Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Monday, May 18, 2015

Game of Thrones - O estupro de Sansa foi desnecessário?




Oie, H-Sama aqui! 


Hoje eu vou falar de uma coisa séria: O estupro da Sansa. Este é um post recheado de spoilers mas eu gostaria que você lesse porque isso é uma coisa a se debater!



Eu editei o texto. Editei porque eu tinha comentado um post em especial aqui e a ideia do meu texto não é um ataque pessoal a nenhum blog! Jamais faria isso! Ok?



A ideia de mostrar o post dela era exemplificar, mas como eu só usei um exemplo pareceu que a "peguei pra cristo". Não foi. Foi pelo simples fatos dos outros blogs estarem em inglês, Mas agora, dois dias depois do episódio ter ido ao ar, já temos várias outras fontes e por isso o post foi editado.


É só uma opinião diferente. A minha. 

E antes que você pense qualquer clichê do tipo: "ai, quanto mimimi" ou "não gostou não veja" Dê uma lida pra saber do que se trata! Será que você pensa diferente de mim?








Geralmente eu não faço reviews de filmes nem séries mas aqui eu gostaria de escrever devido a repercussão que teve. Repercursão pelos motivos certos?

"Nós assistimos Game of Thrones. Nós não estamos contentes" disse-me uma amiga americana pelo Facebook.



Infelizmente o estupro aparece em várias séries e games de maneira fútil e desnecessária. Em várias séries há também o estupro de personagens para que fique como ponto  um de virada na personalidade da personagem - o que é de fato desnecessário.

Outras vezes, pior ainda o estupro aparece de maneira glamurificada ( oi, 50 tons de cinza?) o que é muito mais que desnecessário!




Mas o estupro é sempre desnecessário?
Ou melhor, quando o estupro é necessário?





Tem vários textos bombando na internet criticando o estupro da Sansa, e logicamente muitas mulheres apoiam os textos. 

Basicamente dizem que os roteiristas parecem que só vão fazer a personagem evoluir a partir de agora já que foi estuprada, afinal "a gente sabe que a mulher não sofreu o suficiente até ter sido estuprada" #Sarcasmo. (Adorei o sarcasmo. MESMO)

Realmente é isso que parece que acontece na maioria das séries, mas acho que aqui, especificamente neste caso não foi o caso!

Não estou dizendo que Game of Thrones não é uma série machista. Pois o é.  Mas se embasa no fato de que está retratando a sociedade medieval, que é sim bem machista.


Não gosto disso. Obviamente quer mais mulheres sendo fodas na série, obviamente amo a Brianne e obviamente, me dói que a única personagem guerreira é considerada aberração machona, obviamente amo as Sand e gostaria que fossem tratadas menos como "meninas mimadas" que sabem artes marciais, mas enfim, o post não é sobre isso.


Tem gente que diz que o estupro da Sansa foi pareciso com o da Daenerys.

Discordo.

O da Daenerys foi completamente descabido e não faz sentido na trama. A Daenerys é estuprada e depois quer aprender a agradar o marido? Porque? Eu gastaria todas as minhas forças tentando envenená-lo!
E depois ela se apaixona por ele?? Porque?? Como??? Que lógica tem isso? - Aí me explicaram que no livro não é assim. 


O da Cersi também foi descabido! A mulher perde o filho e o homem que ela ama a estupra ao lado do cadáver da criança? Que sentido tem isso pra trama?!

No caso da Sansa é inteiramente diferente, já que condensaram a história da personagem Jeyne com a de Sansa. Jeyne é a verdadeira esposa de Ramsay e que sofre barbaridades na mão dele, ainda que Sansa não tenha este destino nos livros

Além disso, parece-me uma coisa esperada de um homem que tem uma pessoa esfolada como insígnia e vive de maneira sádica como Ramsay vive. Afinal, de que outra maneira ele receberia essa esposa de que não ama? Achavam mesmo que ele não a fosse torturar? Achavam que o casamento não aconteceria? Achavam que as núpcias não aconteceriam?



Por isso discordo em parte das opiniões destes textos que dizem que o estupro de Sansa foi desnecessário. O estupro na sociedade é uma coisa desnecessária!
O estupro glamourizado na mídia é uma coisa desnecessária!






E aí eu volto com a pergunta, quando é que o estupro é necessário?


O que me leva à outras: não se pode mais mostrar estupro na TV?
Nunca? Porque? Ele não acontece?





Acontece. E nunca é necessário.


De novo: não estou falando de que deve haver estupros a torto e e a direito banalizando uma violência tão terrível. Violência inclusive de que sofri mais de uma tentativa entre outros abusos. E que não foram necessárias na minha vida para o meu amadurecimento, porém existiram.




