Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Friday, December 12, 2014

Corsets para cosplay ?! (Qual a diferença entre Corsets e Corselets? Modelos indicados e Riscos)



Eu acho que eu coloco barbatanas em vários cosplays que vocês vêm pedido.



Vocês pediram vídeo então está aqui! 
Hoje vou fazer um video sobre corsets!



Atenção: Este post contém informação real sobre corsets, mas é voltado para cosplaying e costuming (fantasias). Se vocês quiserem um outro só sobre corsets, waist trainning ou tightlacing, por favor, peça nos comentários. Eu vou assumir que você já sabe para este post, ok?









Corsets nada mais são do que Espartilhos.
Só que corset está em inglês.



As pessoas geralmente falam corset porque espartilho geralmente é muito confundido com corselet no Brasil. Além disso, no Brasil existem também pessoas vendendo peças dizendo ser espartilhos, mas não são.



A diferença básica entre um corset e um corselet está no seu propósito: um é para compressão, para remodelar a cintura e o outro é mera vestimenta, roupa de baixo mesmo.


*
*
*




CORSELET (ou corselette)

Corselette fala-se corselê em francês ou "corselet" em inglês. Geralmente os Corselets são como um primo fraco do Espartilho (o -ette no final é tipo o "inho" Corselette = Espartilhozinho). Não necessariamente têm o laçeado atrás.

No Brasil não é tão comum se usar roupa de baixo mais, mas muitas pessoas ainda usam para evitar transparências, ou saliências de gordurinhas ou só para sensualizar e/ou apimentar a relação mesmo.


Eles podem ser feitos como lingerie mesmo (delicados e transparentes) ou podem ser feitos como blusa, estes últimos sendo de tecidos até um pouco mais grossos como tricoline ou brim. E tentam imitar a cara do espartilho mesmo. EDITADO: Tem gente que chama essas blusas de corpete.


Modelo Vintage com várias barbatanas [source]


E este é um dos modelos vendidos no Brasil:

Modelo atual com 4 barbatanas [source]


Como saber que são corselete e não corsets? São baratos, tem na feirinha, geralmente têm modelagem simples, eles são cortados como blusa mesmo, têm barbatanas de plástico e não costumam ter forro.

Mesmo tendo barbatanas de ferro eles não constrigem a cintura: apenas servem para que a roupa fique esticadinha.

Exemplo de foto que eles usam que parece um efeito de espartilho mas na verdade, quando se compra o efeito é outro no corpo. Mas dá para usar como blusa...





***

Eu tenho mais fotos de exemplos em casa, assim que chegar no BR eu atualizo com fotos.


***




Torsolette

Fala-se "torselê", do francês também. É um dos mais vendido no Brasil, acredito, e é o que eu mostrei no video.
Ele parece com os corsets feitos na era victoriana porém não tem uma modelagem feita para a compressão. Geralmente tem recortes dos bojos, frente de renda com fechamento de colchetes e pode ter ligas ou não.Vem de "torso" e corset vem de "corpo", ridículo, ne? mas é)
É o que muita gente chama de "cinta-liga" erroneamente. 
Ele é na verdade mais parecido com o Bustier do que com a cinta. A diferença do Torsolette pro Bustier é basicamente o comprimento.

Um Torsolette longo é um Corselette. Um Coselette longo, que vai até os quadris é um Torsolette. 



Mesma coisa = mesma coisa <3



*
*
*


Nem tudo que tem barbatana constringe! As barbatas são feitas apenas para "segurar", firmar a roupa em pé. A modelagem da peça é que vai comprimir ou não o corpo.





*
*
*



Abaixo você pode ver o esqueleto de um vestido de festa com um bustier como forro.


Fiz MUITOS vestidos e cosplays assim no atelier. Veste muito bem. 

Mas, Isso não é um espartilho. É só um vestido com barbatanas. (obs. não tenho ideia de como é o exterior, mas sei que veste bem no busto.)


