo play-doh que são de amido. As de AMIDO NÃO FUNCIONAM porque elas secam, dão bolhas, deformam e não podem ser reaproveitadas. Só as massinhas plastilina (as a base de óleo) é as que servem pois não secam. (Mas mesmo assim, guarde dentro de um recipiente com tampa – eu uso pote de sorvete)

      Aqui tem mais informação sobre a plastilina: http://www.h-sama.com/2014/04/plastilina-tipos-e-usos.html

      2. Porque eu tenho a da Redelease? Porque é uma marca que eu já conheço, vem em grande quantidade, tem uma cor só, é boa pra fazer detalhes caso eu queira fazer uma escultura e TAMBÉM serve pro uso geral, então eu a prefiro. É gosto.

      3. Eu achei o pescador-maluco genial! Falo maluco no bom sentido! Eu também sou maluquinha... Agora, cada pessoa tem o seu jeito, né? Se pra ele está funcionando daquele jeito, beleza... time que está ganhando não se mexe! Mas eu faria um pouquinho diferente... E também não pisaria no molde. Sei lá, não sei se precisa. Aqui tem um vídeo muito bom ensinando a fazer um molde usando a massinha e silicone. É basicamente a mesma técnica. Só que no lugar do silicone do molde vc usa resina, e no lugar da resina da peça, você está usando uma peça de silicone. (é o inverso mas a técnica da massinha é a mesma)

      https://www.youtube.com/watch?v=M9YAT1EDWQ8


      4. MASSA PLÁSTICA: Eu não sei os ingredientes da massa plástica. A Massa plástica não é a de fazer reforma em carro? Se sim, já usei e não serve.
      Agora, Resina + Carga serve pra deixar a resina mais resistente... No caso do pescador-maluquinho eu achei brilhante o fato dele usar talco, embora a calcita seja BEM barata.
      Não sei se há uma economia grande aí não.

      5 . Não entendo nada de pescaria, mas quem sabe você poderia usar um pouco de corante que brilha no escuro. Aqui tem outro vídeo legal cheio de dicas
      https://www.youtube.com/watch?v=I95pNA-Falk

      6. Agora só mais uma coisa que eu andei pensando: notei que os camarões parecem que tem a barriga quase lisinha sem as perninhas, precisa mesmo fazer DUAS PARTES de molde? Não pode só fazer a metade de cima? Será que o peixe vê isso? Eu não entendo NADA de pescaria, mas me parece que muito mais trabalho só pra isca ficar bonitinha. Será que só metade já não dá?

      Delete
  9. E aí Hairan,

    Desculpe-me a demora na resposta, mas vou confessar que foi proposital e que ainda não estou maluco de todo, só em parte, rs. Deixei passar esses dias para poder te dar uma posição mais acertada das batalhas travadas com a resina poliéster da Iberê, silicones de muitas marcas e por aí vai.

    Bem, a bendita fôrma de resina poliéster desmoldou com sucesso dessa vez. Usei várias camadas de cera desmoldante – (tec glaze), e duas camadas de desmoldante PVA. Alguns camarões também saíram da fábrica. TUDO DEVIDAMENTE FOTOGRAFADO EXCLUSIVAMENTE PARA VOCÊ.
    Não vou dizer que as fôrmas saíram da “linha de produção como as ANTIGAS BRASTEMP”, e muito menos os camarões, mas vou te falar que o progresso foi grande, muito pela sua ajuda e também pela minha persistência. E aja persistência, hein!

    Detalhe muito importante: não gostei da aparência das fôrmas em resina poliéster (não gostei nem um pouco), elas não ficaram com a aparência das formas do pescador maluquinho (vulgo bugiganga). Notei através de algumas fotos que a precisão dos detalhes da forma dele é muito mais realista, percebe-se claramente que os camarões ganham nos detalhes, nos contornos e coisa e tal. Com certeza ele está empregando algum outro material nas formas dele, pois são robustas como pedra, bem lisas e lineares, coloridas e ricas em detalhes. Só o seu olho treinado para descobrir o tipo de resina e demais aditivos.

    Ainda nesse contexto, achei que as formas que confeccionei em resina poliéster ficaram muito rugosas, com um aspecto esbranquiçado, pouco lisas e com algumas partes um pouco deformadas (talvez pela catálise). Não sei se estou muito crítico, mas tenho plena convicção que a riqueza dos detalhes do camarão é que faz toda a diferença numa pescaria, além do movimento da isca na água e do baixo odor de borracha, fundamental.

    Respondendo algumas das perguntas:

    Ele pisa na forma, segundo ele, para tirar o ar do silicone e dar um formato melhor ao camarão. Bom, eu pisei e não consegui expulsar o ar dos camarões.

    Ingredientes da massa plástica da Iberê: Resina Poliéster, cargas minerais e demais aditivos. E sim, ela é usada no reparo da lataria para corrigir amassados e tal.