Os autores dos textos têm um questionamento até bem legal: Precisa sempre uma mulher passar por um estupro pra finalmente dar a volta por cima? Claro que não!

Lógico que eu NÃO acho que precisava a Sansa ser estuprada no show, afinal, ela já tinha assistido ao seu pai sendo decapitado e já havia sofrido uma tentativa de estupro, além de vários outros abusos!





Porém o estupro nunca tem lugar para ser encaixado, ou tem?
Aonde ele é necessário? Que personagem alí precisa de um estupro?
Eu acho que nenhum!





Criticando os textos ainda... algumas pessoas falaram que esperavam que a Sansa fosse "Jogar o Jogo do Trono" e manipular o Ramsay. E é exatamente isso o que ela está tentando fazer deixando-se ser estuprada já que o sexo ali era INEVITÁVEL.

Inevitável porque é com a núpcia que se consuma os casamentos em Game of Thrones. 
E ter o ato assistido por todos é um costume (terrível e bárbaro) do Mundo de George R. R. Martin






Me surpreendeu, inclusive,  que Ramsey não convidou a todos para assistir!

Logo, estava óbvio que ele faria algo de bem agressivo e monstruoso que não gostaria que outros vissem. Coisa típica da personalidade do vilão.







Alguns textos ainda ME deram a entender que Sansa deveria fingir gostar do sexo com Ramsay (ou seja, jogar o Jogo dos Tronos) e que isso não seria estupro, o que também é. Dizer sim ou deixar-se não é consentimento. Fazer sexo com o seu marido para não apanhar ou não morrer no caso dela, não deixa de ser estupro.

Falo que me deram a enteder isso porque os autores dos textos dizem que a série foi longe demais, mas o quê, honestamente, era esperado que ela fizesse? Não casasse? Pegasse uma faca? Dito algo incrivelmente esperto como as falas de Peter Dinklage?





Enfim... fui acusada de machista por causa deste meu pensamento. Dizem que eu estou dizendo que "o jogo seria o sexo", mas não estou dizendo isso! Lógico que não! 

Quero uma Sansa como a Lady Olenna Tyrell, Quero uma Sansa, first Queen of The North. Sempre esperei mais dela!

Estou dizendo apenas que a menina Sansa fez o que ela julgou ser melhor no momento para depois conseguir o que ela quer: reconquistar Winterfell.  Se a vida lhe dar limões, faça uma limonada.


E de novo: como ela deveria reagir senão deixar-se ser estuprada? Existia alguma outra ação? Eu não vejo. Eu sou como a menina Sansa ali.





 "[...]deram a entender que:  Sansa fingir gostar do sexo com Ramsay (ou seja, jogar o Jogo dos Tronos) não seria estupro, o que é. Dizer sim ou deixar-se não é consentimento."






Sansa já estava mostrando amadurecimento bem antes do estupro.


Enfim, dela ter pintado o cabelo para agradar o Little Finger já foi sinal de mudança que ela vem tendo durante a série. Aliás, várias e várias vezes ela vem mostrando isso: seja nos beijos, seja na recusa à ajuda de Brianne ou seja no fora que deu à filha do guarda-caça;

Concordo que é machismo pensar que ela só agora ela vai mudar por causa do estupro, o que não é o caso, o estupro foi MAIS uma agressão que ela, impotente agora, não pôde resistir. 
Algo horrivel e tão corriqueiro na vida de tantas mulheres casadas. 






"Acho machismo pensar que ela só vai mudar por causa do estupro, não é o caso, o estupro foi MAIS uma agressão que ela, impotente agora, não pode resistir.

Algo horrivel e tão corriqueiro na vida de tantas mulheres casadas."




E eu gostaria que isso fosse a agenda debatida nos sites. Porque isso é o que importa. Isso é o que faz a diferença.

E o show, com sua incrível visibilidade deu um exemplo maravilhoso para abrir ao debate já que ela não reagiu nem disse que não.

Não dizer "não" deixa de ser estupro? 
E se ela disser "sim" deixa de ser estupro?


Muita gente acha que mulher casada não é estuprada pelo marido. Que é o direito dele.
Muita gente acha que se a mulher não reagir é porque ela quer.
Muita gente acha que se a mulher "deixa"  não é estupro, quando na verdade, ela "deixa" pra conseguir uma coisa que ela precisa, ou pra não apanhar ou simplesmente é muito nova pra reagir (esta última não se aplica à Sansa)!



Enfim, acho que são pautas MUITO mais importantes do que dizer que o estupro foi desnecessário pro crescimento da personagem. O estupro não é necessário pro crescimento de nenhum ser humano!