[source]




*
*
*


OUTROS TIPOS QUE NÃO SÃO ESPARTILHO



 [source]

BUSTIER (ou Bustiere)

Fala-se Bustiê. É como um sutiã mas sem alças. Ele foi feito para levantar e juntar os seios dando o formato desejado. Ele pode ter ou não alças e vai até as costelas.
Hoje ainda é usado em baixo de vestidos de festa. Acho que as noivas são quem mais usam.
Era originalmente feito como lingerie mas hoje tem gente que usa como blusa mesmo - e fica uma gracinha.

Eu gosto muito. Não tenho ainda um de renda. 
Parece fácil mas são chatos de modelar para dar mesmo sustentação devido ao pequeno tamanho e ser sem alças....





*
*
*



Photo by: Purdy Corsetry

CINTA  (waist cincher)

As vezes a pessoa comprou um "waist cincher"  de elástico se sentido a tal e na verdade ela comprou uma cinta importada. Não que você tenha que se sentir mal, mas cinta não é corset;

Ou melhor, podem ser. Existem waist cincher feitas como deveria ser em painéis, e que são sim um tipo de corset porque elas TAMBÉM costumam ter algum tipo de sustentação e modelagem constritora (foto acima) . Elas só são mais curtas que os corsets underbust. No Brasil  Madame Sher vende modelos de corset cincher ótimos.







Agora as que são cintas elásticas só comprimem mesmo o minimo.
São só cintas mesmo. Não são corsets.

Elas não tem modelagem nenhuma, são retonas mesmo e são feitas não para reduzir medidas gradadivamente, mas sim para atenuar alguma saliência ou ajudar no pós operatório. Serve pra cosplay? Serve! Serve pra usar sob vestido de festa? Serve! Emagrece ou remodela o corpo? Não.





ENGANAÇÃO: A minha critica aqui é que elas são vendidas fingido ser emagrecedoras: 

Essas cintas de elástico  viraram febre nos EUA - e são vendidas de tudo que é cor. Elas são cintas de pós operatório  ou cintas de borracha feitas para fazer a pele do local suar e perder água (e dão uma ideia de "magreza" porque eliminam parte da retenção de líquido).  Geralmente são até vendidas com um "creme redutor de medidas", igual o bodywraps. Mas isso um filme plástico enrolado na sua cintura faz.**

DIZEM os vendedores que essas cintas elásticas treinam a cintura, mas honestamente? Não acredito. Se cinta remodelasse o corpo como corset ninguém mais usaria corset. Quem faz tight lacing sabe que não é igual mesmo.

Nem em sonho pense em fazer ginástica com um bicho desses sem ser por ordem médica, ok? Coisa de doida que segue tudo o que o "povo famoso" faz. Não caia nessa!




Abaixo tem a foto da Lucy com o exemplo de cinta elástica, waist cincher e um Underbust. 


Ela faz tightlacng há anos e tem a cintura fina e olha como ficou a cinta elástica!!




*
*
*




**DICA H-SAMA PARA "PERDER BARRIGA" EM UM DIA: se você precisa de uma barriga mais fininha assim, do dia pra noite, porque você tem uma sessão de fotos e está menstruada ou porque você vai à praia sei lá... Aqui vai uma dica: Uma hora antes você passa na cintura o seu creme redutor e enrola a barriga com plastico. Para suar mais rápido você coloca uma bolsa de água quente. 
Espere uma hora. Retire e limpe a área. Tem gente que dorme com ele, não precisa.

Já vai dar uma diferença, agora para uma ainda mais dramática, substitua o creme redutor por pomada de hemorróidas. Reduz até 5 cm (temporariamente). Pronto! Não precisa comprar BodyWraps! Você tem um Bodywrapper caseiro!


DIY Body Wrap on I Heart Nap Time ... lose up to 1-2 inches overnight!


*
*
*







CORSET /ESPARTILHO

Como eu disse no video existem vários modelos de corset / espartilho.

