Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Thursday, December 18, 2014

TIPOS DE COUROS USADOS PARA COSPLAY e FANTASIAS (e outros tipos de artesanato)




Eu queria fazer este artigo há algum tempo com as diferenças de cada tipo, mas não posso usar algumas palavras, talvez fique um pouco confuso, se tiverem alguma pergunta, por favor, escrevam nos comentários.



DISCLAIMER: Eu não estou vendendo nada, ok? Estou explicando caso alguém queira fazer uma fantasia ou cosplay (ou outro tipo de artesanato, sei lá).

Cada um compra aonde quiser e se quiser comprar. Não tenho responsabilidade sobre os leitores. A ideia aqui foi ajudar.




TIPOS DE COUROS USADOS PARA COSPLAY e FANTASIAS (e outros tipos de artesanato)






COURO


Descrição: COURO é um material de origem animal, podendo ser obtido de vacas, cobras, jacarés, ovelhas e muitos outros até de peixes!

Existe couro de diversas espessuras e de tratamentos diferentes, podendo ser bem grosso e duro como pode ser bem macio e sedoso, como a pelica por exemplo.

Segundo Janete Maino, diretora executiva do Sindicato  das Indústrias de Artefatos e de Curtimento de Couros e Peles de Novo Hamburgo, "O couro é um artigo nobre, de origem animal, elaborado a partir de um extenso trabalho" e por isso o preço mais elevado.

Mas o valor do produto vale cada centavo! "A qualidade do produto é inigualável." 
O couro naturalmente é RESISTENTE A CALOR, UMIDADE, ATRITO, FLEXÃO E TRAÇÃO.
"Suas propriedades naturais, como a ABSORÇÃO DE UMIDADE, TRANSPIRAÇÃO E REGULAGEM DE TEMPERATURA, são características ideais para a confecção de artigos como" sapatos, jaquetas e corsets.

O couro é definitivamente a melhor opção se você quer algo durável, confortável e que deixe a pele respirar. Nós só fizemos roupas "normais" com este material, pois fica bem caro e trabalhoso usar o couro em fantasias. Indico se for uma roupa que seja muito especial para você!

Procure também pessoas especializalizadas ou que já tenham feito um trabalho que você gostou.


Exemplo de uso: Armadura de couro, maravilhosa, para LARP feita pelos caras do SavagePunk Studio abaixo:

Bluejay Armor, full set by SavagePunkStudio.deviantart.com on @DeviantArt


IDENTIFICAÇÃO: Como identificar um couro de uma imitação? 
Leia mais aqui no lei do couro.

Nos Estados Unidos o tipo mais comum de couro é chamado de Nappa Leather - o que pode causar alguma confusão com o nome porque no Brasil, até onde eu sei, usa-se Napa para designar o material sintético.

*por favor, se você souber sobre o assunto não deixe de comentar e nos esclarecer!



LARP costumeWomen’s Leather Armor- Blue Jayby SavagePunkStudio » LARP costumeLARP costumeWomen’s Leather Armor- Blue Jayby SavagePunkStudio » LARP costume

[Armadura de Couro para LARP feita por SavagePunkStudio Source]



LADO BOM:

- Altamente durável;

- sustentável.

- Aparência natural;

- Textura extraordinária;

- Deixa a pele respirar;

- pode ser moldado com vapor;

- Não provoca alergias (acredito que sempre possa ter pessoas alérgicas já que tem gente alérgica até à luz do sol, mas no geral, não dá);

- aceita pintura com tinta própria e é possivel o tingimento, mas há tecnica específica;



LADO RUIM:
-Como é de origem natural ele vem recortado e com falhas, afinal ele é a pele de um animal.
Dificilmente você consegue uma peça sem defeitos. Uma peça de couro "sem defeitos" é uma peça com poucos defeitos  -que na verdade não são defeitos, é o natural. Tipo a foto abaixo.

Se você quer fazer uma vestimenta longa que consuma muito tecido, com certeza terá que utilizar diversas peças.
Tingir também pode ser um problema porque, sendo orgânico, a minha experiência mostrou que o couro absorve diferente o corante, soltando-o  excesso quando molhado (molhado leia-se suado).

- Outro problema é o preço. Não é toda pessoa que sabe curtir um couro.
Acredite, minha mãe já tentou. E, apenas direi que FEDE muito quando se faz certo e, quando dá errado, apodrece.
Então o preço é digno. Aqui nos EUA o preço de um couro é absurdo, no Brasil é bem mais barato.