    Eu não consegui achar o talco industrial e nem a calcita a venda aqui no Rio de Janeiro – Barra da Tijuca, desse modo, por aconselhamento do próprio pescador maluquinho, eu usei maisena no lugar do talco para reforçar o molde.

    Sobre o formato dos camarões é o seguinte: realmente é necessário a forma ser bipartida por um simples motivo, o engate do anzol na isca. Para poder transpassar o anzol com chumbo é necessário que o camarão seja curvilíneo, com a parte da dorsal mais alta, senão não conseguimos entrar com o anzol e dar a volta e sair com ele do outro lado.

    Tenho uma pergunta em função de um grave defeito no projeto, a famigerada presença de bolhas de ar no camarão de silicone finalizado. Pergunta: Como faria para mesclar o corante, o glitter e demais ingrediente ao silicone sem jogar ar para dentro do produto? Notei que o movimento em espiral (mexer os ingredientes), faz com que entre ar na mistura. Será que existe algum aditivo para suprimir essas bolhas? Ou haveria alguma técnica para diminuir esse fenômeno. Ou melhor, UM TOQUE FEMININO NUMA BRICANDEIRA MACHISTA, RSRS.

    Como faço para te enviar as fotos?

    Beijos,
    Carlos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que deu certo!
      Ah então o formato do camarão influenciaa! Bom saber! Jamais saberia!

      -------
      Como assim não gostou da aparência dos moldes?? Eu preciso ver as fotos mesmo.
      Mas assim sem olhar posso apostar numas coisas:

      1. O cara já faz molde há algum tempo, experiência pesa em tudo, e aqui não seria diferente. Tenho certeza que os seus próximos moldes serão melhores!

      2. Qualidade do original a ser copiado. Não sei como eram os seus camarões originais, mas eles precisam ser muito bons para você conseguir copiar e ter camarões muito bons saídos da forma. Não tem como copiar uma coisa sem detalhes e esperar que o molde seja detalhado.

      Agora, se a peça original TEM detalhes e a cópia não tem, pode ser porque:
      1. O molde foi mal feito;
      2. O silicone não foi até o final do molde e, onde ficaram bolhas, deformou a peça final.

      --------
      Infelizmente eu não conheço muitas técnicas eficazes de evitar bolhas de silicone não,..
      Que tipo de silione você está usando?

      Eu uso o líquido... Vi gente que mexe bem divagar e aguarda a cura começar pra bater o molde, assim, as bolhas "sobem" e ficam fora do molde...

      Mas esses silicones de construção costumam ter cura muito rapida (secagem rapida) e são bem grossos... por isso essa técnica não funciona, já que as bolhas não tem tempo e nem força de subir.
      O que eu acho que ajuda mais é espremer mesmo como o rapaz faz com a ampola...

      Uma vez eu fiz um molde de gesso para uma aplicação de silicone de contrução e, usando as mãos, eu apertei o silicone no molde pra ele ENTRAR bem... (acho que o ideal seria usar luvas)

      Outra coisa que ajudou foi fazer aos poucos... coloquei um pouco de silicone, espalhei bem em todo o molde, tipo untar uma forma de bolo.... esperei secar e depois completei com mais silicone.
      Só assim pra não ficar com muitas bolhas.
      - agora as bolhas dentro das peças TALVEZ se você usar um palito pra "puxar" cada uma pra borda... mas não sei, tem que experimentar.

      - se tem aditivo não conheço, gostaria :)

      Você tem facebook? Pode postar na nossa linha do tempo. Se não, o email é hsamablog@gmail.com

      Delete
  10. Olá Hairan,

    Não tenho Facebook, mas vou digitalizar as fotos e te mando por e-mail o mais pronto possível.

    Pois é, experiência é tudo nessa vida, mas neste caso em especifico "acredito" que ele esconda "alguns segredinhos" nesse processo de confecção da fôrma. Nada que denote o seu trabalho, muito menos venha desmerecê-lo. Tanto é que o vídeo dele serve de exemplo para a maior parte da comunidade de iscas artificiais de camarão do Brasil. Todos tentam imitá-lo, eu inclusive.

    Como falei, esperava um melhor acabamento dos moldes de resina poliéster, me parece que no processo de catálise (não sei ao certo), a resina poliéster deforma o camarão de silicone fazendo a forma sair levemente do modelo original ou a própria resina sofre algum tipo de deformação, coisa que já não acontece na fôrma de gesso. Veja, essa foi uma avaliação meramente especulativa.

    Em contrapartida, eu achei que o molde de gesso ficou muito bom, notei nele todas as reentrâncias do camarão, incluso o formato da coluna vertebral e a cauda muito alinhada, bem fiel ao modelo original de camarão comprado em loja.

    O ponto negativo é que realmente o gesso não me parece a princípio o melhor dos mundos para a confecção do camarão artificial caseiro, pois não se pode pressionar com força o silicone contra a forma senão ela se estraga, e também tem o fato do camarão sair da fôrma sem brilho, afastando as melhores oportunidades de fisgadas dos peixes.