O corset é uma peça de roupa que nasceu para ser usada em baixo da roupa, como uma lingerie mesmo, mas hoje nós usamos por fora. Ele foi criado para firmar e modelar o corpo sendo uma peça bem resistente.








PARTES DE UM ESPARTILHO




Este é o espartilho que eu estou usando no vídeo, como você pode ver, se você não tem experiência não dá para dizer só pela foto do produto sobre a mesa que ele vá mesmo ficar bem acinturado. 

DICA H-SAMA: Um jeito fácil de ver se vai mesmo funcionar é contar a quantidade de painéis.



No manequim não fica mais fácil! A menos que a pessoa tenha um manequim para corset ele vai ficar folgado na parte de baixo. Apesar do meu manequim ser do meu tamanho, o meu corset mal cabe nele! Olha como fica folgado:








Enganação: Ultimamente alguns vendedores têm trocado o fechamento com colchetes de  um corselet por busk. E vendido um corselet bem com "cara" de espartilho. 

Mesmo tendo busk e barbatanas não significa que o modelo comprado vá realmente ter o efeito compressor. 

Peguei apenas alguns exemplos de modelos de corselets que são feitos para parecer espartilhos, ou que simplesmente tem a foto alterada para parecer espartilho. 







NÃO É UM REGRA MAS SÓ PRA AJUDAR AOS INICIANTES a não cairem na propaganda falsa: Geralmente são "corsets" chineses, tem o laçeado de trás com um laço em cima (enquanto os corsets geralmente tem o laço no meio das costas), são vendidos com uma calcinha e mostram uma modelo com cara de catálogo de lingerie (erotizam a peça).

Serve para cosplay? Talvez...  é sempre uma caixinha de surpresas comprar desse tipo, nunca se sabe o que vai vir mesmo... pode vir parecido com a foto, pode não ter nada a ver... só Deus sabe...

Serve para tighlacing? Não.


AQUI neste website tem mais informações sobre isso e comparações, eis algumas imagens (veja no link mais informações das comparações deles): 

Abaixo a comparação entre um falso e um real: Na Esquerda o produto é de lycra, sem forro e tem barbatanas de plástico (Embora tenha o busk), no da Direita o corset tem barbatanas de metal, forro e não estica de jeito nenhum. (Se estica não comprime bem)


Abaixo à Esquerda barbatanas de de plástico, ilhóses comuns e uma fita fina como laçamento. No da Direita o corset com barbatanas de metal, ilhóses reforçados e corda como fechamento.



E abaixo uma comparação do produto falsificado na Esquerda e o original na direita.

Gente, não tem problema em comprar um corselette com cara de espartilho se é isso mesmo o que você quer, o que não pode é a pessoa comprar enganada, ok? Estou escrevendo aqui para quem nunca viu um e quer comprar...Estou avisando porque ele não vai fazer a compressão e não vai ficar com a cintura e silhueta que você quer.

  

A compressão é essencial pro corset ser corset .


Se ele não comprime não é um bom corset - ou simplemente não é um corset.

Para ter a compressão só é possível mesmo através da modelagem e construção correta da peça. Ou seja, começa no corte. Não dá pra comprar um e "modificar".




Ou seja, o corset tem que ter um "esqueleto" por baixo. Uma carcaça.
Ele é grosso e tem várias camadas para "aguentar" mesmo.

Abaixo a foto de um espartilho na sua carcaça, olha como ele parece ser bem construído, e repare suas camadas!! Vejo uma vermelha, uma branca e uma bege. Um caimento muito bom também,  que silhueta bonita!


imfeeelingoood:

confessionsofaknife:

The shell of my custom corset being made by the incomparable @sinandsatin&#160;! 18” of glory! Ladies, performers, get at this lady before shes too busy for anyone! Woman after my own heart. ❤️ #corset #tightlacing #cinched #designer #nyc #fashion #costuming #sinandsatin

Beautiful shape! 