- Tem cheiro;

- Não pode ser molhado;

-Precisa de cuidados especiais (hidratação etc);

- Não é toda máquina que aguenta costurar couro; Mas você consegue nas mais antigas todas de metal e nas industriais (que por sinal também são todas de metal);

- Não é todo mundo que sabe costurar couro. O couro é um material delicado na hora de costurar: como ele não tem trama, se alguma coisa fizer um furo nele (ex. a agulha na hora de costurar) não vai fechar o furo como num tecido comum. Ou seja, se furar, furou.
Isso quer dizer que NÃO PODE ERRAR A COSTURA PORQUE MARCA.






***

ECOLOGIA: Tem gente que não acha ecológico usar couro. Gostaria de compartilhar aqui a mesma coisa que eu falei anos atrás (em 2010) sobre produtos sintéticos serem "ecológicos":


Eu acho uma pouca vergonha as meninas que trabalham em lojas e as donas de lojas dizerem que uma coisa é "Couro ecológico" quando "fingem" que é "ecológico".


GENTEnão tem NADA de ecológico no corvin nem no courino!! 
Isso é ignorância ou falta de vergonha na cara dizerem isso.


O processo de confecção do "ecológico" é outro completamente diferente. O corvin e o courino são poluentes na sua confecção e são derivados do petróleo - além de que muitos usam metais pesados nas suas tintas.  

Não é só porque não vem de bicho que a coisa vai ser ecológica!
Se você não sabe, diga só "sintético" e pronto.


**sem contar que aqui no brasil o caso do couro é muito diferente do que em outros países: como vocês devem saber, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo, e claro, TODA VACA TEM PELE. 

Mas nós somos grandes exportadores de carne e não de couro. (ahn?)
É isso mesmo. Nós não matamos animais só pelo couro, simplesmente aproveitamos couro de animais que (invariavelmente) serão abatidos. Por isso quando você compra os "ecológicos falsos" ( já que os sintéticos tem um processo de confecção poluente, usam tintas com metais pesados, e as vezes, usam até restos de animais!!) estaria em tese prejudicando muito mais o planeta do que se usasse couro de animais...

Enfim, não estou defendendo o uso do couro. Estou só explicando porque eu acho que os lojistas não deveriam dizer "ecológico" , já que a gente compra achando que está fazendo uma coisa boa, e não está!

Eu defendo que a gente tem que comprar sabendo o que a coisa é, e assim decidir.


Leia mais na postagem original
 AQUI. E AQUI vem mais um texto falando se o material dito "ecológico" é ecológico mesmo. Já te adianto: não é.



 
[Marcas de costura desfeita.]


CRÍTICA: Segundo o pessoal do site da Lei do Couro você não pode, por exemplo, escrever "Couro Amanteigado" como é aqui nos EUA (Butter soft Leather) , para descrever o couro seja tão macio que tenha textura de amanteigada. Mas pode falar "pelica manteiga" (O que dá no mesmo, já que pelica é um tipo de couro macio) Vai entender?!

Na verdade a lei diz que: não se pode empregar prefixos ou sufixos, mas eles não deixam nem usar adjetivos. Enfim, a lei é tão velha que "emprego" tem acento circunflexo ("emprêgo") e se for para ser literal, vamos ser = adjetivo não é sufixo. #ficaadica



CUIDADO: FOMOS NOTIFICADOS!


Desde sempre eu defendo o uso do nome correto do "couro" e NUNCA fui a favor de "enganações". Aliás, defendo também o uso correto da palavra espartilho, mas nem por isso eu acho que deveria ter lei. Deveria ter-se vergonha na cara de não se vender produtos falsificados e fazer valer a legislação que já existe sobre não poder enganar as pessoas. Mas enfim...


A lei tem uma ideia bacana, ajudar quem fabrica e proteger quem compra, mas precisa ser posta em prática por pessoas capacitadas; Segundo o pessoal do site mesmo quem não vende, tipo eu aqui explicando pra vocês, não posso falar "couro legítimo" só "couro".


Ora, o MUNDO INTEIRO usa uma etiqueta feita do material com os dizeres "legítimo" ou "autêntico" ou "genuíno" há ANOS para legitimar a autenticidade do produto e mostrar a qualidade do material (é como uma amostra) mas no BRASIL não pode.  