    O silicone líquido que você está se referindo por acaso seria o PLASTISOL? Se for ele, eu o considero um espetáculo de material para a confecção de iscas, tendo em vista os inúmeros trabalhos que pude visualizar no YouTube, só que ainda não dispomos dele aqui no RJ, tendo que trazê-lo de São Paulo, o que acaba por encarecê-lo e torná-lo um tanto quanto caro para ao que se destina.

    Sobre a técnica de espremer o silicone, vou tentar colocá-lo dentro de uma seringa de cateter e ver os resultados. Não se preocupe que te manterei a par de tudo.

    Att,
    Carlos.


    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha, pode ser viu?
      O camarão original pode sim ter sido afetado pelo calor na hora da secagem, porque a resina libera calor.
      Como está o camarão original? Você nota alguma coisa diferente?

      - sobre o gesso: eu odeio gesso. com todas as forças, mas sempre que estou testando molde eu uso gesso porque é bem barato. vou fazendo só em gesso até acertar...


      - Sobre o silicone: não. Eu uso o silicone da Redelease tbm. Mas ele é liquido acho que vc teria mais dificuldade....

      Eu percebi que TODO MUNDO usa o tal de plastisol... nunca experimentei... por ser de construção eu sempre tive meio medo. Ja que uso silicone na pele... Mas uma vez usei aquele de vedar banheiro e não deu em nada, ele só é mais duro....
      Aqueles silicone de vedar banheiro que vem em bisnaga não serviria também pra vc testar o molde?
      talvez não fosse tão flexivel como o plastisol mas sei la... é mais barato e bem transparente e meio flexivel. Pelo menos você não torra o dinheiro todo

      Se TUDO der errado e as iscas ficarem opacas vc pode usar um pouquinhozinho dele por cima só pra dar brilho, imagino que teria que esfregar com o dedo mesmo.

      usei pra as proteses da bochecha dessa fantasia medieval
      http://3.bp.blogspot.com/-f5Rfxh2nHTE/VNbQz6cnBuI/AAAAAAAAghg/7OYivS-LvF8/s1600/tiefling%2Bhalf%2Bdemon%2Bcosplay.jpg

      Delete
  11. Olá Hairan,

    Desculpe o atraso na resposta, mas meu computador ficou na assistência técnica esses dias, e as fotos estavam digitalizadas nele, por isso ainda não havia remetido a você.

    Não gostei muito da qualidade das fotos, desse modo vou te mandar estas e depois vou tirar umas com a minha câmera digital para uma resolução mais aprimorada.

    Segue então estas fotos mais antigas por e-mail.

    Obrigado pela atenção dispensada.

    Att,
    Carlos.

    ReplyDelete
  12. Olá Hairan,

    Estou colocando resina no chão dos corredores do meu prédio. O cheiro fica muito forte? Qual o risco? Ela será colocada a noite e solicitei que os moradores não utilizassem os corredores entre 22h e 3h da manhã. É razoável?

    Desculpa a simplicidade da pergunta e já percebi que vc entende muito do assunto em diferentes frentes.
    Aguardo seu retorno.
    Abs
    Eliane Birman

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Eliane.
      Primeiramente: existem vários tipos de resina.
      Que resina você vai colocar no chão???????? Pode dizer nome e marca? Se puder mandar link também ajuda.

      Não sei que resina você vai colocar, mas no geral, o cheiro é bem forte mesmo durante a aplicação, então, o aplicador precisará de máscara e luvas.

      Eu não sei se de 22h às 3h é suficiente. Eu CHUTARIA que não, mas não sei como é essa resina, é preciso ver nas instruções dela.

      A que eu uso é 24h para ficar 100%. Isso porque ela pode ficar marcada, com marcas de dedo etc...

      Ah, e mais uma coisa: se cair pelo, cabelos, sujeira, vai ficar dentro da resina.Não sai não.

      Delete
    2. Fora também que depende da superfície que a resina é aplicada.
      Pedras, por exemplo, "chupam" a resina e GERALMENTE a resina precisa ser aplicada em MAIS DE UMA CAMADA.
      Pesquisei a Acrilica da Suvinil só pra te dar uma ideia de tempo. Este fabricante indica Secagem em área de Circulação de pessoas de 48hs
      E de Circulação de veículos: 120hs
      Se for sobre Suvinil Piso é 72hs (não tenho ideia do que seria piso suvinil)

      E cada demais deve ser feita com INTERVALOS DE 6H entre cada aplicação, ou seja, me parece pouco o tempo que você falou.