*
*
*






comparing corsets


UMA BREVE COMPARAÇÃO

Aqui tem uma pequena comparação entre um corselet e um espartilho.



E abaixo uma foto com a diferença de um corselet um corset underbust e um corset overbust, respectivamente. Geralmente o corselet estica, os corsets são duros!



Chegando em casa eu atualizo as imagens com mais uns que eu tenho.




*
*
*


Agora que você sabe o que é um espartilho e um corselet eis o seu dever de casa:


DEVER DE CASA: faça uma pesquisa no Google imagens usando a palavra "espartilho" e me diga que tipo de "espartilho" você mais viu?


*
*
*


TIPOS DE CORSET
Como eu disse existem vários tipos de corset e combinações que podem ser feitas.





Overbust

O modelo de corset que cobre os seios se chama overbust. Existem vários tipos de decotes para este modelo. E ele pode ser longo ao ponto de cobrir os quadris ou não.

Existem vários modelos de decote para este modelo, mas isso fica para outro post.



Este foi o corset que eu usei no video, 
vou fazer um outro post só sobre ele com mais fotos.




Estes foram um dos modelinhos mais em conta que fizemos para uma loja.
No Manequim eles ficam tão estranhos mas dão uma modelada legal.


Espartilho Overbust - [b]O ATELIER[/b] Aêeee como é legal usar espartilhos nem que seja pra te mandar foto!! Realmente eu acho que vai ficar muito maneiro um espartilho em festa de formatura. preços já no siteeeee ------------------------------------- VIDA DE MISS siga na Cola:Semana passada rolou um mega casting aqui e eu fui a hostess dos jurados estrangeiros. E eles curtiram muito. agora eu sou hostess de tudo o que eles forem fazer pelo que entendi. ------------------------------------- ...



Este modelo não foi feito pro meu corpo, mas eu estou usando só para demonstrar como ficaria. Ficou um pouquinho folgado mas dá pra ver como ficaria em uma pessoa de cintura mais larga <3




ARREPENDIMENTO: Nós não colocamos um fechamento central, de maneira que  eu tenho que entrar nele por baixo. Entrar não é o problema, mas sair, depois de estar suada é. Um saco mesmo. Underbust ok, Overbust não faria novamente.


*
*
*

Underbust


O Underbust é um modelo que vai até sob os seios. Parece com o waist cincher mas é um pouco mais longo. Embora, em algumas pessoas, um waist cincher pode ficar igual a um underbust (pessoas baixas de tronco curto).


ESPARTILHO E CORSET de barbatana de metal POR r$75,00 - COSPLAY ESPARTILHOS (tipo corset underbust) com barbatanas de metal por R$ 75,00. Você pode pedir outros modelos e cores, made foto do que você quer que a gente faz. Aproveita guria que o verão taí e esta é a maior moda! http://modices.uol.com.br/central-de-noticias/corset ------------------------------------ VIDA DE MISS siga na Cola: Hoje vou a um jantar com a Miss Italia del Mondo e uns convidados no Lareira Portuguesa. Nhammm!! Será ...
[H-Sama]

No Manequim o corset não parece compressor mas no corpo:





Outros modelos de corsetierés. Eu particularmente amo os de mesh.

contessagothique:

Mesh corset with a fan lacing and front buckle lacing adjustment. Made for gorgeous Domina Carmen ,and I am so excited about getting a photos of Carmen wearing this corset.
Contessa Gothique Design










*
*
*


Men's corset from Bizarre Boudoir on Etsy.

Masculino

Sim, existem corsets masculinos, embora eu só tenha visto homens usando waist cincher na vida real. A maioria dos rapazes não que quer uma cintura fina já que isso é muitas vezes visto como feminino mas quer uma aparência elegante. Eu acho que quem mais usa é a galera fã que curte estilo Vitoriano ou Steampunk.