Porque segundo o pessoal do site "Lei do couro" 'a Lei proíbe uso dos termos “couro sintético” e “couro ecológico”' em qualquer caso. (trecho retirado de Ciclovivo.)  



De acordo com a lei não se pode mais falar "couro legítimo" o correto é só "couro". Então fica aqui os prints para você passar a usar de maneira correta também. :p







RESULTADOEu não vendo coisa alguma, mas vou ter que ser mais técnica conforme o H-Sama Blog for crescendo porque quero respeitar A LEI, não quero receber e-mails assim e também porque sou pobre e não tenho grana para ser processada nem "monitorada". Risos.

Tenha certeza de que você leu os outros tutoriais do blog para entender os termos usados e os er, "códigos"?! Risos. Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, deixe suas dúvidas nos comentários. 


tumblr_mepm94Q3nW1qf8btso1_500
#ParaBomEntendedorMeiaPalavraBasta


***















LAMINADOS

Uma lâmina com a textura imitação é colocada em cima de uma base.
As bases é que fazem toda a diferença para o uso dos laminados!

As lâminas podem ser feitas de diferentes materiais, mas não há muita diferença visualmente e nem no uso. Só no preço mesmo.



DESCRIÇÃO GERAL DOS LAMINADOS: "É um material extremamente versátil e fácil de limpar. Tem em sua composição fibras sintéticas como nylon, poliéster e poliuretano. Com o avanço da tecnologia, esse revestimento evoluiu muito nos últimos anos. Apresentam as vantagens de resistência e são encontrados em uma enorme variedade de cores." Trecho retirado de um site que vende o material.



São geralmente empregados em estofados, por isso você acha em lojas de estofamento para sofás, mas tem gente usa para fantasias, armaduras e sapatos. Nós!


***


Aqui há uma porção de nomes e muita confusão porque muitos destes são "nomes fantasia" as fábricas mudam de nome de acordo com o que elas acham.  No dia-a-dia eu chamo tudo de C0ur* Sintético ou de curvim para os mais grossos ou de napa/lona.

 Lembrando também que eu também não posso colocar alguns nomes em português. Então vamos usar os nomes em Inglês: tipo fake leather ou pleather  por exemplo, porque como vocês sabem, estamos sendo monitorados

Só lembrando novamente que eu também não estou vendendo nada nem fui paga para escrever sobre isso, ok? Estou só explicando caso alguém queira fazer uma fantasia ou cosplay.


***


"Couro" (PLEATHER) Sintético

Descrição:Pleather (fake leather) e suas variações são imitações de Leather feitas de poliuretano, vinil ou pvc - sempre no esquema de Laminação.


( Leather = couro em inglês, o Pleather tenta ser uma imita~çao de você-sabe-o-quê) 


Também é chamado na internet de Faux Leather, Fake leather, Synthetic leather, caso vocês queiram procurar em Inglês mesmo. Acredito que muita loja está simplesmente usando o termo em inglês agora.

 Em português vi também como corino e napa. Não sei se existe uma descrição "oficial" acho que muda de acordo com o fabricante.

Ele é um material laminado e a base deste material é bem fina, geralmente tecidos (Foto abaixo) . Fica ótimo em roupas e forrando corsets mas por ser sintético é poluente, não deixa a pele respirar e não tem a mesma beleza do material bovino natural (*você-sabe-o-quê).

É fino, resistente e de alta qualidade, e por isso é o mais caro dos laminados. (Já cheguei a comprar por quase 50 o metro).


the trick to machine sewing leather
[Pinterest]


Falando um pouco mais da base: Parece que a lâmina plástica que imita a textura do material orgânico é colocada em cima de uma malha. 


Quando a base for tecido (algodão ou sintético) ele também é chamado de Leathered.



O QUE A H-SAMA ACHA: O material trabalha muito bem e é bem malevável. Estica um pouco  (de 10% ou mais, até 35%) e por ter uma base fina, ele tem espessura bem fina. 

Acho-o maravilhoso! É ideal para fazer roupas de fantasias e cosplays. Eu também o acho confortável. É o que eu escolho para fazer roupas e cosplay que a pessoa não quer gastar muito como o couro. Agora se for "O cosplay dos seus sonhos", invista no couro! (Essa não é uma descrição técnica, ok? é como a H-SAMA acha. Opinião pessoal aqui!)


EX. A maioria das cosplayers de Xena quer a roupa no material bovino legítimo.