      Delete
    3. Fora também que depende da superfície que a resina é aplicada.
      Pedras, por exemplo, "chupam" a resina e GERALMENTE a resina precisa ser aplicada em MAIS DE UMA CAMADA.
      Pesquisei a Acrilica da Suvinil só pra te dar uma ideia de tempo. Este fabricante indica Secagem em área de Circulação de pessoas de 48hs
      E de Circulação de veículos: 120hs
      Se for sobre Suvinil Piso é 72hs (não tenho ideia do que seria piso suvinil)

      E cada demais deve ser feita com INTERVALOS DE 6H entre cada aplicação, ou seja, me parece pouco o tempo que você falou.

      Delete
    4. A resina acrílica da Bautech seca mais rápido e pede intervalo menor entre as demãos... mas não sei se é tão boa:
      Secagem ao toque: 6 horas
      Tempo entre demãos: 4 horas
      Demãos: 2 (duas)

      http://www.bautechbrasil.com.br/produtos/pinturas-especiais-e-complementos/bautech-resina-acr%C3%ADlica-multiuso

      Eu sugiro que no seu caso o mais certo é ler as instruções do fabricante com atenção, e, caso você tenha mais dúvidas, mandar um email pra ele.

      Delete
  13. O lá, o brigada pelas dicas. Gostaria de saber que dicas tem para evitar as bolhas no epoxi após a solidificação.
    Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, o problemas das bolhas você tem que lidar ANTES de secar.
      umas vez a peça solidificada / curada, não tem muito o que fazer.

      PARA RESOLVER PROBLEMAS DE BOLHAS NA RESINA APOS A SOLIDIFICAÇÃO:
      1. lixar a peça
      2. cobrir a imperfeições restantes com massa epoxi ou outra massa e lixar de novo.
      3. pintar

      PARA EVITAR BOLHAS NA RESINA
      1. evitar chacoalhar a garrafa / pote de resina
      2. não mexer muito rapido na hora de misturar a resina e catalizador
      3. se você tiver acesso à uma câmara de vácuo, use-a; Isso retira 100% das bolhas;
      4. despejar a resina vagarosamente no molde;
      5. dar umas batidinhas no molde para que as bolhas da resina atinjam a superfície
      6. rezar.

      Outra coisa que ajuda, se a peça tem muitos detalhes é antes de despejas a resina no molde, passar a resina com pincel por sobre os detalhes da peça pra garantir que o liquido entre em todas as reentrâncias. Só então depois você cobre com o restante da resina.

      Delete
    2. AH! Só mais algumas coisas que podem estar dando bolhas nas suas peças...

      1. Resina ruim/ velha / vencida. Pode dar muita bolha
      2. sol. A resina sendo armazenada em local com sol ou o molde ou peça sendo curado no sol pode dar bolhas
      3. Você está usando argila? Se você estiver usando argila ou uma clay a base de água, FATALMENTE a sua peça dará bolhas, não importa o que você faça.
      Vi o caso de um rapaz que comprou uma clay para fazer a escultura e molde, e você poderia jurar que era uma clay oleosa, mas ele mandou um email pra loja que o vendeu, e confirmou que era na verdade, uma mistura e tinha parte de água na massa.
      Isso destruiu vários moldes dele infelizmente. Se você usa argila ou outra clay a base de água, ou se o local está muito úmido, pode dar bolhas também. Infelizmente.

      Infelizmente eu não tenho como te dar uma dica do tipo: "faz isso que é garantido" - você vai ter que fazer os testes e ver o que você está fazendo de errado ou se a resina é o problema ou se o molde é o problema.
      Se quiser mandar fotos, ajuda a gente a visualizar!

      Delete
  14. H-sama! Muito obrigada por esse post, me tirou muitas duvidas mas não uma. Seguinte, vou fazer cosplay da Madoka Ultimate e queria fazer a asa dela com transparência assim como no anime, pensei em resina cristal mas será que da ruim de ficar muito frágil? Se sim o que eu poderia usar? x.x

    ReplyDelete
    Replies
    1. hey Letícia, eu não tenho ideia de como sejam as asas dela. Mas não imagino como uma asa de resina iria ficar. Eu não faria uma de resina MESMO! JAMAIS.
      Leia como fazer a fantasia de fada tinkerbell que lá ensinamos a fazer asas transparentes. Talvez te ajude.

      Delete
  15. OI BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE ESSA OPÇÃO PARA SUBSTITUIR A RESINA DA GATO PRETO SÍ ENCONTRA
    ASSIM EM QUANTIDADES PEQUENAS E SE ACHO EM SALVADO-BA.OBRIGADA

    ReplyDelete
    Replies
    1. Só tem pequena.
      Pra grandes quantidades é o que eu falei de usar a resina cristal normal. Eu indico a da Redelease e ainda entregam em casa.
      Sobre vender em salvador imagino que sim porque é capital mas pesquise no site da empresa Gato Preto, eles vão poder te informar pontos de vendas.

      Delete
  16. Olá, tudo bem? Eu queria fazer uma pedra rosa, mas não encontrei corante translúcido rosa... será que dá para fazer com vermelho ou talvez uma mistura de cores? Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. No caso que tipo de pedra é?
      Vc pode usar vermelho + branco e fazer uma opaca
      Vc pode usar vermelho + branco e mini quantidades e fazer uma translucida
      Ou pintar com esmaltes depois de pronta como eu fiz neste post.

