google65a736c7ded8b18d.html HSAMAblog: COMO FAZER? Chapéu para cosplay ou fantasias

Como Fazer Sutiã de Sereia - Tutorial Top Mermaid - #Mermaid #RaveBra

Hi Guys, Let's Make a Mermaid Top or Rave bra? Oie, H-Sama aqui! Vamos aprender como Fazer um top de Sereia?

Saturday, October 19, 2013

COMO FAZER? Chapéu para cosplay ou fantasias


Oi H-sama
Como vc faria o chapeu? Eu nao to conseguindo em lugar nenhum :(


Leia mais em H-SAMA BLOG: http://www.h-sama.com/2011/08/como-fazer-cosplay-v-de-vinganca.html#ixzz2iCtaOtsX


Oi, BRuno! As vezes não dá pra achar mesmo um chapéu pronto que pareça com o cosplay!
Aqui eu ensino um jeito fácil de fazer.

Eu faria em cartolina e tecido - o mesmo usado na roupa. Sou chata e gosto de tudo da mesma cor.
Usaria Oxford ou two way por serem mais fácies. também usaria tecidos de algodão por serem extremamente fáceis de colar. O da Carmen Sandiego eu useo Two way (Sou eu na foto sim)


VOCÊ VAI PRECISAR:
PAPEL PARA MOLDE
PAPEL DURO tipo PAPEL CARTÃO, CARTOLINA ou PAPELÃO
TECIDO PARA ENCAPAR O CHAPÉU
COLA DE CONTATO,
TESOURA,
ALFINETES E PRENDEDOR DE ROUPA.


CORTANDO O MOLDE

1. Faça o molde em papel jornal ou papel de molde antes e monte na cabeça pra testar, pronto molde, use-o como molde para cortar a cartolina e o tecido que vão montar o chapéu. (1 e 2 no esquema abaixo)

2. Toda a cartolina deve ser cortada extamente do tamanho do molde em papel. Risque antes com um lápis para ter certeza. 

3. O topo e o corpo do chapéu podem ser cortados uma vez no tecido 1cm maior do que o molde em papel. Este um centímetro maior serve de acabamento. Fica muito melhor a aparência do chapéu. Não deixe fazer.

4.O corpo do chapéu deve ser cortado 1 vez, também um cm maior do que a cartolina.

5. A base redonda do chapéu deve ser cortada 2 x. Pois ela aparece se vista de fora e vista de dentro.(percebeu que não encapamos a parte de dentro do chapéu? Eu sou chata e costumo encapar -até porque posso usá-lo em apresentações ou vender, mas se você não pretende fazer isso, ninguém vê o interior feio se ele ficar só na sua cabeça)

A parte de cima deve ser cortada 1 cm maior do que o papel, a parte de baixo deve ser cortada do tamanho do molde. 



MONTAGEM
1. Primeiro encape a parte de cima, virando este 1cm pra o avesso do molde, Picote o excesso para facilitar  a colagem no avesso. Espere secar. Se precisar prenda com prendedores de  roupa ou coloque um livro em cima para fazer peso. Da mesma maneira encape o corpo do chapéu e a parte de cima da base, virando este um cm pra dentro. Veja o detalhe de como encapar no desenho.


2. A parte de baixo da base deve ser cortada do tamanho normal do molde e serve como acabamento.
É só virar e colar tudo.  

3.Depois de tudo pronto faça o acabamento com uma fita.


DICA H-SAMA SOBRE A COLA: Eu, particularmente, odeio cola quente, por isso uso cola de contato - foi o que eu usei no meu chapéu de Carmen Sandiego e eu achei que ficou muito bom e as pessoas parecem terem gostado também. 

A cola de contato demora mais para secar e pode amarelar tecidos claros. Se colocar muito, ela pode vazar por entre os poros do tecido. O ponto positivo é que você usa muito pouca cola mesmo!  Passe de um lado e do outro que você for colar. Precisa passar dos dois lados! Espere alguns segundos e cole o que você quer. Eu, como sou chata, gosto de colar o tecido todinho no papel cartão, assim o chapéu fica esticadinho! Acho muito feio o chapéu com o tecido enrrugado. Esta cola é usada para colar sapatos, couro, borracha e muitas outras superfícies - se você pretende fazer cosplay é um bom investimento e não tem tanta perda como a cola quente.

A cola quente - que eu odeio - também dá pra ser usada aqui. Vi gente que usou e que ficou bom. O ponto positivo é que ela é instantânea para secar. Eu não gosto porque você precisa ser muito rápida e ela faz muita sujeira: sempre cai pingos aonde eu não quero ou fios. Isso estraga alguns tecidos e como eu gosto de fazer o chapéu na cor da roupa eu uso o mesmo tecido. Comprar outro tecido depois pode vir de cor diferente e eu SOU CHATA. Se você acha que não é desajeitado como eu e consegue usar, vá em frente.
Eu também acho ruim porque se você colar um pouco errado pode ser que estrague se você puxar para descolar e eu acho que com o tempo, a cola quente resseca e descola - obrigando-o a fazer tudo de novo, como dá muito trabalho fazer um chapéu sob medida pra sua cabeça eu prefiro fazer uma vez só e bem!
Também odeio o fato da pistola ficar quente e a cola continuar escorrendo depois que eu desliguei.

Não use cola para tecido! Parece estranho mas é a pior para este projeto! Demora uma eternidade para secar, não acho que funcione em todos os tecidos, é ruim mesmo.


Este tutorial foi feito baseado nas dúvidas do leitor Bruno. Se você tiver dúvidas sobre algo, escreva nos comentários e, tendo um tempinho, a gente responda. Siga-nos aqui ou no facebook para atualizações.

# passo-a-passo de como fazer uma chapéu. # H-Sama Carmen Sandiego #Carmen Isabella Sandiego #Aonde está Carmen Sandiego # cosplay #fantasia feita em casa

source: http://www.cosplay.com/gallery/124991/ , http://www.flickriver.com/photos/tags/carmensandiego/interesting/




Como fazer um chapéu em casa?
como fazer um chapeu
Tutorial chapéu para cosplay - CLIQUE AQUI


3 comments:

  1. Você tem vídeo explicando como se faz? O papel cartolina poderia ser substituído por EVA?

    ReplyDelete
    Replies
    1. video não, é só recortar e colar, bem facil mesmo,
      vc pode trocar sim. Fiz meu chapeu de Carmen Sandiego assim mas quanto maior a aba mais mole fica. Se você quer durinho recomendo papelão.

      Delete

H-SAMA.com: TODOS os comentários serão lidos, respondidos com carinho (pode demorar uns dias então volte pra ver!).
+++
All comments are read and will be up. Come back to see it.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...