Abaixo um exemplo do uso de Fake leather nas partes vermelhas do plugsuit da Asuka.


asuka_complete.jpg
Leia sobre Stretch Leather abaixo [source]




LADO BOM do PLEATHER: 

- Consegue-se pleather de todas as cores! Muitos designers têm usado o material por causa da versatilidade artística;

- Tem diferentes texturas, pordendo vir imitando a textura do material orgânico tipo cobra, avestruz,  jacaré e outros;

-Além de diversas cores vem também com estampas;

- Aceita tingimento, pintura e até spray;

- Pode ser molhado;

- Pode ser usado justo ao corpo.




[cos CC de Code Geass : mistura de materiais sintéticos]


LADO RUIM do PLEATHER: 

- "Por não se tratar de um produto natural, o material sintético É INCAPAZ DE REPRODUZIR ARTIFICIALMENTE as propriedades do couro que garantem conforto e desempenho únicos." trecho retirado do site lei do couro.  Lá você pode ver mais diferenças entre o couro e os materiais sintéticos.

- Não deixa a pele respirar como o couro então é quente;

- Ele cheira a plástico;

- Ele é poluente;**

- Ele é inflamável; ( e derrete)

- Não é tão durável. Acho que dou 1 ano ou 2;

- Perde a cor / desbota no caso dos metálicos;

- Descasca com o tempo ou fricção;

- Mesmo problema do couro: Não é todo mundo que sabe costurar couro. O couro é um material delicado na hora de costurar: como ele não tem trama, se alguma coisa fizer um furo nele (ex. a agulha na hora de costurar) não vai fechar o furo como num tecido comum. Ou seja, se furar, furou.
Isso quer dizer que NÃO PODE ERRAR A COSTURA PORQUE MARCA.



***



PU LEATHER

Descrição: É um tipo de Pleather (synthetic leather) feito de Poliuretano (Polyurethane). Também é chamado de Bicast leather ou só PU Leather.

Trata-se de uma lâmina de poliuretano colocada sobre uma base de C0ur0.
Não é Couro porque é sintético. É uma mistura do material sintético por cima com o orgânico por baixo

O PU parece um plástico super barato perto dos outros porque é duro, pesado, pouco maleável e não-permeável. [source] Sabe aquelas cadeiras de "couro" de escritórios que quando rasgam parecem que vão cortar a gente de tão dura que a lâmina é? Então...

No Brasil tem PU com base de sarja. As marcas mais famosas são: Plus, Clean, o Kourissímo - esta última é super famosa e é uma marca de PU embora muita gente ache que o nome do produto é Kouríssimo. Assim como band-aid é uma marca de curativo, Kouríssimo é uma marca de PU.

Assim como todos os outros tipos de laminados, a lâmina pode vir texturizada, lisa, e de todas as cores.
É lavável e tem os mesmos prós e contras dos outros sintéticos.


A diferença entre PU e PVC é o material. Queimando, um tem fumaça preta e o outro fumaça verda [source], honestamente eu não compro material pra ficar queimando, então nunca teste. 
Olhando tudo parece a mesma coisa, mas este tem um caimento mais duro. Eu não o uso.




***


Fighting to reach Athena by DocSkavenger.deviantart.com on @DeviantArt

VINYL E PVC

É praticamente a mesma coisa. Tratam-se de materiais usados na laminação de C0UR*S sintéticos ou pleather. Acho que a diferença não importa muito porque é super técnica (química mesmo) olhando não dá pra ver diferença.




    
[Essa é uma das melhores técnicas de armaduras cosplay! Aqui tem video]






VINYL ou Vinil

O que é tecido Vinil ou tecido vinílico? É na verdade um tecido  de malha com uma camada de plástico por cima. É o Pleather feito de uma fina e macia camada do material VYNIL (Nome genérico. O Polyvinyl chloride é um tipo de vinil) leia sobre PVC.

O QUE A H-SAMA ACHA: É um pouco fino demais para alguns trabalhos de roupas, e por ser bem fino, fica ótimo colado forrando alguma coisa (ex. armaduras), mas fica horrivel somente como roupa porque rasga nas costuras (A agulha fura o tecido e a costura serve como uma linha pontilhada aonde a peça rasga)


Geralmente não uso o material. Acho que os mais baratos de PVC e Vynil tem cara de tecido de fantasia erótica, fica enrugado nas costuras também, mas vez ou outra acho que fica bom. EX. Forrando armaduras de EVA com os de tons metalizados. Alguns são super espelhados Lindos mesmo!