      Delete
  17. Consigo dissolver uma resina velha (está com aspecto de mel) usando solvente? Ela vai curar normalmente depois?

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi tudo bem, não tem nada a ver a cor da resina com a idade, ou pelo menos não deveria ter. Dá uma lida na matéria pra ver a diferença.
      Mas você pode dissolver sim, PORÉM, pode sim interferir. precisa fazer um teste.
      No geral elas duram um longo tempo e não precisa dissolver.
      E pode ser também FRIO. está frio aí? Elas parecem engrossar no frio mas depois voltam ao normal.

      Delete
  18. Olá, H-Sama! Já faz muito tempo desde que entrei no blog pela última vez estou surpreendida com a variedade de coisas que vc vem postando, então parabéns!! ♡

    Eu vou fazer um cosplay de Shadowhunters esse ano e isso significa fazer a minha seraph blade e a da minha amiga também. Tinha planejado fazer de resina de poliéster porque precisa ser transparente, mas esse post me deixou na dúvida. A lâmina é grossa, tem quase 4cm de espessura,mas também tem 40cm de comprimento. Acha melhor usar a resina cristal comum ou a de poliéster funciona bem?

    ReplyDelete
    Replies
    1. poxa acho que em nenhum dos casos é indicado pois ficaria frágil....
      porém Acho que o pessoal está fazendo de resina mesmo, mas eu acho que é caiu no chão quebrou.

      estão lindas!!! Transparente assim só da cristal

      Delete
    2. ou poliester transparente. que é chamada de cristal tbm

      Delete
  19. Esqueci de perguntar uma coisa: se eu lixar a resina cristal do mesmo jeito que se faz pra lixar placa de acrílico (com lixas fininhas, aquele creme branco e paninho), compromete a transparência?

    ReplyDelete
    Replies
    1. SIM. e compromete a do acrilico também.
      ambos ficam brancos ou esbranquiçados.
      Você tem que fazer uma lâmina do jeito que vc quer, BEM LISINHA, depois o molde do negativo da lâmina e depois preencher o molde com resina. Só assim para conseguir o efeito.

      Delete
  20. Olá! Gostei muito do seu post mas fiquei confusa sobre a diferença entre a resina epóxi e a resina de Poliéster. Qual a diferença entre elas e qual a dificuldade de cada uma? Obrigada :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi, a diferença é o material mesmo. Em alguns casos você vai precisar usar uma porque a outra não é compatível. Você precisa saber o que pretente fazer e com que materiais vai trabalhar antes de comprar. :)

      Alguns materiais quando em contato com a resina podem reagir de forma negativa. Como amarelar ou corroer.

      De grosso modo a epoxy é mais dura e resistente à compressão, peso, e mais facil de aplicar em areas mais umidas...embora ainda não seja ideal.

      a de uretano é mais macia e elástica, sendo mais resistente à dobras e arranhões. Também resiste bem a baixa temperatura, como congelamento, também é usada em maquinario de laticíneos....

      então se vc está na duvida de qual escolher, eu infelizmente não posso te dar uma resposta porque não tenho ideia do que vc pretende fazer. Mas em caso de cosplay ou pequenos artesanatos, no geral, as duas não tem diferença pro pequeno artesão. :)

      Delete
    2. Poxa muito feliz pela resposta e tão rápido! Eu quero fazer pinturas com a resina. Já é muito comum nos USA e Australia, se chama Flow Painting mas tudo que eu vejo é resina epoxi. O problema é que a Redelease explicou que a epoxi não aceita tão bem pigmento como a Poliester. E os testes que eu fiz com a Poliester ,e desanimaram um pouco pq ela deixa textura na superfície por conta da retração natural durante a cura. Eu teria que lixar pra deixar a superfície lisa. Já com a epoxi pelos vídeos que eu vi a superfície fica perfeita e lisinha. Então queria saber sua opinião sobre qual seria melhor neste caso e se vc tentou usar pigmento na epoxi e se precisou de um soprador térmico ou tocha..?

      Delete
    3. olha, eu nunca tive problemas com nenhuma em relação a superfície... mas vou te confessar que nunca vi flow painting só com resina. Deve ficar sensacional!

      Não sei se vc já tentou, mas já experimentou fazer tudo na tinta accrilica, deixar secar e DEPOIS das uma camada de resina transparente?

      Se ainda não, acho que vale o teste....
      Eu só vi com tinta acrilica sobre tela mas se vc quer com uma base de resina acho que vc poderia até dar uma camada de resina antes de tudo, com o pigmento que você quiser, e aí deixar secar, pintar por cima e depois finalizar com mais resina, mas incolor. (aí vc incapsularia e acredito durar bem mais)

      Delete
    4. ou ainda, usar a de poliester no que vc quer, e depois dar uam camada fina da transparente por cima só pra deixar a superficie como vc quer.

