Coisas da Coréia: 팥빙수(Patbingsu)

O Patbingsu é uma das sobremesas mais populares e tradicionais na Coréia quando chega o verão. Mas infelizmente (que nada, quero ver neve logo!) o verão tá acabando acabou e junto com ele se vai um dos maiores prazeres da Coreia: saborear patbingsu pra se refrescar no calor. Pra você entender, eu diria que o Patbingsu está para a Coréia assim como o açaí está para o Brasil.
Os leitores brasileiros irão ficar com cara de nojinho quando souberem do que é feito:


Raspadinha, calda de leite condensado, feijão vermelho doce e tteok (bolinho de arroz).

E aí, encara?


Confesso que na primeira vez que comi eu não achei a sétima maravilha culinária, talvez porque tinha sorvete de chá-verde no meio (que eu não curto), ou porque não fui com a cabeça muito aberta. Depois que encontrei um lugar que vende um Patbingsu P-E-R-F-E-I-T-O perto do meu dormitório (esse da foto), eu acabei caindo de amores por essa sobremesa.


Além do patbingsu tradicional (raspadinha com calda, feijão e tteok), existem variações que acrescentam frutas picadas, farinha de amendoim, sorvete, chocolate e o que mais a imaginação permitir.
O feijão utilizado, red bean ou azuki (esse aqui: http://www.onlyfoods.net/adzuki-bean.html), não é o mesmo feijão-vermelho que consumimos no Brasil. Os grãos são mais redondinhos, mas o gosto é parecido.
No Okrumong, meu lugar favorito (foto), 1 porção de patbingsu tradicional custa ₩8,000 (cerca de 8 dólares)

•••

Que tal fazer e experimentar em casa? Perguntei a uma amiga coreana como fazer e é bem fácil!
  • Ingredientes: Gelo ralado (é só bater o gelo no liquidificador), mistura com a proporção de 2 colheres de leite condensado para cada xícara de leite, feijão azuki cozido e temperado com açúcar, baunilha e uma pitada de sal (ou o enlatado pronto pra patbingsu, se existir onde você mora). O tteok, mais difícil de achar fora da Ásia, dá pra trocar por frutas ou marshmallow.
  • Montagem: Em um potinho fundo pra sobremesa, coloque o gelo ralado em forma de montanha. Regue com a mistura de leite e leite condensado. Por cima, cubra com o feijão, frutas ou o que mais você quiser.
Dicas:

1- Prepare tudo antes de bater o gelo no liquidificador, ou então você terá sopa ao invés de raspadinha.
2- O feijão não tem “caldo”. A consistência é mais uma pasta com os grãos no meio.
3- É uma sobremesa de verão, então, tudo tem que estar bem gelado!

•••
Só pra lembrar: eu não tenho cozinha equipada aqui, então não pude fazer eu mesma. Mas assim que voltar pro Brasil eu vou preparar e obrigar todo mundo a provar! Se você fizer, conta como ficou o resultado depois!

Comments

  1. OI, vc não viu o meu comentário no outro post :(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ei, eu vi sim. Mas acontece que se vc reparar bem, esse blog tem mais de uma autora. No finalzinho da postagem tem o nome de quem publicou. Como você comentou num post da H-sama, preferi deixar pra ela responder, até porque eu sou só colaboradora. Sugiro você entrar em contato por email (hsamablog@gmail.com) pra tratar sobre o assunto. ;) Boa sorte com o blog!

      Delete

Post a Comment

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.