NÃO FUNCIONA: não recomendo Lona vinílica por causa das marcas  de reforço que elas tem. Elas são de fazer toldos. 

NÃO FUNCIONA: Forrar roupa justa com Vinyl fino. Fiz um Corset de Vinyl e achei que ficou muito enrrugadinho por causa da pressão.

Fica bonito no corpo? Fica. Faria de novo? Não. Só em fantasias e colando-o
Só esticar e costurar não funciona. Para corsets eu prefiro algo mais grosso e  liso.



***


FUNCIONA: Abaixo imagens de um dos Tutoriais by Joy Sutton [source] Mostra como é feita a forração da espuma de EVA pelo vynil ou PVC. Fica muito bom! MAs é colando.








FUNCIONA: Eu fiz alguns cosplays com este produto - mas só os que não são muito apertados. Confeço que ainda tenho rolos em casa pois comprei sem conhecer. Gosto da aparência fina e brilhosa mas ainda não vi um que seja resistente pra vender no Brasil. 


No geral o Vinil é fino e em roupas fica errugado. Amassa/marca também.


Vinil http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613012309-fantasia-festas-carnaval-bat-girl-vinil-brinde-short--_JMvinil http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613012309-fantasia-festas-carnaval-bat-girl-vinil-brinde-short--_JM



Acho que as fotos de produtos "colados no corpo e Esticadinhos" que dizem usar o produto são falsas, photoshopadas, e vindas da China mesmo...  ou deve existir um tipo mais grosso a venda no BR que eu não conheço. Eu sempre penso em algo neste nível de enganação quando vejo alguns anúncios de fantasias de halloween em vinyl e pvc esticadinhas:




Exemplo de uso que funciona: Meu cosplay de Viletta Nu de Code Geass. Apesar de na foto estar parecendo justo, não estava tanto. É porque eu estava sentada. Para não arrebentar não pode haver tensão nas costuras, por isso eu só usei nas costas.



[Usei Pleather na bota, Vynil nas costas e Corino nos detalhes dourados]




***






PVC
Descrição: O que é tecido PVC? É na verdade um tecido com uma camada de plástico por cima. É o Pleather feito de uma fina e macia camada do material PVC (Polyvinyl chloride, o mesmo de canos - é um tipo de vinyl) leia acima.

Geralmente vem liso, sem muita textura ou sem textura nenhuma e, geralmente envernizado com alto brilho ou completamente fosco (não tem meio termo). 
Parece bem falso e plástico.


O QUE A H-SAMA ACHA: Mesma coisa do anterior. É um pouco fino demais para alguns trabalhos, e por ser bem fino, fica ótimo colado forrando alguma coisa (ex. armaduras, sapatos), mas fica horrivel somente como roupa porque rasga nas costuras (A agulha fura o tecido e a costura serve como uma linha pontilhada aonde a peça rasga).


Geralmente não uso o material. Acho que os mais baratos de PVC e Vynil tem cara de tecido de fantasia erótica, fica enrugado também, mas vez ou outra acho que fica bom. EX. Forrando armaduras de EVA com os de tons metalizados.

PVC http://i.ebayimg.com/00/s/OTk5WDk5OQ==/$T2eC16F,!y8E9s2fjE+QBQ9ndG),+g~~60_35.JPG



NOTA IMPORTANTE H-SAMA: Tem alguns produtos também em PVC de espessura mais grossa (mas que são feitos do mesmíssimo material), porém tem a base mais grossa e resistente. Geralmente eles levam outros nomes fantasia no BR como CORANO e COURINO, por exemplo. Em inglês é tudo a mesma coisa, mas eles vão te dar a espessura do tecido.



Existe "couro" COM "Lycra"? Couro não. O que tem é o laminado sintético com elastano. Nos Estados Unidos você compra com o nome de PVC mesmo, ou como Pleather ou às vezes como Stretch Leather que é geralmente de uma qualidade muito boa, e um produto bem resistente. Vem na etiqueta a descrição do produto ou tem no site do fabricante. Geralmente eu vejo fabricantes dizerem que o Stretch leather é de PU, mas vários cosplayers dizem ter usado os de PVC.

Alguns esticam só em duas direções, outros esticam nas quatro direções (4 way strech leather), alguns materiais, como eu falei esticam até 35%.