      Delete
  21. Bom dia passei a resina mas em 1 dia e meio ela ta pegajosa . Sendo que em alguna locais secou ...

    teria algo a fazer pra secar ou ela não vai curar?
    Pra remoção da mesma o que fazer?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa cara, eu sinto a sua dor...
      Se ela está pegajosa é porque a cura não foi eficaz. Deve ter faltado catalizador ou está frio aí onde vc mora? chovendo? isso afeta.

      O que vc está fazendo? aplicou a resina aonde e que tipo de resina foi?

      Delete
  22. oi tudo bem? eu fiz um anel com a aprre de cima de vidro liquido e preciso moldar um pouco ele tem umas pontas indesejadas nele, se lixar ira ficar fosco? nao quero estragar ele mais prexiso tirar essas pontas, oque posso usar para nivelar ele e deixar liso sem pontas e continuar transparente?
    obrigado desde ja pela sua atençao :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. O vridro liquido é um tipo de resina que eu sinceramente não tenho tanto costume de trabalhar. No geral, as eu vejo as meninas lixarem os cantos e não acho que afetou tanto a transparencia.
      Vc também pode cortar com um alicate e lixar minimamente.
      Mas em se tratando de resina, eu diria que ficaria meio fosco sim.

      Outra alternativa é colocar mais resina por cima, encapsulando tudo.
      Video mostrando encapsulamento> https://www.youtube.com/watch?v=guyfEee17L0

      compartilhe esse artigo na sua linha do tempo pra ajudar a divulgar o site <3

      Delete
    2. muito obrigado você me ajudou bastante, vc e incrivel, continue sempre com seu otimo trabalho ^-^

      Delete
  23. Olá parabéns pelo post foi esclarecedor. Para uma chapa de 1 a 2 mm de espessura transparente, em termos de melhor resistencia você recomenda qual produto? poliester cristal, vidro líquido ou verniz cristal? A resina de poliester cristal é diferente da resina acrílica ?(http://www.dentalcremer.com.br/produto/500189/resina-acrilica-liquida-jet-classico100494) Se conhecer a resina acrílica vc poderia comentar suas impressões? Obrigado. DVJ

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Boa tarde, No que você vai usar essa placa?

      O link que vc me passou é de uma marca dental.
      Não trabalho com materiais dentais. - Já fiz uma prótese pra filme, mas foi só isso...

      Não tenho conhecimento com resinas dental. Se a Loja quisesse me mandar um litro pra testar eu adoraria! Acredito ser mais forte, né?

      ACREDITO que seja parecida com a resina acrilica usada em unhas. E essa eu já usei e também é segura para ser usada no corpo humano - se é o que vc quer.
      No caso da resina acrílica dental e da de unhas, ambas eu não sei como você faria uma chapa de 1mm. Acredito que teria que prensar entre vidro?


      Achei um site que poderia te explicar muito melhor do que eu: http://dentopolis.blogspot.com/2015/10/resina-acrilica-autopolimerizavel.html

      Delete
    2. OLá, na verdade estava a procura de uma resina para fazer protótipos de peças mecânicas em acrílico, pois acreditava ser mais resistente e como a peça tem que ser transparente, achei que fosse o material ideal. Neste momento me deparei com essas resinas acrílicas odontológicas, e também penso que são mais fortes......MAS AÍ encontrei o seu post falando do poliester cristal e descobri que existe também o epoxi transparente......AÍ já era fiquei com uma baita dúvida de qual usar....rs. ...SIM eu percebi nestes estudos pela net que eles usam o vidro como molde para chapas de acrílico. Enfim agradeço sua atenção e o seu tempo em ler e escrever. grato DVJ

      Delete
    3. ah então acredito que a de dentes seja mais resistente, porém não sei se tem transparente, deve ter.
      A de unhas tem.

      Porém a resina cristal eu ACHO que não ficaria muito forte com 2mm. Desculpa não poder ajudar.
      Quem sabe com 2mm vc poderia encomendar uma placa de acrílico?

      Delete
  24. Olá parabéns pelo post foi esclarecedor. Para uma chapa de 1 a 2 mm de espessura transparente, em termos de melhor resistencia você recomenda qual produto? poliester cristal, vidro líquido ou verniz cristal? A resina de poliester cristal é diferente da resina acrílica ?(http://www.dentalcremer.com.br/produto/500189/resina-acrilica-liquida-jet-classico100494) Se conhecer a resina acrílica vc poderia comentar suas impressões? Obrigado. DVJ

    ReplyDelete
  25. Olá parabéns pelo post foi esclarecedor. Para uma chapa de 1 a 2 mm de espessura transparente, em termos de melhor resistencia você recomenda qual produto? poliester cristal, vidro líquido ou verniz cristal? A resina de poliester cristal é diferente da resina acrílica ?(http://www.dentalcremer.com.br/produto/500189/resina-acrilica-liquida-jet-classico100494) Se conhecer a resina acrílica vc poderia comentar suas impressões? Obrigado. DVJ

    ReplyDelete
  26. Oi.Gostaria que vc me tirasse uma dúvida! !! As vezes confecciono algumas peças em resina cristal e elas ficam com uns pó tos esverdeados. Isso acontece muito raramente. Mas torna-se um transtorno . Como se estivesse oxidando. Vc sabe porque isso acontece? Obrigada pela sua atenção!