Beau Brummell custom corset vest by Dark Garden, shown in black shadow stripe wool: starts at $1195 / Photo: Joel Aron / Model: Daniel Silveira  Beau Brummel custom double breasted waistcoat corset front.


E eles ficam lindos sim. Nós fizemos um modelo masculino baseado no do Marlyn Manson uma vez, não era corset porque o cantor não estava usando um, acredito porque dificulta para cantar, mas ficava muito legal. Querem fotos?


Male underbust corset by carney








Médico/ Ortopédico

Existe também o espartilho ortopédico. Não vou entrar aqui em detalhes já que isso não nos ajuda muito. Ele é prescrito por um médico para ajudar na correção de postura ou somente para ajudar uma pessoa que sofreu um trauma na recuperação.

PARA COSPLAY E FANTASIAS: Este modelo é legal copiar para quem tem asas grandes e pesadas ou qualquer outro equipamento que precise de um suporte.




*
*
*





corsets for cosplay?


Para cosplay e/ou costuming você não necessariamente precisa de um corset para tight lacing, um modelo mais barato às vezes já dá a silhueta que você quer.


Mas se você quiser um os mais indicados para cosplays são os underbust simples e os overbust simples, com compressão leve (ou silhueta moderna, compressão leve) com decote sweetheart ou similar. Isso, claro, na minha opinião.



É o modelo atualizado do Victorian corset usado no final da era Vitoriana. 
Eu acho que é um dos mais vendidos também por ser bem confortável.




TECIDOS: Eu tenho um de cetim, mas não recomendo que seja de cetim para usar embaxio da roupa porque é um tecido delicado. Os meus de brim e gabardine duram bem mais e são mais confortáveis! Eu também tenho um de oxford também só para durar mais mesmo já que brim desbota e eu uso tanto por cima quanto por baixo da roupa (minha mãe quase morreu quando eu disse que fizemos um no atelier porque ela acha oxford muito vagabundo, mas se é pra usar por baixo e ninguém ver, está valendo). Não recomendo veludo MESMO. Pega pelo e é bem mais difícil de se usar sob uma roupa.


Are you looking for real corsets? NaughtySmile Brand Corsets are Organic Corsets, the best choice for your health and fashion. Black Satin Overbust Authentic Steel Boned Corset NS-1002Black Satin Underbust Corset



*
*
*

corsets parts


PROBLEMAS


1. DICÍFIL DE COMPRAR. Eu não tenho manequim de corset, assim como eu algumas pessoas que fazem também não tem, Por isso não dá pra ver direito como o corset fica no manequim. Geralmente fica folgado em baixo e no corpo fica lindo.

2. CAROSGeralmente o Corset é bem caro. Ainda mais se for feito sob medida, mas os resultados SÃO outros e duram muito. Então valem a pena.

3. NEM SEMPRE NECESSÁRIOS. Tem muitas vezes que para o cosplay ele já é suficiente para modelar levemente a silhueta. A mesma coisa para as cintas  elásticas. 


.4. INCONVENIENTES. Mesmo sendo para cosplay, se você for usar corsets Há sim os mesmos inconvenientes do uso de corset normal:

São eles os mais frequentes:
a.  Superaquecimento (porque você está usando várias camadas de roupa)
b.  Desidratação (porque você está usando várias camadas de roupa E NÃO ESTÁ BEBENDO ÁGUA SUFICIENTE)
c.  Dores nas costelas (porque é um corset mal feito as barbatanas ficam te cutucando)
d. Falta de ar (porque você estão com um corset muito apertado para você. Você não está acostumada, ou ele tem uma modelagem que está errada, apertando as suas costelas)


Respondendo às perguntas que geralmente me fazem ao ver usando um espartilho de compressão: 
Quais os riscos de se usar espartilho? Os que eu listei aí em cima. :)


É perigoso usar espartilho? Depende. É só para cosplay ou é tighlacing?