[source]

No Brasil você acha como Cou** Sintehtico (**não posso escrever), ou pleather. Nunca vi o do tipo envernizado para vender (Glossy), mas já vi metalizados. 

O você-sabe-o-quê sintético fica ótimo, por exemplo, num plugsuit da Asuka ou da Rei de EvangelionAqui no site Nyunnyu Cosplay você vê a construção do plugsuit em stretch leather e malha. 

Outro cosplay bem legal com o mesmo material é o de Mulher-gato do filme antigo do Batman.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA





***



Queens Blade Melona by AngryDogStudios.deviantart.com on @DeviantArtBlue Rose, Tiger and Bunny by clodia-romero.deviantart.com on @DeviantArt


Existe "COURO" / VINYL / PVC TRANSPARENTE?


SIM! Outra coisa legal do Vinyl ou PVC é que eles vem também transparentes!

Bom, eu já disse para vocês que eles são uma lâmina de plástico sobre uma base, né?

Agora imagine eles sem a base, só o plastico mesmo. Então. É isso! Aquele material de capas de chuva ou toalhas de mesa de plástico!

Ideal para cosplays translúcidos ou cosplays com certa transparênica como o de Melona de Queen's Blade ou a Blue Rose de Tiger and Bunny .




O mesmo material serve também para fazer a 3d maneuver de Attack on Titan!


Three-Dimensional Maneuver Gear da Reika




***



[Cosplay Lethe Fire Emblem - Como fazer aqui]




***




CORINO

Descrição: o Corino ou C0urino é um tipo barato de Pleather. Ele é um laminado de pvc e tem base de malha sintética (poliéster). O Courano é uma marca de corino, assim como band-aid é um tipo de curativo. [source]
É material mais grosso que o Vinil e o PVC porém mais fino que o curvim.


A base dele é um aglomerado de fibras parecido com o feltro. 


O QUE A H-SAMA ACHA: Morro de alergia porque é 100% sintético. Não posso pensar em ter uma coisa assim tocando diretamente a minha pele. Eu SEMPRE forro quando vou usar em roupas.

Tanto a napa quando o courino aceitam cola-quente muito bem, não que eu esteja falando pra você usar, já que eu os odeio, mas se quiser, funciona. Se você quiser colar corino no corino use cola de contato.

Tem cores bem limitadas, mas costura fácil (material). tem os mesmos pontos positivos e negativos do Pleather.





***




NAPA
Descrição: a Napa é um tipo de Pleather. Ele é um laminado de pvc e tem base de malha sintética (poliéster) e de algodão (mistura algodão e poliéster).

 É a mesma coisa do courino porém com algodão. Olhando não dá pra ver diferença. É um material mais grosso que o Vinil e o PVC porém mais fino que o curvim. Não tem muitas cores. Aqui tem uns exemplos. 

Assim como o courino é um dos meus favoritos para detalhes. É um tipo de pleather que tem o interior flanelado em branco (pra mim é tipo feltro). É bem barato mesmo.
Tenho vários pedaços lá em casa.

Tanto a napa quando o courino aceitam cola-quente muito bem, não que eu esteja falando pra você usar, já que eu odeio cola-quente, mas se quiser, funciona. Se você quiser colar napa na napa use cola de contato.

Tem cores bem limitadas, mas costura fácil (material). tem os mesmos pontos positivos e negativos do Pleather.





Parecem lisos mas esses waist cingers têm uma leve textura. O da Esquerda é o da Saber e o da Direita o da CC de Code Geass. Abaixo uma foto com o detalhe da textura.


http://www.criarerevestimentos.com.br/wp-content/uploads/2011/02/0111.jpg



***



COSTURANDO VINYL / PVC LISO


DICA H-SAMA: Como você pôde ver o pvc / vinyl vem em vários tipos de gramatura e bases diferentes. NÃO IMPORTANDO O NOME ele pode ser bem realistas ou bem baratos como este. 
Geralmente são fáceis de costurar, quando do avesso, mas ás vezes, no lado direito eles são escorregadios e grossos e a máquina não "anda", batendo a agulha no mesmo lugar.
Para evitar, coloque uma folha de papel sobre a peça para costurá-la.

Lembrando que :"É preciso ter cuidado ao costurar com o couro e treinar bastante, porque uma vez desfeita a costura, os furos ficarão ali." [source]




***




Descrição: Também já vi com o nome de em C0URVIM, CORVIM ou CURVIM-  este é um tipo de material sintético laminado e grosso usado pra forrar móveis que imita a textura do couro.
Tem avesso flanelado; É feito em PVC também.