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi, Jack, isso é bem estranho pra mim. Porque a resina cristal NÃO deveria ter cor nenhuma. MUITO ESTRANHO.

      assim, no chute, eu diria que o seu molde está sujo?
      ou quem sabe alguma coisa está caindo na resina molhada enquanto a peça seca?
      ou ainda será que ela está reagindo com alguma coisa na peça?

      Não sei.
      Você poderia me falar mais sobre as suas peças? O que são?
      Como você as faz? que tipo de molde usa? a resina é velha?
      tem metal nela?
      pode mandar fotos?

      Delete
  27. Oi queria entender porque as vezes as minhas peças feitas com resina cristal ficam com pontos esverdeados. Como se ficassem envelhecidas.O que faço para evitá-los?

    ReplyDelete
  28. Vim parar aqui procurando por resinas e amei o post... me esclareceu muitas dúvidas, mas uma em especial eu não consigo solucionar: vou fazer um molde e utilizar resina pra fazer um objeto. entrei no site da redelease e vi que a cristal é incrivelmente mais barata que as outras. Porém, quero meu objeto "fosco" e com a aparência de sólido. Você sabe me dizer se eu passar tinta acrilica normalmente por cima do objeto feito em resina cristal a transparencia dele some?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, que bom que curtiu. Mas eu não sei se entendi a sua pergunta.
      você quer fosco ou não?
      Sobre o objeto ficar sólido é só encher o molde.

      Vou tentar responder a sua pergunta!

      Se você pintar um objeto ele é coberto por tinta.
      Se a sua tinta tiver transparência o objeto continua transparente.
      Se a sua tinta for opaca ele ficará 100% opaco.

      PORÉM, tem 2 coisas que você pode fazer.
      1. se vc quer uma coisa transparente porém FOSCA vc pode usar verniz fosco. Assim ele continua transparente mas perde o brilho, fica fosco, matte. Tem até verniz que imita vidro jateado. Eu usaria o spray.

      Imagem: http://www.tapplastics.com/uploads/products/acrylic_p95_clear-xl.jpg

      2. vc pode DILUIR a tinta em um pouco de verniz liquido e assim manter a transparência do objeto com qualquer tinta que você quiser.

      3. você também pode misturar só um pouco de corante na resina, menos que um pingo mesmo e depois cobrir com verniz matte.

      http://2.bp.blogspot.com/-xZXVKrRz5BM/UxKAplaCjDI/AAAAAAAACfI/CaDGVOsRm5M/s1600/PicMonkey+Collage111222.jpg

      Delete
    2. é, acho que eu que me expressei mal mesmo ahahha. Quis dizer que pretendia usar resina PU, para deixar o molde com um determinada cor, sem transparência, como, por exemplo: https://tsatsablog.files.wordpress.com/2014/12/20141219_170018.jpg
      mas é bem caro então pretendo fazer em resina cristal e pintar com tinta spray... no maximo colocar um primer antes, imagino que de certo. Muito obrigado pela ajuda <3

      Delete
    3. sempre que vc PINTA a resina ela pode descascar. Mas dá pra pintar.

      O ideal é PIGMENTAR a resina ainda liquida e aí ela seca com a cor dentro dela. Sendo branca vc tbm pode usar carga que é a calcita.

      Delete
  29. Olha pessoal fui tentar fazer um molde e cheirei esse liquido por cerca de 20 min apos isso senti falta de ar e pressao baixa e queimaćao o cheiro é muito forte mesmo impregna no ambiente todo agora to no hospital aguardando uma ajuda.

    Tomem muito cuidado proďuto altamente toxico.

    Bryan

    ReplyDelete
    Replies
    1. ai, Bryan, ÓBVIO que não é pra cheirar produto quimico. ne?
      Pelo amor de Deus. Melhoras e da próxima vez siga as instruções do produto em usar máscara e fazer em local ventilado.