>>> Não estou criticando aqui dizendo que não deveriam ter escrito os textos dizendo que o estupro não foi necessário para o crescimento do personagem, estou criticando o fato GERAL de NENHUM texto ter tocado no fato de que esta era a única escolha dela  diante de um momento tão terrível, e que MESMO não tendo dito não, mesmo não tendo lutado contra FOI SIM UM ESTUPRO. É apenas a minha opinião pessoal, EU GOSTARIA DE ESTAR LENDO SOBRE ESTE DEBATE  <<<

Digo isso porque inúmeros julgamentos de casos de estupro pelo mundo há sempre o argumento de que "ela não disse que não" então, consentiu. Aqui tem um caso nos Estados Unidos,  que ilustra isso. E ele foi absolvido.




Fazendo uma busca simples sobre "estupro" e "ela" olha os resultados que recebi como opções de buscas mais procuradas.

"Estupro, ela estava pedido por isso"
"Estupro ela pediu por isso"
"Estupro ela mereceu"
"Estupro ela queria"
"Estupro ela escreveu"
"Estupro ela gosta disso"
"Estupro ela estava provocando'

Não tem alguma coisa errada com isso aí? Meu Deus!




Eu não estou "passando a mão na cabeça de GOT", não só quero ver o povo usando o viral do Game of Thrones pra espalhar a mensagem:

“Em violência sexual, quem cala não consente. O consentimento tem de ser explícito; se não existir, é estupro. Muitas vezes, as mulheres se calam por medo, ela está atemorizada, teme que aconteça uma violência ainda maior. Ou porque aquilo está sendo cometido por uma pessoa que ela confia muito, que é da família dela, que às vezes é o marido dela, é o namorado”, by Patrícia Diniz do Marcha das Vadias,







SOBRE O EPISÓDIO DA SÉRIE: Continuo achando que equivoca-se quem diz que a personagem só vai crescer por conta disto, parece que não tem visto a série:
Ramsey é um homem tão sádico e doentio, como não esperar que ele se forçasse? Tão de brincadeira achando que ela ia atuar fingindo gostar na primeira vez dela?
Estão de brincadeira que vocês não viram que ela só deixou PARA ganhar a confiança dele (jogando muito bem os jogos dos tronos)?


EDITADO: Achei aqui esclarecimentos do roteirista Brian Cogman sobre o episódio:

 “This isn’t a timid little girl walking into a wedding night with Joffrey. This is a hardened woman making a choice and she sees this as the way to get back her homeland. Sansa has a wedding night in the sense she never thought she would with one of the monsters of the show. It’s pretty intense and awful and the character will have to deal with it.”


Numa tradução livre ele disse: Esta não é uma garotinha timida indo pra sua noite de núpcias com Joffrey. Esta é uma mulher amadurecida fazendo uma escolha e ela vê isso como o caminho pra ganhar de volta a sua casa. Sansa teve uma lua de mel de um jeito que ela nunca pensou, com um dos monstros do show. É muito intenso e horrível e a personagem vai lidar com isso.





Então respondendo à pergunta inicial: o estupro é necessário? Nunca é. 

Mas existe, e não vejo como num filme isso possa ser inserido sem levantar esses questionamentos de machismo. É normal, mas mais importante é: que conclusão fazemos disso.



Achei que a série tratou o tema estupro de maneira satisfatória? NÃO.
Porém, gostaria que esse terrível episódio provocasse o fomento do debate sadio.





O QUE ACHARAM?




source: vários textos na internet como este, e vários outros...




AJUDE A DIVULGAR: 
SALVE ESSA IMAGEM E NOSSO LINK NO SEU BLOG, 
PINTEREST, TUMBLR OU FACEBOOK


Game of Thrones





 ----------------------------------------- 
H-Sama blog: http://www.h-sama.com/ 
Facebook: https://www.facebook.com/bloghsama
Instagram: https://instagram.com/hsama/
Youtube: https://www.youtube.com/user/HSAMABLOG

1 comment:

  1. Parabéns! Muito bom seu texto, ele exprime perfeitamente meu pensamento e da maioria daqueles próximos a mim, não é hipócrita e assume bem a realidade de GOT.

    Te convido a ler um texto de natureza semelhante que foi postado no meu site: http://estacaogeek.com/2015/05/21/game-of-thrones-paralelo-entre-sansa-stark-e-jeyne-poole/

    ReplyDelete

H-SAMA.com: STYLE and HOBBIES!
O blog se alimenta de comentários, se você não comenta, o blog fica com fome e pode até morrer! Não deixe o H-Sama blog morrer! COMENTE!

TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho.
Dentro de alguns minutos seu comentário estará no ar (volte pra ver!)

+++

All comments are read and will be on air. Come back to see it.
The blog is fed with comments. If you don't feed it, it can die. Don't let this blog die. Comment.