A base dele é uma tela grossa. O avesso e a lateral deste material é terrível de feia! 



O QUE A H-SAMA ACHA: Eu não gosto que esse avesso toque a minha pele. Geralmente eu forro. Porque MORRO de alergia! Tem gente que não sente nada.

Eu forro com tecido de algodão de maneira que a peça não toca a minha pele. Mas no geral não uso para roupas. Mas tem roupas que fica muito bom!

Uso mais para botas, cintos e bolsas ou em detalhes grossos ou peças de roupa que precisam ter aparência grossa. Fica meio "fofo" se costurado como detalhe. É mais pesado também.


Ele é um material com espessura bem grossa e não serve para trabalhos delicados.

[Ilustração belíssima de Mikael Quites. Visite o site dele, tem bem mais!]



ARMADURAS: Eu nunca vi uma armadura forrada com isso porque ele é super grosso e não serve para forração. MAS se você for fazer uma armadura do tipo de armadura de couro ou a média (veja foto) Acho que ficaria bom! Ou seja, funciona se a base for o courivm. Abaixo um exemplo que eu achei no Tumblr.


 
 




Como base funiona bem. Eu já testei. Aqui eu usei como base para a minha armadura. Depois pintei por cima, na postagem eu falo sobre isso. Nem parece, né?

Ou seja, mesmo a textura sendo de couro você pode usar para imitar metal.


como fazer armadura facil



LADO BOM do CORVIM:

- Tem cores exóticas lindas;

-Tem diferentes texturas;

- Mais leve que o couro;

- Mais barato que o couro;

- Existe um tipo que imita o efeito de couro envernizado também; (envernizado = que passou verniz);

- Aceita tingimento e pintura facilmente (até com tinta esmalte e tinta spray, mas com a fricção o spray vai saindo descascando aos poucos. Acredito que no envernizado saia mais fácil caso você queira retirar com acetona )

- Aceita cola de contato muito bem no modelo envernizado - e essa cola pode ser removida com acetona, caso precise de um detalhe em uma bota para um dia e depois tirar.

- É bem barato; Os preços começam a partir de 3 -5 reais o metro em umas lojas que eu vi.
Como são materiais de estofamento as peças costumam ser largas, então dá para aproveitar bem;

- não tem fio. Pode ser cortado de qualquer jeito.




What is the best paint for cosplay costumes. Paint meant for silk flowers.





LADO RUIM do CORVIM:

- "Por não se tratar de um produto natural, o material sintético É INCAPAZ DE REPRODUZIR ARTIFICIALMENTE as propriedades do couro que garantem conforto e desempenho únicos." trecho retirado do site lei do couro.  Lá você pode ver mais diferenças entre o couro e os materiais sintéticos.

- Não tem a aparência do couro, mesmo sem ser brilhante ou envernizado o laminado sintético tem um "brilho" falso; Embora alguns sejam bastante realistas;

- Não serve para trabalhos delicados por ser grosso e meio duro / grosseiro;

- Ele cheira a plástico;

- Ele é poluente;**

- Ele é inflamável; ( e derrete)

- Quente! Nossa como é quente! Eu não 

- Não é tão durável. Acho que dou 1 ano ou 2;

- Perde a cor / desbota no caso dos metálicos;

- Descasca com o tempo ou fricção;

- Mesmo problema do couro: Não é todo mundo que sabe costurar couro. O couro é um material delicado na hora de costurar: como ele não tem trama, se alguma coisa fizer um furo nele (ex. a agulha na hora de costurar) não vai fechar o furo como num tecido comum. Ou seja, se furar, furou.

Isso quer dizer que NÃO PODE ERRAR A COSTURA PORQUE MARCA.




***

Exemplo de peça laminada descascando / descamando.

bonded leather http://www.leathercleaningrestorationforum.com/forum/attachment.php?attachmentid=2442&stc=1&d=1390065840


***





Algumas peças que já fizemos em curvim:


[Algumas Bolsas de ladino - também ideal para LARP - Como fazer aqui]






***



Qual a diferença entre napa, corvim e courino? 
Olhando é tudo a mesma coisa. Pra mim o que muda mesmo é a espessura, mas há diferença nas bases, como foi descrito acima.