      Delete
  30. Ola,
    estou fazendo um trabalho em resina e as peças tem ficado com muitas bolhas na superficie, bastante irregulares e não ficam totalmente transparentes! Eu tenho lixado e polido para ficar bom, mas precisava que as peças saissem do molde lisinhas e transparentes, sem precidas lixar! É possivel? O que pode estar dando errado? Acha que esses materiais alternativos funcionariam melhor?
    Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi, acredito que vc esteja mechendo muito e nisso criando bolhas na hora de misturar. tente fazer de maneira mais suave;

      OUTROS PROBLEMAS PODEM SER:
      1. resina velha;
      2. calor excessivo;
      3. muito catalizador;
      4. molde molhado;
      5. molde sem tampa;
      6. despejando muito rápido no molde;
      7. o material do molde causa bolhas;
      8; misturando com metal;
      9. despejando a resina de maneira errada e deixando bolhas no fundo que sobem conforme a resina vai secando.
      vc pode me mandar mais detalhes de que peças são? que resina é, que molde é, o que vc usar pra misturar etc? Sei la, qualquer detalher que vc ache que ajude.
      Mas de qualquer maneira eu tentaria solucionar todas essas coisas antes de jogar fora a resina e comprar outra porque pode ser só que vc esteja mexendo mmuito

      Delete
  31. Olá.
    Saberia indicar uma resina a venda no Brasil que consiga esse efeito translúcido que imita vidro? Vídeo exemplo: /watch?v=-daK0wBEA3E
    Já vi diversos vídeos da Redelease e outros fornecedores, mas nenhum com esse grau de transparência.
    Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. nossa, jura? a Redelease tem um kit disso. É até um dos mais baratos.
      É o video de insetos que vc está falando? https://www.youtube.com/watch?v=-daK0wBEA3E

      Delete
  32. Olá, você me diria qual a diferença entre resina cristal para resina acrílica? Ou não existe muita diferença? To perdida! rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ambas são a mesma coisa só que uma é transparente e a outra não.
      Tem resina cristal acrilica, tem resina cristal de poliester. Cristal é só o nome das transparentes.

      Delete
    2. qual a diferença?
      1. cor.
      2. resistência da escura é melhor;

      mas EU, como uso mais pra artesanato, geralmente só uso da transparente porque gosto de usar resina com pigmento. Então dá pra colorir a transparente de tudo quanto é cor ou deixar transparente mesmo (lindo!), enquanto a outra é para projetos que serão pintados.

      Delete
  33. Olá, boa tarde.

    Achei seu blog em uma pesquisa sobre usos de resina, achei bem interessante e legal, parabéns!

    Poderia me dar uma ajuda e algumas dicas?

    Tenho interesse em fazer um presente utilizando resina e flores, estou pensando em preencher um pedaço de cano ou algo cilíndrico com resina e mergulhar uma flor no meio.

    Será que vai dar certo? A flor se conserva dentro da resina?

    Pelo que eu li você escrever, a cristal é a ideal para esse tipo de trabalho.

    A um tempo vi um vídeo a um tempo de um rapaz que criou as 7 esferas do dragão, de dragon ball Z, e ficaram perfeitas.

    Fiquei com vontade de fazer pra mim também!

    Please, help me!
    :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oiee, vamos la´, não sei o seu nome mas sinta-se abraçado. Fazer presentes é sempre legal!
      A ideia do cano é bacana de se usar como molde porém DEPOIS QUE ENDURECER NÃO TEM COMO VOCÊ TIRAR A RESINA DE LA.
      o ideal é você usar um molde de silicone ouuuuuu um de gesso extra lubrificado com desmoldante -- não sei se vaselina dá conta. O ideal é usar um potente mesmo.

      Eu nunca fiz com uma flor, mas imagino que a sua flor vai ficar linda pra sempre. Se puder, seque a flor antes de fazer a peça ( eu digo secar de tirar os flúidos, e não secar com toalha, ok) Quanto mais sequinho é o objeto melhor é. Flores e folhas secas funcionam MUITO BEM, conchinhas e insetos tbm

      Aqui em casa temos uma borboleta preservada em resina cristal com uma florzinha sempre-viva.

      Se você tiver bastante tempo pra esperar vir da China eu recomendo você comprar na net aqueles moldes de silicone pra sabonete pois são SUPER baratos. No BR vendem, mas um pouco mais caros por conta das taxas, você sabe...

      Se esse rapaz fez as esferas siga as dicas dele, porque fazer bola / esfera é bem mais complicado. ;)
      Ele deve ter mostrado como fazer o molde, né? Segue que vai dar certo.

      ps. uma rosa ficaria LINDA dentro da resina mas eu NÃO SEI como ela reagiria com a idade... ou seja, ela pode apodrecer se estiver com muitos fluidos sim, Existem rosas a venda que são preservadas e mantém a cor.
      daí vc só teria que colocar na resina.

      http://www.drieddecor.com/images/large/dried-flowers/preserved-roses-real-glycerin_RED24_LRG.jpg


      vc pode secar a sua flor pendurando de cabeça pra baixo, ou numa caixa com areia / sal / arroz.


      ideias: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/44/36/a5/4436a5a2395a9bd2d486d9a30bf66b5d.jpg

      https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/10/6a/5d/106a5d4b32d95d0a150dbace62486093.jpg

      o mesmo molde das esferas de dragão faz esse tipo de pesinho de papel. <3
      SUCESSO pra vc e me manda foto!

      Delete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.