Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Friday, October 3, 2014

Coisas da Coreia: Etiqueta para beber

Já ouviu a expressão "saber beber"? É bem fácil, certo?
Não na Coreia.

Em reflexo à filosofia confuciana (tudo tem a ver com Confúcio) e à cultura hierárquica, beber socialmente na Coreia se tornou algo um pouco complexo para estrangeiros desavisados. Meu objetivo não é ensinar ninguém a se comportar à mesa, mas sim, destacar algumas diferenças e gestos simples de respeito que aprendi e que são extremamente apreciados pelos coreanos. Por saber algumas dessas coisas fui elogiada pelo diretor da divisão de usinas da Hyundai, onde estagiei - satisfeita comigo mesma! ^-^

Situações para beber

Não achei os coreanos muito criteriosos quanto a quando beber. Toda semana praticamente meu time do estágio se reunia mais de uma vez pra beber (até cair ou dizer 'eu te amo' pra todos). Qualquer coisa serve: encontrar ou agradar alguém, boas vindas, fim do período, ou simplesmente celebrar o fim de semana. É bem comum também encontros assim entre empresários, para celebrar negócios fechados.

Servindo e sendo servido

Source: I Dig Culture
Se a mesa não estiver posta, o indivíduo mais novo é responsável por organizar a mesa. Normalmente os restaurantes coreanos têm gavetas com talheres e guardanapos, e os copos e pratos são trazidos e colocados amontoados em algum canto da mesa. O mais novo deve distribuir os utensílios e servir a água que é levada à mesa antes do pedido. Menos o próprio copo, que será servido por outra pessoa.
Você nunca serve o seu próprio copo. Este deve ser servido pelos demais, e você também deve fazer o mesmo e servir bebida aos outros. Servir bebida um ao outro é um gesto que demonstra apreciação pelo outro. Além disso, a forma de segurar o copo e o recipiente de bebida também demonstra respeito. Se sua posição hierárquica for mais baixa, é necessário utilizar as duas mãos para segurar a garrafa. Se estiver sendo servido, uma das mãos deve se repousar na parte interna do antebraço, próxima ao cotovelo ou no próprio copo (até sobre o abdôme é aceitável). Esse gesto também é utilizado pra entregar/receber objetos em geral e para cumprimentar com um aperto de mão. Dê uma leve inclinada na cabeça para frente enquanto seu copo é preenchido. Não se esqueça que os copos só podem ser servidos quando vazios, logo, não beber tudo para que outra pessoa te sirva é considerado de certa forma desrespeitoso.

Bebendo

Antes de beber, é comum brindar dizendo "Tcham!" ou "Kambê!". Deve-se esperar sempre que o mais velho inicie o processo de ingestão da bebida, ou fazê-lo ao mesmo tempo. Os que estão em menor posição na hierarquia devem cobrir o copo em contato com os lábios com uma das mãos e virar um pouco para o lado, de forma a não permitir que os indivíduos superiores à ele o vejam bebendo. Estranho, né? Além disso, o ideal é esvaziar o copo de vez! Claro que fica muito mais fácil quando é um shot ou um pouco de makgeolli, que tem porções menores.

Hierarquia

Antes de tudo, é necessário compreender que a sociedade coreana se divide em níveis hierárquicos. Já falei um pouco sobre isso nesse post aqui.
Com quem você está bebendo? Um amigo, um chefe, alguém mais velho, alguém mais novo? Se você for o mais velho ou tiver mais status (cargo de chefia, por ex), pode respirar aliviado. As formalidades não precisam ser necessariamente seguidas por você, mas os demais devem portar-se respeitosamente em relação ao mais velho/mais importante. No entanto, um chefe ou senhor demonstra cortesia e nobreza de espírito ao servir seus 'empregados'. Porém, se você for o mais novo, prepare-se! Além de organizar e distribuir os utensílios, você precisará cumprir todo o protocolo para não se passar por mal educado e deixar uma má impressão.

E quem paga a conta?

Geralmente, uma única pessoa arca com todas as despesas, mas as demais devem fazer o mesmo nas próximas vezes. Quando são estudantes, alguns dividem a conta (tarô-tarô, algo como meio-a-meio). A tendência é o mais velho ou mais importante (com o salário maior geralmente) convidar os mais novos e subordinados, e pagar tudo.

AHHHH, Shock!

Quando o encontro é mais informal, entre amigos, é normal jogarem joguinhos para beber (há trocentos deles, mas aprendi apenas 4, e "ah, shock" é uma delas) e cantar músicas para a pessoa beber mais rápido [veja no vídeo abaixo! ~tchu, tchu tchu, tchu tchu ♪]. Ainda assim, prevalece o costume de servir um ao outro.

video


9 comments:

  1. LEGAL SABER UM POUCO DE OUTRAS CULTURAS
    VIVA A COREIA!

    ReplyDelete
  2. Nossa, outra cultura totalmente diferente!!
    São muitos detalhes rsrsr

    ReplyDelete
    Replies
    1. Com o tempo você se acostuma e passa a fazer tudo automaticamente :)

      Delete
  3. Interessante aqui jogo no copo e mal sabe o que tá bebendo kkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. menina, que perigo não saber o q você tá bebendo! E se tiver alguma droga no meio??? D:

      Delete
  4. Adorei as dicas, adoro falar essas curiosidades pros meus alunos em sala! :3 :D

    ReplyDelete
  5. Nossa estou impressionada com a diferença de costumes

    ReplyDelete
  6. Não sabia da divisão em níveis hierárquicos, interessante

    ReplyDelete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.