** Lembrando que nenhum dos derivados de petróleo como os laminados não são sustentáveis, não são biodegradáveis, e estão associados com a poluição. O Curvim pode levar até 500 anos para se decompor completamente.



***


Exemplo aonde o produto sintético seria ideal: Lighting de Final Fantasy


Original e cosplay feito pelo talentosa Cyber Light da França [source]




***


ESTE POST FOI ENORME E FOI FEITO A PARTIR DE UMA COLCHA DE RETALHOS.
Simplesmente não parece ter um artigo com a informação completa em português.

++++

SE VOCÊ TEM ALGUMA INFORMAÇÃO, CORREÇÃO,  DICA OU DÚVIDA, POR FAVOR, DEIXE UM COMENTÁRIO!
++++

Se você está fazendo um cosplay com algum desses materiais, por favor mande fotos!


***

11 comments:

  1. Olha, apesar de chamarem sua atenção para o uso do etmo couro em algumas orientações, gostei muito de tudo que descreveu e me serbiu para avaliar a dompra de kits prontos ou eu mesmo fabricar o que quero e das mais variadas formas e técnicas possíveis.
    Muito esclarecedor e com um grande objetivo: dar possibilidades a quem quer montar algum cosplay.
    Agradeço e desejo sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo apoio! E obrigada pelo comentário!!! <3
      Fico feliz de ter ajudado.

      Delete
  2. Replies
    1. Obrigada por ter deixado um comentário! Ajuda muito e anima a gente a beça!<3

      Delete
  3. Olá!
    Estou pensando em fazer um colete igual ao do Daryl(Walking Dead). Lendo seu artigo, acho que o tecido Napa seria o mais legal...
    Onde eu encontro ele para vender(SP/SP)? É muito caro?
    Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nenhum desses costuma. Acredito que na 25 você possa comprar.
      Acho, não sei, que no brás também tenha. Mas procure na internet lojas de decoração ou estofamento de móveis como sofá. Lá costuma ter e com várias opções de texturas de couro diferentes.
      Ficam bem realistas mesmo.

      Delete
  4. Obrigado pela resposta!
    Seguindo sua dica, e olhando rápido na internet, não parece ser algo caro mesmo...
    Vou procurar com calma.
    E procurar uma costureira! Pq não manjo disso... Hahahaha
    Se ficar bom eu te aviso!
    Valeu mesmo!

    ReplyDelete
  5. fui fazer a saia da vocaloid neru, mas n encontrei um tecido bom e comprei um que, me disseram, ser napa mas ele e fino foi carissimo e n parece com oq vc mostrou.. fcou uma merda as pregas sumiram e n aproveitei em nada. oq eu faço?
    vlw pelo post me tirou mts duvidas >u<

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi pessoa bonita, o tecido que vc comprou por acaso é parecido com esse?
      http://ecx.images-amazon.com/images/I/31T-1AjS8XL.jpg

      É fino, com um lado é lustroso mas ATRÁS é fino, branco e tem um jeito de prensado meio quadrado?
      http://www.polymarine.com/wp-content/uploads/2010/06/hypalon-fabric-back.jpg

      Se sim ele é vinil ou pvc.
      Ele é pessimo pra costurar porque é fino e fica com furos quando vc desfaz a costura.
      Comprei caro em SP os meus tbm.

      Se a saia está pronta ela só vai pegar prega se vc aquecer. Tenho um video no meu youtube mostrando como fazer isso com o ferro.

      POREM se você esquentar muito o tecido derrete.
      Ou seja é um processo delicado mas possível. Sugiro você testar num pedacinho do tecido fora da saia, claro, pra ver quanto tempo ele resiste, te falo que vai ser no mínimo do ferro e vc tem que por um pano por cima pra proteger do ferro.

      Novamente, depois que marcar, vai ficar marcado pra sempre, por isso, atenção na hora que for passar a ferro porque é uma chance <3 .

      Mas acho o tecido muito fino mesmo, vc pode colar num outro tecido ou usar um outro mais grossinho tipo esse, vc acha com nomes variados pode ser couro sintético, couro vegano, etc: http://media.tumblr.com/01ca6e4033ec8573555b3516db65ca87/tumblr_inline_mrlestx1vm1qz4rgp.jpg




      Delete
  6. matéria maravilhosa.. sofro muito pra caçar esses materiais e também pra costurar, mas essa matéria sua é a melhor que encontrei na internet. parabéns.

    ReplyDelete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.