é perigoso cintura muito apertada? Só se você não estiver acostumada. Se você pratica tighlacing há algum tempo e está indo gradativamente, respeitando o seu corpo, não; mas se você comprou um cosplay hoje e quer apertar ao máximo um corset pequeno, sim. Respeite o seu corpo. 



Quais os perigos do treinamento da cintura (Waist trainning risks)? e ainda: Perigos de waist trainning , Os perigos dos espartilhos , Riscos para a saúde no uso de espartilho e Riscos do waist trainning - Gostariam de dicas sobre tighlacing? Deixe um comentário com sua dúvida.







corsets for cosplay?



DICAS

VÁ COM CALMA. Nos sites da galera mais experiente em tighlacing este é o mandamento numero 1.  Sabia que amarrar o corset puxando muito rápido pode te deixar com falta de ar? Vá com calma

NADA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS. Uma compressão suave é mais do que suficiante para dar uma diferença boa na sua roupa! Não tente uma compressão extrema se você não pratica tighlacing por anos.

LIMITAÇÕES. É importante também reconhecer os seus limites.
Enfim, não me alongarei neste tópico. Acredito que sendo um cosplay, ninguém vai tentar nada muito extremo, correto? Demora-se tempo para quem pratica tighlacing ficar com uma cintura fina, não acredito que alguém pense que é só colocar uma vez e sair...

BEBA ÁGUA.




*
*
*

Alguns modelos que nós fizemos:

[Não precisa de espartilho.]
[Um modelo mais simples inspirado na modelagem de um corset muitas vezes resolve]


[CC.- Code Geass - COMO FAZER?]


Snow White.. by julialorenzutti
[Branca de Neve - Snow White - COMO FAZER?]



[H-Sama - ainda não tem tutorial no site, mas ao vivo é lindo!]





[Alter Saber - Dark Saber - ainda sem tutorial no site]



Fizemos vários outros, mas de cabeça esses são alguns dos modelos mais diferentes na frente  de que nós lembramos bem.


*
*
*




Alguns modelos que pedem Sustentação:
[Lembrando que não precisa ser espartilho, mas se você quer que fique com a silhueta de cinturinha, precisa]


 

Esta silhueta não é tão extrema, parece ser um de compressão leve.
Lógico que para isso o molde muda também;




quite possibly the coolest Jessica Rabbit costume ever!  
[Yaya Han de Jessica Rabbit - Who framed Roger Rabbit?]

No Deviant art da Yaya Han ela explicou como fez: "Minhas fotos de Jessica Rabbit não são photoshop. Eu modelei uma silhueta extrema através de um corset de barbatanas de metal  combinado com dois sutiãs (de enchimento) para conseguir esse corpo tipo Cartoon"  Deviantart



Gostariam de um post sobre diferentes tipos de silhueta? ou de moldes?


*
*
*


EM FANTASIAS: de época, fantasy, Steampunk e várias outros tipos de cosplay original... Acho que um dos mais famosos é este de Ariel feito pela Artful Doger.




ALÉM DE COSPLAYS E FANTASIAS  os espartilhos são amplamente utilizados em visuais de todos os tipos. Acredito que vocês já tenham visto algum modelo em algum visual, não há regras de que tipo usar, já que se tratam de roupas, só quero mesmo deixar aqui o registro de que sim, quem gosta pode usar a vontade !



[Minori com espartilho overbust source]






EDITADO: Outro post legal sobre o mesmo tema é o da Lila Hime. O blog dela é Brasileiro e também muito bacana.







corsets for cosplay?




Por fim, quero deixar vocês um uma polêmica: Fizemos também corsets para várias clientes que queria fazer cos da BLACKCAT de Spider Man. Mas ela não usa corset. 


Muitas meninas têm incorporado corsets em personagens que não os usam, O que vocês acham disso?
Usariam ou não?




e eu gostaria de saber também:


Você está fazendo algum cosplay com corset?
Qual é o cosplay e qual o modelo de corset?






No comments:

Post a Comment

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.